Time-lapse ainda quentinho . Por baixo, podem ver o fumo proveniente do incêndio florestal no Sabugal. Reparem que a meio, sobe uma "onda" de fumo e a nuvem parece "explodir" para cima . Peço desculpa pela qualidade só final reparei como tinha a máquina . Mesmo assim, espero que gostem .
Muito bem apanhado: um Pirocumulus Essa "explosão" que se vê é o momento em que as nuvens que vão em ascensão conseguem superar o cap ou a zona de inversão térmica e atingim o nível de convecção livre (Level of free convection - LFC)
Hoje aqui esteve um óptimos dia para time-lapse´s... Tive num certo momento uma cumulus humilis, uma congestus e uma pyrocumulus muito próximas. Com o desenvolvimento do incêndio, a pyrocumulus foi evoluindo, assim como as outras 2. Eis que passado cerca d 15/20min, juntam-se a 3 e formam uma cumulunimbus... Espectacular!!! Pena que a minha máquina fotográfica não esteja lá muito boa, mas também há-de chegar o dia em que foi ter uma nova... Quando a tiver vou fazer bastantes time-lapse´s, uma vez que cá em Viseu as nuvens parece que têm um escanto especial, e evoluem muito mais e muito mais depressa...
Bem apanhado, Dave! Pelas imagens de satélite, parece ter sido ali (no ponto a vermelho), o lugar onde ocorreu o pirocumulus. De destacar ainda o grande número de incêndios na região norte, e o evidente avançar do ar fresco, do litoral para o interior, com o avançar do fim da tarde.
Exacto. É nesse local mesmo. Ainda deflagra este incêndio e está bem grande. Tenho estado a vê-lo com o telescópio e as chamas são enormes. Já ardeu uma serra e agora está no meio da serra por arder e da serra ardida, por isso perdi o contacto visual. Espero que quando acordar já não haja incêndio. Este já está activo desde as 16h, mas foi originado por um reacendimento, o que significa que está activo desde as 0:51 . Desejo a melhor sorte aos bombeiros!
Podia estar melhor , mas fica a próxima. Nunca tinha visto, ou pelo menos reparado nisto, mas para a próxima já estarei mais atento. Abraço