Tornado em Alcanena/Amiais/Torres Novas 9 Abril 2008

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Pois é pessoal. Afinal as células sempre andam por aí, associadas a linhas de instabilidade dispersas pela região onde reside a família Andrea:). O pior foi mesmo haver feridos. De resto o fenómeno foi espectacular, a avaliar pela foto.
Aqui por Lisboa, vindo do lado do mar, aproxima-se um manto de altostratos e o céu está a escurecer mesmo sobre o Tejo. Vamos ver no que dá. Prepara-se molho. Já há uma linha de chuva sobre o rio e o vento sopra forte. Por entre núvens mais baixas, destinguem-se grandes torres, correspondentes a núvens cumuliformes, cumulus congestus ou mesmo cumulonimbus calvus.
 


storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
:eek::eek:Imagem brutal
Se não estou em erro estes fenómenos tem vindo a aparecer de uns anos para cá. Ou estou enganado?
Não sei se viram na Sic um meteorologista da força aérea a dizer que provavelmente este tornado devia de ter ventos na ordem dos 200 e picos km/h e uma frente de 200/300 metros.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Brutal :shocking::surprise:
Ainda estava a por em dúvida depois de ler os relatos, mas com estas imagens...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
F1 sem grandes dúvidas, mas possivelmente mesmo o F2. Além do meteorologista, da protecção civil também estimaram ventos de mais de 200km/h o que seria um F2.
Nota: A escala EF (Enhanced Fujita Scale) só é usada nos EUA.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Para mim quase sem duvidas um F2!! pelos danos que vi...mais um para entrar no livro, a ver se para a madrugada e amanha de manha não temos mais surpresas destas...:unsure:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Vendo os estragos, diria que certamente foi um F2. Se notarem no radar pelas 11.30h na zona de Castelo Branco tb deve ter existido qualquer coisa.

Neste momento e a olhar pro satelite diria que a zona norte e centroi vão ter um final de dia e noite muito complicado. :unsure:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
a mim parece-me claramente um F2!!
Registo BRUTAL sem duvidas...e não muito longe de mim:unsure:
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Actualização IM

Tornado na Distrito de Santarém - actualização
9 de Abril de 2008; IM




Uma análise preliminar de diversos tipos de imagem radar permite concluir que uma estrutura convectiva com movimento de rotação organizado nos seus níveis médios, afectou parte da Região Norte do Ribatejo, no período compreendido entre as 09:00 e as 10:00, hora local.

A este tipo de perturbação está, frequentemente, associada a ocorrência de tornados. No presente caso, sem prejuízo de uma análise técnica no local não ter sido ainda efectuada, diversos relatos, descrições e fotografias parecem confirmar a ocorrência de um tornado na região.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
realmente, se um mini tornado deixa este rasto de destroços, imagino um tornado tipo normal e não mini:lmao:
10018517

fica o link da pag:
http://diario.iol.pt/sociedade/tornado-alcanena-santarem-estragos-empregos-fotos/938048 -4071.html

É um verdadeiro drama. Cidades inteira ou parcialmente destruídas nos EUA, vítimas da passagem de tornados F4 e F5. Ventos rodopiantes de mais de 400 km/h :shocking:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu ainda não vi as imagens(só a foto), mas só quero dizer que agora vem os defensores do aquecimento global afirmar de que isto aconteceu por haver já mudanças a nivel do clima:lmao::lmao::lmao:.
Quando não é um fenomono raro em portugal já aconteceu variadas vezes.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Mas acho muito pouco provável a ocorrência de tornados F4 e F5 em Portugal, devido á diversidade de condições existente entre os EUA e o o nosso País. Nos EUA, na parte central onde mais ocorrem os tornados com mais frequência, as diferenças de temperatura e humidade das massas de ar em jogo é brutal. Grosso modo, as massas de ar vindas de sul, bastante quentes 'chocam' com as massas de ar polar vindas do Canadá, substancialmente mais frias. Como resultado, a massa de ar quente é 'bombeada' para cima, em cunha, a mais de 20 km de altitude, dando origem à formação de supercélulas com o seu movimento rotacional característico - o mesociclone - que está na origem dos tornados.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Mas acho muito pouco provável a ocorrência de tornados F4 e F5 em Portugal, devido á diversidade de condições existente entre os EUA e o o nosso País. Nos EUA, na parte central onde mais ocorrem os tornados com mais frequência, as diferenças de temperatura e humidade das massas de ar em jogo é brutal. Grosso modo, as massas de ar vindas de sul, bastante quentes 'chocam' com as massas de ar polar vindas do Canadá, substancialmente mais frias. Como resultado, a massa de ar quente é 'bombeada' para cima, em cunha, a mais de 20 km de altitude, dando origem à formação de supercélulas com o seu movimento rotacional característico - o mesociclone - que está na origem dos tornados.



Concordo.só referi que não era aos tornados F4 F5 mas sim F1 F2 pois já aconteceu no norte arrancar carvalhos e azinheiras geralmente acontecem é na primavera ou outono.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

realmente mais um tornado em Portugal e em tão pouco tempo, desde já a lamentar as vitimas.

para mim, pela foto e pela destruição leva-me a dizer que estamos perante um f2 ou possível f3 e f3 já estou a exagerar um pouco.

pena a equipa meteoalerta não viver da meteo, isso que era bom, assim estaria com tempo para andar na estrada a registar estes momentos.

abraços