Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:facepalm:

"O Alex é um dos culpados"
[...]
"Porque empurrará até à Península Ibérica uma frente anticiclónica de ar quente." :lmao:

ZqPBEva.jpg

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há pouco, em "alerta" CM ( foto de telemóvel).
Portugal afetado por tempestade tropical, por causa do calor :uau:

Era furacão, mas perdeu intensidade e transformou-se numa tempestade tropical, que entrou pelo interior de Portugal:

9dAqvvD.png

Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A saga continua na CMTV.

Há momentos, vá lá que não falaram (ainda) em mini tornados ou tromba de água...:unsure:

HNFZ3Qn.png

Clima ameaça culturas, eu penso que queriam (?) dizer: as condições meteorológicas adversas ameaçam culturas, ou é mesmo o clima que ameaça?

Vindo deles já nada me surpreende.. :unsure:

mpq4pA7.png

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Local
Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
Clima ameaça culturas, eu penso que queriam (?) dizer: as condições meteorológicas adversas ameaçam culturas, ou é mesmo o clima que ameaça?
A confusão entre "clima" e "estado do tempo/condições meteorológicas" é das coisas que mais me irrita. Sempre que oiço alguém a falar em "condições climatéricas para amanhã" fico possesso

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
A confusão entre "clima" e "estado do tempo/condições meteorológicas" é das coisas que mais me irrita. Sempre que oiço alguém a falar em "condições climatéricas para amanhã" fico possesso
Na escola, pouco aprende-se os termos meteorológicos: anticiclone, depressão chuva, sol e neve, os vários tipos de clima e pouco mais que isso, até os livros que se tem, colocam lá médias feitas a martelo e não as oficiais pelo IPMA, no meu tempo era assim, agora não sei se já ensinam mais alguma coisa ou menos ainda. :D