Terra Quente? Terra Fria?

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Estive a ler este post ... como sou novo aqui e tb andei a pesquisar sobre terra frias meto aqui um link que fala sobre diversas climatericas de tras os montes ... e especifica mt a terras frias e quentes o estudo e datado de 2003 e sobre as ciclovias e diversos aspectos paisagisticos .. ;)

pra quem tem duvidas sobre isso esta aki o estudo mt completo ...
http://www.isa.utl.pt/ceap/ciclovias/ch-vr/escritas/lev_analise_biofisica.pdf

Curiosidade: sabiam que Vila pouca de aguiar tem, segundo esse estudo um precipitacao total de 1503.7 mm :D

Cumps a todos os Transmontanos e os mais restants meteoloucos :lmao:
 


Registo
15 Set 2008
Mensagens
2
Local
Quinta do Conde
Olá a todos!
O meu nome é Mónica e estou actualmente a terminar a minha tese de mestrado. A minha área de estudo é Trás-os-Montes e estou a tentar caracterizar precisamente a Terra Fria e a Terra quente, mas não encontro em lado nenhum uma definição concisa.
Já li as várias opiniões no fórum e gostaria de saber se alguém tem em sua posse algum artigo ou o que seja que fale disto que me possa enviar, ou se conhecem alguma fonte com esta informação.
Soube também que se poderia definir as terras pela distribuição da amendoeira e alguém aqui (peço desculpa mas não me lembro quem) falou nisso. Se essa pessoa sabe onde posso encontrar essa distribuição em Trás-os-Montes ou se me pode enviar algum trabalho que fale disso..Qualquer ajuda é muito bem vinda!
Obrigada a todos
Mónica Almeida
 

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Desculpa la a demora na resposta mas nao tenho tido muito tempo pra vir ao forum ... comeca o tempo de fazer mt bolos pra o pessoal papar ...
Saquei isso do site do Instituto Superior de Agronomia .
Espero ter sido util e qualquer coisas PM e tentarei ajudar te ;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Sei que existem diferenças na vegetação entre a Terra Quente, a Terra fria e a área de transição.

Assim, nos planaltos da Terra Fria predominaria o Quercus Pyrenaica, que estaria associado ao Quercus Robur nas serranias mais ocidentais e com maior precipitação.

Na Terra Quente predominaria o sobreiro, e penso que nas zonas mais interiores e quentes do vale do Douro e afluentes marcaria presença a azinheira.

Na zona de Transição teríamos carvalhos-negrais, sobreiros, e ainda carvalhos-cerquinhos.

Quanto às culturas, na Terra Fria predominaria o castanheiro, e na Terra Quente existiriam culturas semelhantes às praticadas no Algarve, como a amendoeira, a oliveira e a laranjeira, nos vales do Douro próximos do Pocinho. Contudo, ao contrário do que sucede no Algarve, a alfarrobeira não marcaria presença.

Importa ainda referir a existência da Beira Transmontana, uma área da beira alta com características similares às existentes a norte do Douro, e que compreende parte da Beira Alta. A Beira Transmontana também tem uma Terra Fria, presente por exemplo no planalto de Figueira de Castelo Rodrigo, e uma Terra Quente, presente por exemplo no vale do Côa.

Fiz uma vez uma caminhada entre uma aldeia próxima de Figueira de Castelo Rodrigo e o Rio Águeda e é fantástico ver a transição paisagística, passar de uma zona com bosques de carvalhos-negrais para um vale seco e com azinheiras, era como se tivesse passado do Norte do país para o interior alentejano.

A região transmontana tem de facto uma variedade paisagística única numa área tão reduzida, pena que a maior parte dos portugueses desconheça o seu valor.
 

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Na terra da minha mãe vila pouca de aguiar o que se consegue ver assim a primeira vista em termos leigos, e pinheiros mansos com fartura,( a maior mancha da europa e ali )e castanheiros , depois tojos urses carqueja.
Isto e o que este leigo consegue ver mas aquilo e so Florestas :)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na terra da minha mãe vila pouca de aguiar o que se consegue ver assim a primeira vista em termos leigos, e pinheiros mansos com fartura,( a maior mancha da europa e ali )e castanheiros , depois tojos urses carqueja.
Isto e o que este leigo consegue ver mas aquilo e so Florestas :)



Se existem pinheiros-mansos em Vila Pouca de Aguiar alguém os introduziu lá, pois em Portugal os pinheiros-mansos só são espontâneos no litoral a sul do Cabo Mondego.


Em termos de estrato arbóreo os carvalhos dominariam no passado a paisagem transmontana, mas séculos e séculos de corte e reflorestações com pinheiros alteraram por completo a paisagem natural.


Ah, e atenção, em Portugal quase não temos nenhuma floresta. O que temos são matas e silviculturas...
 

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Editei o meu post pois estava errado ... sim e verdade que os pinheiros mansos foram introduzidos la ... mas 10 km de pinheiro arderam nao me recordo do ano. e agora com a nova auto estrada acabaram com alguns que la estariam ... Restam muito poucos ... o mais predominante e o carvalho,e o pinheiro bravo "de cova funda" que chegam a ter 30 metros de altura, as raizes desta arvore absorvem tanta agua que a volta da arvore nao nasce nada ;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Editei o meu post pois estava errado ... sim e verdade que os pinheiros mansos foram introduzidos la ... mas 10 km de pinheiro arderam nao me recordo do ano. e agora com a nova auto estrada acabaram com alguns que la estariam ... Restam muito poucos ... o mais predominante e o carvalho,e o pinheiro bravo "de cova funda" que chegam a ter 30 metros de altura, as raizes desta arvore absorvem tanta agua que a volta da arvore nao nasce nada ;)

O pinheiro-bravo também não é autócne de Trás-os-Montes. O único pinheiro autócne da região transmontana é o pinheiro-silvestre, que existiria nas altitudes mais elevadas das serranias ocidentais.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Resume mais ao menos a ideia que se tem da definição.

kd1vs1.jpg
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Existe uma zona de transição entre a Terra Fria e a Terra Quente que tem uma vegetação especial.

O carvalho-cerquinho surge especialmente na zona de transição, associado ao sobreiro.

Estas regiões também existem na Beira Transmontana, a sul do Rio Douro. A Beira Transmontana situa-se a leste das serras de Montemuro e da Gralheira, e a norte do Mondego.

Árvores dominantes

Terra Quente: azinheira
Terra de Transição: sobreiro e carvalho-cerquinho
Terra Fria: carvalho-negral, carvalho-roble