1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Torção Gástrica nos Cães

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por frederico 30 Ago 2012 às 01:48.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Ontem partiu o meu Rafeiro Alentejano :sad: Cerca das 00h30 encontrei-o deitado à porta de casa a «chorar» e muito triste. Pensei que era por causa de termos uma cadela com o cio do outro lado da cerca e de não o deixarmos acasalar. Ele passara a tarde junto à rede a ladrar para o deixarmos acasalar, mas a cadela é uma maneta andaluza. Estive a fazer-lhe festas e ele calou-se. Cerca da 1h15 voltei a ouvi-lo chorar, e fiquei muito preocupado. Foi então que o vi a espumar e com a barrica inchada. Palpei-lhe a barriga, que estava muito dura, e mas inchada do lado esquerda. Como espumava imenso pensei que estava envenenado, temos um vizinho louco que envenena animais.

Chamei os meus pais, preparámos algo para forçar o vómito. Mas ele tentava vomitar e não saía nada. Tentámos então ligar para uma farmácia, para pedir um emético para ele vomitar. Na farmácia de serviço disseram-nos que não tinham nada para animais, a única farmácia com esses produtos era na Conceição de Tavira. Ligámos para uma clínica de Tavira de Veterinária e ninguém atendeu. Conseguimos ligar para o veterinário. Ele disse-nos que não era envenenamento, mas sim torção gástrica. A única solução seria operação de urgência em Faro (40 km...) ou Olhão (35 km...). Minutos depois quando já íamos partir para a clínica de Faro encontrámos o nosso rafeiro alentejano sem vida.

De acordo com o veterinário, a causa deste problema é desconhecida. Pode dever-se a uma refeição pesada, excesso de exercício ou stress, e é um problema comum em raças de grande porte.

Foi tudo muito rápido, o estômago dele ficou inchado e duro em pouco mais de uma hora, e depois partiu.

Fica aqui pois um aviso para quem cães deste porte. Se nós tivéssemos conhecimento deste síndrome poderíamos talvez ter actuado logo e talvez tivéssemos salvo o nosso rafeiro. Parece que já há uma cirurgia de profilaxia.

Ficam aqui os sinais e sintomas:

- vontade de vomitar mas não vomita;
    - excesso de saliva;
    - abdómen inchado especialmente do lado esquerdo;
    - dificuldade em respirar;
    - dores (daí o «choro»).

Era um cão muito obediente, meigo, inteligente e um excelente guarda nocturno da propriedade.

A única solução neste tipo de situação é correr para o hospital veterinário :sad:

2. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Leiria (Guimarota)
    É sempre triste quando os nossos amigos de quatro patas partem, é um membro da família que parte e leva com ele uma parte de nós.:(

Desconhecia esse síndrome mas vou ficar mais atento à minha cadela.

Collapse Signature Expand Signature
  3. filipe cunha

filipe cunha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Dez 2009
    Local:
    Viana do Castelo - interior (160m)
    Boas
    Desconhecia, tambem tenho uma Labrador já com 12 anos, mas tem estado tudo bem;)

4. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Frederico lamento o que aconteceu ao seu seu cão.:(
    Parece que esse é um problema mais frequente do que se pensa. Este Verão aconteceu o mesmo ao cão de uns amigos meus (arraçado de Leão da Rodésia). Por sorte um dos irmãos é veterinário e, apesar de não estar em Portugal, deu a informação pelo telefone que o cão devia ser operado rapidamente. Assim fizeram. Foi caro, pois a intervenção ainda é de grande, mas valeu a pena pois está de novo feliz e saudável. :)

5. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Frederico, lamento a tua perda.:( Damos tanto aos animais, tanto empenho e amor, mas a vida é assim.
    Quem tem animais de estimação como cães e gatos tem de estar preparado para isto ao longo da vida. A esperança de vida destes animais é curta quando comparada com a nossa. E por isso é natural, em dezenas de anos, convivermos com inúmeros animais que vamos perdendo.

Neste momento não tenho animais de estimação "oficiais". Apenas 1 gata que se aprestou á comida da casa e os seus 5 gatinhos de mês e meio que adoptaram os jardins da casa...

Partilhar esta Página