Ora vejam lá isto: [ame="http://videos.sapo.pt/qIGs5wkZV1ap35S1OiWy"]Tornado de fogo no Brasil - SAPO Vídeos[/ame] Nunca tinha visto nada parecido...
Também vi, mas no Jornal da 1h na RTP1. É impressionante.. Noutros tempos, diriam que é obra do Mauzão! Na verdade, é redemoinho de vento como outro qualquer, mas passando sobre um incêndio.
Ui.... hehehehe Esta é que esta engraçada sim... Terá sido o calor do fogo com a temperatura do ar mais baixa que terá provocado a propria baixa pressão???!!!
Onde há fogo, há corrente de ar, normal! Para se gerar um redemoinho assim bastam 2 correntes de ar em sentidos opostos na direcção da baixa pressão local! Como todos sabemos o calor do fogo, eleva o ar, pois fica menos denso deixando para trás uma pequena baixa pressão. O sentido de deslocamento do ar é bem visível se observarmos as chamas, pois trata-se de ar ionizado a uma dada energia que nos permite observar na faixa de frequência do vermelho ao amarelo, simples! Ora para preencher o vazio gerado, corre vento naquela direcção, podendo então inclusive gerar redemoinhos como pudemos constatar.
Felizmente , devido a minha profissão já tive um privilegio de assistir a alguns ao vivo , de certa forma de uma rara beleza , mas também de um grande perigo para quem se encontra perto
Sobre o mesmo diferente canal: A reportagem é estúpida porque diz que é um fenómeno raro, mas o que impressiona é o facto de ser dito que em algumas áreas a humidade é semelhante ao deserto do Saara. www.youtube.com/watch?v=CdaMBB62
Valores de humidade relativa semelhantes ao do deserto do Sahara são relativamente vulgares no nosso país em alguns episódios durante o Verão.
Não sei que valores são os normais no Sahara, mas o registo mais baixo de humidade relativa do ar registado pelo meu higrómetro neste mês de Agosto foi de 10%, aliás hoje mesmo o valor mínimo foi de 13%. (e eu moro a 70 mts do rio Fervença, como sabes)
Sim, valores de humidade relativa de 10% ou até inferiores não são assim tão invulgares em várias estações meteorológicas do nosso país.
"O "efeito chaminé" nos incêndios florestais, causa de várias mortes em Portugal no Verão de 2003, já foi explicado este ano a 200 bombeiros em cursos de formação, revelou hoje o investigador Xavier Viegas. Trata-se do "comportamento eruptivo" do fogo, que, ao propagar -se em zonas montanhosas, "ele próprio causa vento" e em condições de elevada temperatura e baixa humidade, ganha uma "rápida aceleração", aumentando o efeito devastador das chamas." by:http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2004/12/18e.htm
Todo o incêndio gera corrente de ar/vento. Todo o fogo gera deslocação de ar, exemplo: uma vela, uma lareira, um fósforo... Eruptivo ou não!
E vão dois É o efeito "chaminé" como vulgarmente é conhecido. Um grande inimigo quando estamos numa frente de fogo.