Tornado Tour 21 Abril/1 de Maio nos EUA - TempoEmCorroios.com

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bem...

4uibds.gif


Depois de uma longa viagem de quase 10 horas de Londres a Dallas a bordo dum Boeing 777 da American Airlines, 8 mil kms feitos só neste troço, estou finalmente em Arlington, uma cidade de 360 mil habitantes que fica na grande área metropolitana Dallas–Fort Worth.


nbprux.jpg



A base de operações será aqui. Em Abril a empresa no qual me integrei para a Tour tem a base em Arlington. Em Maio será um pouco mais a norte em Oklahoma City, e em Junho ainda mais para norte, em Denver. As razões para estas escolhas tem a ver a climatologia, as maiores probabilidades de ocorrência de tornados nesses meses a nível regional.

As notícias são boas, há pouco quando ligámos a televisão no The Weather Channel as previsões eram de possibilidade de algumas células para esta noite e amanhã. Inclusive já existiam avisos/alertas.

Nesta altura por aqui são 20h30, está céu limpo e estão 23°C, mas nota-se nebulosidade, especialmente nebulosidade alta no horizonte. Quando chegámos existiam alguns cumulus com bom desenvolvimento mas entretanto dissiparam-se com o chegar da noite.

Em conversa com o coordenador da Tour, o Martin, ele disse-nos que a nossa tour (21 Abril a 1 Maio), segundo os modelos, poderá ser algo calma ao início, mas com actividade lá mais para o fim.

Algumas fotos que tirei nos aeroportos.

Barajas (Madrid)

5E1WR.jpg


otdls.jpg


5ajmH.jpg





Heathrow (Londres)

AYQFL.jpg


bOQaP.jpg


7xmdN.jpg



Agora vou jantar e descansar.
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Actualmente 05:48 da madrugada e estamos já acordados graças à primeira célula que, embora tivesse passado a oeste-este de nós, nos brindou com alguns estoiros e raios tímidos, difíceis de fotografar.

Não consegui registar nenhum mas este pequeno evento deu para abrir o apetite para o que poderá vir mais tarde. :w00t:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bom dia/Boa tarde. :p

O dia amanheceu muito nublado aqui, com algum vento e chuviscos, e ainda assim se mantém. A nebulosidade é essencialmente média e baixa, e segundo os dados da estação do Aeroporto de Dallas, que não fica muito longe daqui, estão 18ºC (posso confirmar isto porque a sensação térmica é de algum calor, está-se muito bem com apenas uma T-Shirt na rua) e a humidade relativa encontra-se nos 84%. Pressão atmosférica nos 1013 milibares.

Dado que não se espera nada de especial para os próximos dias, estes vão servir sobretudo para conhecermos melhor as características deste país onde nos encontramos.

Deixo-vos o link do qual retirei as informações meteorológicas acima.

http://forecast.weather.gov/MapClic...D&textField1=32.6945&textField2=-97.1275&mp=0

EDIT: Posso também referir que ontem à noite o tempo também estava nublado especialmente por nuvens altas, e também abafado, com algumas rajadas de vento de, sensivelmente, 20 a 30 km/h. Isto por volta das 10h da noite locais.

:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
No Texas gerou-se uma boa linha de instabilidade, mas ainda bastante longe da tua zona

Sim, nós seguimos frequentemente os satélites e radares daqui. A temperatura desceu bem, quando a nebulosidade se foi embora, e está fresco neste momento. O vento sopra moderado a forte.

Bem, mais um dia que passou, em que passámos a tarde toda a passear por aqui e conhecer Arlington. Fomos até ao estádio dos Cowboys de Arlington, andámos bastante e fizemos fotos e vídeos, e inclusivo fomos a um super-mercado comprar alguma comida.

As pessoas são muito sociáveis e divertidas, e já contámos a nossa história (vamos fazer stormchasing) a muitos. Muitos falam espanhol mas sinceramente prefiro o inglês. Apesar disso, já quase que não consigo falar português graças ao Alberto :lmao: quase que falo espanhol 24 horas por dia, já sei o vocabulário praticamente todo... Há pouco conversámos com um casal do Chile.

Tenho que ser o tradutor de inglês para espanhol e vice-versa para ajudar.

Tive ainda a oportunidade de falar com um empregado de um restaurante, que me disse que, faltou muito pouco para ter ficado sem casa no último outbreak (os últimos dias em que aconteceram muitos tornados devastadores no início deste mês), pois um dos tornados passou de raspão na sua habitação.

Amanhã vamos encontrar-nos com a equipa da tour e começar a sério a nosso objectivo. Esperemos que o consigamos realizar. :thumbsup:

Mais tarde se tiver oportunidade colocarei aqui as fotos de hoje.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Tenho sempre pouco tempo disponível para escrever aqui no forum, embora o consulte com regularidade, quase diariamente.

Mas escrevo agora, porque não queria mesmo deixar de fazê-lo por três razões:

- Porque o Lightning tem o enorme privilégio de realizar o sonho de acompanhar os potenciais tornados live in USA.
- Porque esse é também um enorme sonho meu;
- E sobretudo para vos desejar, Ligthning e Alberto, BOA SORTE, BOAS CAÇADAS e UMA ENORME AVENTURA !

:thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Tenho sempre pouco tempo disponível para escrever aqui no forum, embora o consulte com regularidade, quase diariamente.

Mas escrevo agora, porque não queria mesmo deixar de fazê-lo por três razões:

- Porque o Lightning tem o enorme privilégio de realizar o sonho de acompanhar os potenciais tornados live in USA.
- Porque esse é também um enorme sonho meu;
- E sobretudo para vos desejar, Ligthning e Alberto, BOA SORTE, BOAS CAÇADAS e UMA ENORME AVENTURA !

:thumbsup:

Faço minhas as tuas palavras:D

Ligthning continua a relatar o que se passa por aí, estamos a gostar de acompanhar a tua aventura :)

:trovao::trovao:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Francisco espero que tudo esteja a correr bem por ai, continuamos à espera dos teus relatos e acima de tudo das tuas fotos! Que tudo te corra bem! :D
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Já estamos aqui todos ansiosos por novidades e fotos/videos:D:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas :)

A vontade de ir dando novidades é muita, mas agora que "é a sério" é mais difícil de conseguir ter um pouco de rede para ir dando novidades. Mas tive a sorte, mesmo assim, de safar-me neste momento.

No que toca a novidades, de uma forma resumida:

Dia 21 - 1º dia:


Da parte da manhã, por volta das 10h, reunimos com a equipa numa pequena sala onde, durante aproximadamente 1 hora, se fez uma pequena apresentação de cada um de nós e uma discussão sobre as regras e aspectos mais importantes da tour. Os responsáveis pela tour, Martin Lisius (presidente da empresa Tempest Tours), e o condutor, Roberto, e o guia, Bill, contaram-nos algumas das suas melhores experiências em stormchasing.

Depois disto era altura de avaliar as condições para o dia presente (dia 21) e vermos qual ou quais as melhores áreas para onde possivelmente poderíamos ir. Dado que as condições não eram as melhores e não estava previsto nada de especial, não tínhamos nenhum objectivo concreto.

Depois de arrumada a bagagem na carrinha, partimos do hotel (Arlington, Texas) por volta das 13h. Fizemo-nos à estrada e pouco tempo depois parámos para almoçar.

Durante a tarde fizemos uma paragem em Albany, no Texas, onde existia uma exposição/competição de Muscle Cars (carros típicos americanos), que deu para nos entreter durante mais de uma hora e fazer tempo até à altura de jantar. Tirei bastantes fotos, já que nunca tinha visto máquinas assim. Enquanto isso, os outros membros da equipa, dispersos, davam um passeio pela cidade. Decidi também fazer o mesmo e dar umas voltas pela zona, e pelo caminho observei a arquitectura e alguns monumentos tais como uma igreja.

Depois de termos jantado ainda na mesma localidade, partimos novamente, desta vez para a cidade que iria servir de base para o próximo dia de stormchasing. Fomos brindados pelo caminho com um por do sol único, o qual aproveitámos para fotografar.

Para primeira viagem foi algo "cansativo" pois estivemos na estrada (embora com algumas interrupções) entre as 13h e as 23:40h, quando chegámos ao hotel onde permanecemos até ao dia seguinte.



Dia 22 - 2º dia:


O dia amanheceu com céu limpo e era altura de, mais uma vez, avaliarmos as condições. Os modelos diziam que existia uma remota probabilidade de vermos algo de interessante a partir da tarde.

Repetindo a mesma rotina, pequeno-almoço, avaliar condições e fazer à estrada, almoçar e continuar viagem, começaram a aparecer os primeiros desenvolvimentos verticais no horizonte, o que nos deu alguma esperança para o resto do dia.

Pelo caminho começámos a subir de altitude até chegar a Caprock, local onde parámos para fotografar um parque eólico que se encontrava extendido por vários quilómetros.

O céu apresentava cada vez mais cumulus e alguma nebulosidade alta, e o calor apertava. Com isto tudo formou-se uma célula, bastante fotogénica, a pouca distância de nós, que se aguentou pouco tempo até se dissipar.

Novamente uma paragem, desta vez numa zona montanhosa, com uma vista brutal. Subimos então um pouco mais, para ver o que nos esperava ao por do sol. A escolha não podia ter sido mais acertada, pois os restos da célula que ainda eram visíveis no horizonte proporcionaram um enquadramento perfeito para qualquer fotógrafo. O sol espreitava por entre as nuvens, iluminando os campos, e ao mesmo tempo fazendo contraste com as tonalidades muito escuras das nuvens.

Mais uns minutos de viagem e voltámos a encostar na berma, para a cereja no topo do bolo. Desta vez com o sol a iluminar as montanhas ao fundo no horizonte, dando um toque especial a tudo, parecendo que tudo o que a vista alcançava estava em chamas.

Todos aproveitámos ao máximo este momento, toda a gente fotografava e filmava, e os únicos sons que quebravam o silêncio do campo eram as nossas máquinas a disparar dezenas de fotos.

Este magnífico por do sol que referi foi documentado a sul de Abbot, no Novo México.

Terminado o dia era agora hora de partir para o hotel que ficava em Ratón, ainda no Novo México.



Dia 23 - 3º dia


De manhã já se podiam observar alguns cumulus não muito longe de nós, por cima das montanhas rochosas.

Os modelos davam-nos alguma esperança para o resto do dia, embora com fracas condições, elas estavam lá.

Viajámos até às montanhas rochosas, onde fizemos várias paragens para fotografar paisagens lindíssimas e apreciar a vida selvagem. Apanhámos alguma precipitação fraca, de uma célula que entretanto se tinha formado na zona.

Já em Eagle's Nest, Novo México, abastecemos numa bomba de gasolina e fomos brindados com uma vista fabulosa sobre as montanhas, algumas delas tinham alguma neve no topo.

Observando o radar, este dizia-nos para rumarmos para outras direcções. O almoço foi servido na cidade de Taos, onde fomos bem recebidos e reconfortámos os nossos incansáveis estomagos...

Durante a tarde conseguimos apanhar uma célula, com umas formações bastante interessantes, perto de Wagon Mound. A junção da paisagem com o céu fez com que, mais uma vez, toda a gente apreciasse o momento.

Formaram-se uns espectaculares exemplares de mammatus, que reflectiam o sol e se destacavam bastante das outras nuvens.

Depois de jantar, o Bill perguntou-nos se gostaríamos de observar as estrelas e fotografá-las, pois perto de nós existiam sítios com visibilidade nula, sem qualquer iluminação, permitindo assim que tirássemos belas imagens.

Depois deste dia mais "atarefado", voltámos ao hotel-base, o mesmo onde tínhamos descansado na noite anterior.




Desculpem se me repeti um pouco. Peço também desculpa pois a net que tenho de momento não me permite fazer o upload de fotos (é de fraca qualidade). Assim que puder publicarei aqui alguns registos, que complementam os meus relatos.

Estou a gostar bastante até agora, mesmo sem grandes condições meteorológicas, nem tudo o que importa é isso. Os bons momentos e o convívio são também muito importantes em ocasiões como estas.

:thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,139
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Muito bom Lightning! Excelente descrição! Agora só faltam algumas fotos!:D Têm sido uns dias bem passados pelos vistos.

Mas e relativamente ao que te levou aí, há algumas perspectivas de tempo mais severo nos próximos dias? Ainda terás hipóteses de ver algumas trovoadas/células/supercélulas, antes de regressares?

Abraço e continuação de boa viagem!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bem, mais um dia que chegou ao fim, mais relatos feitos.

De manhã o céu encontrava-se já pouco nublado com cumulus.

Depois de almoço parámos algumas vezes para queimar tempo e ver o que o tempo nos queria dar. Algumas formações no horizonte, algumas delas com bastantes cortinas de precipitação.

Primeiro, deslocámo-nos até perto de uma pequena célula que deu o ar da sua graça com um raio. :p O céu estava simplesmente brutal, na parte superior da célula, com nebulosidade que parecia apresentar alguma rotação.

Entretanto a coisa aqueceu ainda mais e já ao final da tarde pudemos registar uma bela célula (não era supercélula) com uma estrutura bem formada e desenvolvida. Esta apresentava alguns cumulus e dava para ter a perfeita noção da altura a que o topo da mesma se encontrava.

Enquanto estávamos a tirar fotos à célula, o vento soprava com rajadas fortes na direcção da mesma, e fomos surpreendidos por rajadas fortíssimas que arrastaram muita poeira na direcção da célula (tenho a palavra para este fenómeno na ponta da língua mas sinceramente não me lembro... :p). Até gostei da experiência, embora só tivesse durado uns 10 segundos. Nem me deu tempo de fimlar.

E como não podia deixar de ser, mais uma vez o por do sol também se destacou bastante.

A partir de amanhã as coisas vão começar a melhorar, segundo o Storm Prediction Center. Mais energia virá para as planícies, e mais probabilidade de tempo severo. Esperemos para ver o que isto dá. :thumbsup:

Cumps