Tornado em Alcanena/Amiais/Torres Novas 9 Abril 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
WOW :shocking:
Acabei de ver uma fotografia de um espectador na SIC, foi Tornado, uma funnel cloud bem larga

Eu tambem tem aspecto de um grande F agora qual provavelmente F1...:eek::eek:
 


Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
:eek::eek::eek:
Tambem vi a imagem, fiquei pasmado...
Penso que este entra certamente na escala Fujita
F1 ou talvez F2

:shocking:

A escala Fujita vai de F0 (Fujita-0 abreviado) até F6 (Fujita-6 abreviado):

Tornado F0: Velocidades de vento inferiores a 117 km/h. Normalmente causam poucos danos.
Tornado F1: Velocidades de vento entre 117 e 180 km/h. Até mesmo estes tornados podem levantar telhas e mover carros em movimento para fora da estrada. Trailers podem ser tombados e barracos podem desmoronar.
Tornado F2: Velocidades de vento entre 182 e 252 km/h. Os telhados de algumas casas começarão a levantar e os trailers/casas móveis que estiverem no caminho do tornado serão demolidos. Este tornado também pode soprar vagões de trem para fora de seus trilhos.
Tornado F3: Velocidades de vento entre 253 e 333 km/h. Árvores pesadas serão levantadas com raiz e tudo, e paredes e telhados de edifícios sólidos serão arrancados como palitos de fósforos. Isto é um tornado severo.

Danos causados por um tornado F4 pela escala FujitaTornado F4: Velocidades de vento entre 334 e 419 km/h. Motores de trens e caminhões de 40 toneladas serão arremessados como brinquedos. Haverá devastação total.
Tornado F5: Velocidades de vento entre 420 e 511 km/h. Tornados com esta intensidade destroem tudo em seu caminho. Os carros são arremessados como pedras para centenas de metros, e edifícios inteiros podem ser levantados do chão. A força é semelhante à de uma bomba atômica.
Tornado F6: Velocidade acima de 511 Km/h este tipo de tornado era considerado apenas em simulações (chamado de Tornado Inconcebivel)foi possivelmente registrado em 1999, no chamado Tornado de Oklahoma onde a velocidade do vento chegou bem perto dos 533 Km/h (320 Mph).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ocorrência de Tornado em Santarém

Segundo um testemunho que chegou ao Instituto deverá ter ocorrido um tornado na região de Alcanena por volta das 09h locais. Até este momento desconhece-se se terão ocorrido fenómenos semelhantes noutros locais.

A confirmação da ocorrência deste fenómeno assim como a sua intensidade carece de uma avaliação mais detalhada da informação meteorológica disponível assim como os seus reais efeitos.

No entanto, as condições meteorológicas que afectam o território do Continente são compatíveis com fenómenos convectivos do tipo tornado de intensidade fraca.

Fonte: Instituto de Meteorologia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A reportagem da SIC foi impressionante.
Ainda não há video online, mas deixo o screencapture do video:

tornado-1.jpg

(c) SIC/ Balter Evaristo
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Bem :eek:

Este é daqueles que raramente vemos por cá. Deve ter causado muitos danos materiais...porque pessoais felizmente parece que não foi grave.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Brutal:surprise::surprise::surprise::surprise: impressionante

Trata-se em princípio de um F1 ou F2. Mas acho que a imagem ainda não esclarece se o funnel cloud chegou a tocar o solo, apesar de tudo indicar que sim...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
:surprise::surprise: Fantástico, claramente um F1 ou F2 :surprise:
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
Bem :eek:

Este é daqueles que raramente vemos por cá. Deve ter causado muitos danos materiais...porque pessoais felizmente parece que não foi grave.

Á bocado o Francisco Moita Flores, entrou em directo no FATIMA, por acaso não sabia que ele era Presidente da Câmara. Falou numa vitima grave.
A Sra. do IM está neste momento a falar sobre isso e sobre a tarde e madrugada ventosa que nos espera :D
 

Ledo

Cirrus
Registo
3 Jan 2006
Mensagens
94
Local
Vila do Coronado (137m)
As imagens aéreas da zona afectada que passou agora na sic noticias são impressionantes. Estruturas de ferro voaram 300m (segundo o canal) e cairam por cima de casas de uma aldeia próxima. A fábrica atingida ficou completamente sem cobertura e até uma das paredes se encontra inclinada. Árvores partidas ao meio só com os troncos, sem copa. Foi uma sorte enorme naquela fábrica não se ter magoado ninguém com gravidade.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
É sempre de lamentar os danos causados, esperamos pelas observações no terreno para determinar a intensidade do tornado.