Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

Tópico em 'Media' iniciado por Vince 16 Nov 2007 às 18:22.

1. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Estocolmo, Suécia
    Ok, a TVI acabou de fazer uma reportagem na Sertã a dizer que vai chegar aos 45ºC hoje? Mas eles comem o quê? :lol:

Thomar, RStorm e blade gostaram disto.
  2. blade

blade
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Ago 2012
    Local:
    grande lisboa (Best city in the world)
    Então espera pelos próximos dias :lol: ainda vão dizer 60ºc em alguma farmácia :lmao:

3. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Já tinha ouvido e visto muita coisa até hoje. Mas caramba, andamos a evoluir agora com direito a Trombas de Granizo.. enfim.[​IMG]

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk

Collapse Signature Expandir Assinatura
    rick80, remember e luismeteo3 gostaram disto.
  4. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Não há nada de errado aqui. "Tromba de água e de granizo" é uma expressão que se usa quando chove e cai granizo com muita intensidade:

#709 Tiagolco, 22 Out 2018 às 18:42
    Última edição: 22 Out 2018 às 18:48
  5. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Quando o próprio Dicionário já segue as pisadas dos mídia. Está tudo dito. Next: Tromba de Calor :D

remember gostou disto.
  6. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Não é o dicionário que segue os mídia, embora tecnicamente ambígua e incorreta é uma expressão muito usada no quotidiano pelas pessoas. Há muito tempo que essa expressão significa uma forte chuvada para a maioria das pessoas.

A mim faz-me mais impressão o "condições climatéricas"...:ill::facepalm:

Ou os "mini-tornados"... :brucelee::suicidio:

luismeteo3 e criz0r gostaram disto.
  7. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Embora eu entenda tudo isso, o termo está técnicamente errado. Se forem lá para fora dizer isto, passam vergonhas. É que se ainda fizesse algum sentido muito bem, mas é que não tem rigorosamente nada a ver uma coisa com a outra. Senão qualquer dia eu invento uma palavra qualquer, pega moda e lá vai a Priberam colocar isso no Dicionário de forma "Informal".

luismeteo3 e MSantos gostaram disto.
  8. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Não é tecnicamente correcto, mas é uma expressão "popular" usada há muito tempo... Os ingleses também dizem que chovem cães e gatos, e não me parece que seja tecnicamente correcto :rolleyes:

Já agora, tecnicamente escreve-se sem acento, pois os advérbios de modo não possuem acentuação ;)

guisilva5000, luismeteo3 e MSantos gostaram disto.
  9. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Certo, já cá não está quem falou. É essa informação que teremos de passar ao público em geral por ser "popular". Mini-tornados, Tufões de Vento, Trombas de Água.

luismeteo3 gostou disto.
  10. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Por acaso até há porque o mesmo termo está a representar 2 fenómenos muito distintos.

Informalmente também se poderia adicionar ao dicionário as 'condições climatéricas' para descrever as condições meteorológicas num dado momento. Não deixa de estar errado.

No Priberam, 'mini-tornado' representa um tornado de fraca intensidade. Sendo assim, proponho 'tornadão' ou 'mega-tornado' para representar tornados de elevada intensidade :D

João Pedro e criz0r gostaram disto.
  11. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Exato!
    Os ingleses dizem que chovem cães e gatos, e há uma razão para dizerem isso @Duarte Sousa , (porque em chuvadas violentas os cães e os gatos eram arrastados pelas águas o que fazia com que parecesse que, literalmente, "chovessem cães e gatos") e nós dizemos que "chove a potes", que imagino que também tenha alguma explicação interessante como a inglesa. Não há nada de mal com estas expressões, são consequência da observações de factos.

O problema de se usar o termo "tromba-de-água" para designar uma chuvada violenta, deve-se ao facto deste representar um fenómeno meteorológico completamente diferente. Confesso que gostava de saber de onde virá este uso do termo para chuva forte, é que não tem nada a ver... :intrigante:(e alguém devia avisar os senhores do priberam que deviam tirar aquilo do dicionário ou então adicionarem mais qualquer coisa, como por exemplo que é uma apropriação errada do termo).

Tinha piada ver os ingleses dizerem, por exemplo, a waterspout fell on Manchester last night... :lol:

12. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Coloquialmente faz mais sentido dizer que um determinado local levou uma mangueirada.

:lol:

criz0r e João Pedro gostaram disto.
  13. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Sendo nós um povo com fraca literacia meteorológica, acho estranhíssimo que um termo técnico seja utilizado de uma forma popular ou informal. Mas, se analisarmos bem o termo, "tromba-de-água" até é um termo bem popularucho... :lmao:Se calhar foi o inverso, foram os técnicos que à falta de mais imaginação adoptaram um termo popular para designar tecnicamente um fenómeno meteorológico... :intrigante::lol:

14. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    No meio desta conversa toda fiquei confunso?! :wacko: O que será isto na imagem?!! :intrigante: Um furacão :D :rolleyes:
    Não querendo corrigir ninguém, de todo, a minha simples opinião é que acho que pessoas com a responsabilidade que um jornalista deverá ter como informador das pessoas , deveriam em preocupar.se mais em fazer passar a informação o mais correcta possível , e não usar ditos populares! É para isso que eles chegam três horas antes à redação, para fazer a preparação da emissão de um telejornal, etc! Eu estou a vontade para falar disto , porque tenho dois jornalistas na família, e eu próprio já os corrigi , mesmo não sendo nenhum expert em meteorologia, e muito apreciador dos chamados "ditos populares". ;) Para informar mal, já chega certas páginas de redes sociais , que andam por cá de uma forma totalmente deplorável.

guisilva5000, luismeteo3 e criz0r gostaram disto.
  15. FSantos

FSantos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Ago 2006
    Local:
    Gondomar (115m)
    Caramba, até o corretor de erros fez greve: "
    Continente
    Previsão para 6ª feira, 26.outubro.2018

SEM INFORMAÇÃO DIVIDO A GREVE