Temperatura da água

fkrueger

Cirrus
Registo
15 Out 2018
Mensagens
2
Local
Lisboa
Tenho a minha estação metereológica ligada a vários serviços online e ultimamente a uma página pessoal.

Visto morar perto da praia, pretendia adicionar também a temperatura da água que ficaria visível na minha página para consulta. Futuramente com um sensor alimentado por um painel solar e um módulo de gprs para atualização constante. Por enquanto irei fazer de forma manual.

A minha questão é se se justifica medir a temperatura da água várias vezes por dia, por exemplo uma de manhã e outra a meio do dia ou se basta somente uma vez a uma hora especifica. Isto pelo fato de não saber ao certo se a temperatura altera-se muito durante o dia que se justifique várias medições.
Obrigado.
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Penso que duas vezes seria o ideal. Uma de manhã e outra ao fim da tarde. Conseguias obter as variações de temperatura da água diárias que podem ocorrer nos dias de nortada intensa, ou de variações devido a alterações na direção do vento.
Mas se é feito de forma manual, tens de ver a tua disponibilidade. Na maior parte dos dias, uma vez por dia será o suficiente, tenta é a cada vez, fazer vários registos, e fazer a média para ter um registo diário. Se por exemplo fizeres 4 registos, e houver 1 registo, com grande diferença de temperatura para os outros 3 registos, faz a média só desses 3 registos. Com as correntes, pode haver ainda boa variação na temperatura da água em poucos metros.
Se possível fazer sempre à mesma distância da superfície, pode também haver grandes variações de temperatura entre o fundo e a superfície. :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,942
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que em geral uma medição ao início da manhã (8-10h) e outra ao fim da tarde (16-18h) serve perfeitamente na generalidade das situações, abrangendo a influência da luz solar e\ou do vento.
A primeira após o período noturno, sem sol\insolação a aquecer a água, e a 2ª antes do pôr do sol. Dará uma noção mais realista da temperatura do mar.