Boas pessoal, Criei este tópico, não sei se no sitio certo, mas gostava de fazer um seguimento dessas máximas neste episodio de calor que começa hoje em força. Podiam ir reportando minimas e máximas destes dias. É a primeira vez que crio um topico se algo estiver mal os moderadores que verifiquem por favor.
coloco aqui as previsões de algumas das zonas que considero que vão ser das mais interessantes de acompanhar durante este evento
Ok esses 47ºC no Jardim Botânico fez-me quase cuspir a água... Nem vale a pena olhar para previsões dessas. Bom era se o IPMA voltasse com estação da baixa, essa sim deve chegar facilmente aos 43ºC.
Máximas IPMA dia 2 >= 44 ºC: - Alvega:............ 45,2 ºC. Temperatura mais elevada medida na Europa em 2018 na rede oficial, superando os 45,0 ºC de Catania-Sigonella (Sicilia) de 10 dias atrás. - Coruche:......... 44,9 ºC - Amareleja:...... 44,7 ºC - Tomar:............ 44,4 ºC - Mora:.............. 44,4 ºC - Reguengos:.... 44,4 ºC - Santarém:....... 44,1 ºC - Pegões:........... 44,0 ºC
Pek, talvez amanhã o valor absoluto em Portugal seja batido exactamente por uma das estações da lista acima, incluindo a estação de Alcácer do Sal. O que achas?
Parece-me factível, mas, como geralmente acontece neste tipo de situações, é difícil de assegurar porque pequenas mudanças nas condições atmosféricas acompanhantes geram consequências apreciáveis. Acho que as características locais de cada estação, sua localização e ambiente serão importantes. Sábado é o dia, vejo potencial para superar os 46 °C em bastantes pontos dos distritos de Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Portalegre. A iso +30 a 850 hPa estará, vamos ver se a nebulosidade de evolução que começará a ganhar importância depois das 3 ou 4 da tarde permite que faça o seu trabalho corretamente
Segundo o mapa de máximas IPMA, Mora chegou aos 45,7 ºC ontem... ultrapassando assim Alvega que tinha sido anunciado como a temperatura mais alta na TV.
Segundo o IPMA, no resumo diário para o dia 02/08/2018: Mora: 45,7 ºC Alvega: 45,2 ºC Coruche: 44,9 ºC http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/index-map-dia-chart.jsp
Penso que na noticia de ontem se referiam a temperaturas até as 17h, provavelmente Mora atingiu a máxima depois disso
Correcto, as temperaturas dadas pelo IPMA eram até às 17h. https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-08-02-Quatro-regioes-bateram-o-recorde-de-temperatura A partir dos 0:24.
Já se foram os 47ºC de Évora e Serpa para amanhã este evento está a ficar abaixo das expectativas aqui
Bem já houve novos recordes de temperatura máxima absoluta.. Tmax abs (C. Branco): 41.6 (2003) 42.2 ºC (02-08-2018)