Só sei de -1,2ºC em Fevereiro de 1956.Obrigado, Dan.
E do Geofísico, há alguma informação?
Obrigado, Dan.
No site do IPMA está disponível a informação da normal 1981-2010 para Lisboa Geofísico.
Obrigado, Dan.
Tengo la serie completa del Geofísico entre 1855 y 2008 y hay un -1,5 ºC el 15 de febrero de 1860:Só sei de -1,2ºC em Fevereiro de 1956.
Obrigado Pek, muito interessante!
Então divergindo um pouco da questão inicial, para já o valor absoluto confirmado (desde que há registos fiáveis) é o de -1,2ºc da década de 50? Seria também interessante saber se os -2,2ºc e -3,5ºc têm alguma fiabilidade.
Pode ser que haja alguma tendência para o aquecimento (pelo menos nesta região).
Não sei se o mesmo, se verifica nas zonas litorais, mais a Oeste.
Será que o Geofísico representa bem as zonas mais baixas de Lisboa?
É que eu desenvolvi trabalho de campo, com alguma frequência, em Belém, Algés, Oeiras, etc... E também em zonas ligeiramente mais afastadas, como Queluz. E quero tentar encontrar correlações (também em relação a regimes de ventos), .
PS: Depois também vou precisar de analisar os padrões de precipitação, ao longo das últimas décadas, para Lisboa (Tapada da Ajuda mas o Geofísico (como proxy) provavelmente também serve), para a Serra de Sintra e da Arrábida, para Óbidos/Caldas da Rainha e para Vila Nova de Gaia. Mas isso merece uma pesquisa de minha parte primeiro e depois se faltar alguma informação, abrirei outro tópico, com as questões que achar pertinentes.
Más información:
Homogenization of Portuguese long-term temperature data series: Lisbon, Coimbra and Porto
Autoría:
A. L. Morozova1 y M. A. Valente2
1Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra, University of Coimbra, Portugal
2Instituto Dom Luiz, University of Lisbon, Portugal
De este estudio se deriva la serie completa que tenía guardada
Otro interesante en el que hablan de las distintas estaciones lisboetas del siglo XIX:
Weather and climate versus mortality in Lisbon (Portugal) since the 19th century
Uno más:
CLIMA URBANO E EVOLUÇÃO DA TEMPERATURA ESTIVAL EM LISBOA NO SÉCULO XX. TENDÊNCIA, NÚMERO DE NOITES QUENTES E AMPLITUDE TÉRMICA DIÁRIA
Otro para toda Iberia en que aparece Lisboa:
Trends in seasonal indices of daily temperature extremes in the Iberian Peninsula, 1929–2005
Más
Evolution of extreme temperatures over Portugal: recent changes and future scenarios
Espero que alguno pueda servirte de ayuda![]()