Temperaturas acima de 40ºC - 2012

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Sim, a Amareleja desiludiu um pouco.

Pois, mas talvez Alte (Agrometeo, Algarve) pode dar uma surpresa. A media das maximas ate 5/8/12 ali esta 35,5 C. E esta sempre entre as cidades/pontos mais quentes do Portugal. 42,8 no Alcoutim significa que la, num sitio encaixada e baixo, as 44-45 C estiveram possivel ontem penso eu.

Em geral, o aire mais quente (850 hPa) ficou mais ao leste, de Cordoba ate Valencia/Murcia.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pois, mas talvez Alte (Agrometeo, Algarve) pode dar uma surpresa. A media das maximas ate 5/8/12 ali esta 35,5 C. E esta sempre entre as cidades/pontos mais quentes do Portugal. 42,8 no Alcoutim significa que la, num sitio encaixada e baixo, as 44-45 C estiveram possivel ontem penso eu.

Em geral, o aire mais quente (850 hPa) ficou mais ao leste, de Cordoba ate Valencia/Murcia.

Martimlongo e não Alcoutim. Alcoutim fica junto ao rio mas a estação está a 30Km desse local exposta ao calor da fornalha alentejana.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Martimlongo e não Alcoutim. Alcoutim fica junto ao rio mas a estação está a 30Km desse local exposta ao calor da fornalha alentejana.

Eu sei, mas Alte estaquase sempre mais quente. Martim Longo fica a quase 300 m altitude....Alte a 175 m.
E esta mais quente,talvez, porque esta no outro lado do Serra Mu (ao sul). Mas vamos a ver....So penso que esta possivel, não estou certo.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Alcoutim é bastante mais quente (em média) que Martim Longo.

E se é para imaginar quando poderia estar numa zona baixa próxima de Martim Longo durante esse dia de calor, imaginem nas zonas baixas junto a Elvas ( que fica a 300 metros de altitude ou mais) em que até esteve mais calor e o desnível de altitudes provavelmente é ainda maior.

Mas bem, não se sabe se esta correlação é assim tão linear, ainda que muitas vezes, deverá ser assim mesmo.
Tudo depende de uma vasta série de fatores.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Alcoutim é bastante mais quente (em média) que Martim Longo.

E se é para imaginar quando poderia estar numa zona baixa próxima de Martim Longo durante esse dia de calor, imaginem nas zonas baixas junto a Elvas ( que fica a 300 metros de altitude ou mais) em que até esteve mais calor e o desnível de altitudes provavelmente é ainda maior.

Mas bem, não se sabe se esta correlação é assim tão linear, ainda que muitas vezes, deverá ser assim mesmo.

Tudo depende de uma vasta série de fatores.

BAdajoz Aeropuerto fica a 185 m en não ha zonas mais baixas que esta. A Tx fui de 43,3 C....
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
10 de Agosto

Elvas - 44,3ºC

Esta temperatura fica a 0,2 ºC de temperatura máxima registada na Estação do Caia no dia 22 de Julho de 1995:

23-07-1995 9:00 44.5 ºC

Fonte: INAG

Já agora outras curiosidades desta estação:

Temp. mínimas superiores a 30,0 ºC

28-07-1973 9:00 30.9
31-07-1973 9:00 31.1
14-08-1973 9:00 33.5
11-08-1973 9:00 33.6
27-07-1973 9:00 34.8

Temp. mínimas mais baixas

20-01-1976 9:00 -4.7
02-01-1971 9:00 -4.8
03-12-1980 9:00 -5.0
19-01-1994 9:00 -5.0
23-12-1993 9:00 -6.0
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Se fosse uma estação oficial, essas seriam as temperaturas minimais mais elevadas do país

Sim :thumbsup: porque em Portalegre as temperaturas minimas foram bem mais baixas nesses dias (aqui e aqui).

Devia primeiro ter feito a comparação com os dados de Portalegre; as minhas desculpas ... :lmao:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
BAdajoz Aeropuerto fica a 185 m en não ha zonas mais baixas que esta. A Tx fui de 43,3 C....

Pois, existem mais fatores além da altitude.


Os locais mais quentes de Portugal devem ser a zona deprimida entre o Caia e Campo Maior, e depois no vale do baixo Guadiana, Pedrogão, Mértola-cidade, Pomarão...

Stormy

Já existe bastante informação sobre esse assunto no tópico dos 50ºc.
Em relação a Mértola cidade, por exemplo, discordo.
Se fores ao local percebes porquê.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Pois, existem mais fatores além da altitude.

Stormy

Já existe bastante informação sobre esse assunto no tópico dos 50ºc.
Em relação a Mértola cidade, por exemplo, discordo.
Se fores ao local percebes porquê.

Eu esteve ali..não sei porque esta impossivel??? Esta a 25 m sobre nivel do mar...Encaixada....Porqie não?

Olha, tems razão que ha um outro topic (50 C o mais etc). Oke...so quero dizer que Portugal, com muitas montanhas e ribeiras encaixadas esta interesante E dificil. Como muitos dizeram aqui: não temos estações neste vales, que esta necessario par estar certo. Como ja disse um desde um ano: quando ha pessoas que podem ajudar-me quero installar algumas dataloggers, tal como eu faço aqui na Holanda.

Os sitios mais interessantes, para mim, estão no Algarve (perto de Portela ou Fernandilho) no vale de Odeleite. Esta encaixada ao sul pelas "montanhas" ate 500 m. No NO temos o Serra Mu. Portanto: esta dificil pela brisa do mar entrar esta vale (penso eu). E com vento de Norte o Noroeste, a temperatura pode subir um pouco mais...E verdadeira uma area desconhecido penso eu. A altitude e so 120-150 m...
Alte, a 20 km norte de Albufeira (estação da Sagra) que fica mais ao oeste e muito mais aberto, tem temperaturas quase igual que os sitios mais quentes no Alentejo. E esta a 120-150 m.

Alcoutim esta interesante tambem. A vale do Rio chança, directamente ao sul do Ficalho a 125-150 m.....Moura (vale do Murtega/Murtigão) a 80 m. Juromenha talvez. Esta vale ao leste de Castelo Branco. Etc. Ha muitas.

Agora, para mim, os mais interessantes estão no Vale Guadiana e estas ribeiras (Odeleite) em Algarve. Porque o vento esta muitas vezes entre O en N.
Quem sabe? Talvez, um dia...temos estações la!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu não acho que a cidade de Mértola esteja numa zona assim muito encaixada.
Contudo, no lado Este da cidade ( mas já fora dela), existe um vale encaixado ( Guadiana), ainda que não me pareça que seja assim muito quente.
Penso que há outras zonas do Guadiana mais quentes.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Voltando ao tema do tópico ... :D

Sagra.jpg


© 2012 | COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio