Tornado/Tromba marinha - Porto 09/03/2013



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ele já pertencia ao clube, e do clube exclusivo, já tinha registado 2 trombas gémeas em simultâneo, e suponho, captadas do mesmo local :confused:

-> Trombas Marinhas no 2009 - 20 Janeiro 2009


Parabéns snifa, não é para todos :thumbsup:

Pois é! :shocking:

Que coincidencia incrivel então! E foram realmente no mesmo local!

Trombas Gémeas 20/01/09 fotografadas pelo Snifa:

tromba.jpg


Tromba de 09/03/13 filmada pelo Snifa:

trombafozporto9mar13sni.jpg


Caso único que conheço até hoje!

Redobrados parabéns então! ;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não sei se será o melhor local para colocar, mas fica aqui a noticia do IPMA:

Tornado no litoral Norte
2013-03-11 (IPMA)


Durante a tarde e noite do dia 9 de março de 2013, o estado do tempo em Portugal continental foi condicionado por uma depressão centrada a noroeste da península Ibérica, com expressão em níveis altos da troposfera e em deslocamento para Sueste. Esta depressão transportava na sua circulação uma massa de ar polar marítimo, moderadamente húmido, com sucessivas linhas de instabilidade embebidas. A circulação era intensa, geralmente de Sudoeste aos vários níveis. Uma corrente de jato com orientação geral sudoeste-nordeste, situava-se sobre o centro-sul do território, forçando o escoamento em níveis elevados em particular sobre a região norte. Neste contexto, e sobre a orla costeira da região, a atmosfera apresentava alguma instabilidade. Observações mostram que na área, à superfície, o vento era fraco a moderado do quadrante sul, mas que, na camada entre esta e os 1000m acima, intensificava fortemente e rodava para sudoeste. Este tipo de variação do vento na vertical, designada em meteorologia por “veering” (rotação da direção do vento na vertical, no sentido dos ponteiros do relógio), acompanhada pela referida intensificação, terá sido decisiva para organizar a atividade convectiva.


Com efeito, durante a tarde e noite do mesmo dia, diversos relatos documentados mostraram a ocorrência de diversos fenómenos do tipo tornado no litoral Norte em associação a algumas células convectivas que afetavam a região. Pelos estragos que foi possível verificar pela análise de diversos documentos, admite-se que a intensidade destes tornados se deverá ter situado na gama T0-T1 (escala de Torro) equivalente ao nível F0 (escala de Fujita), ou seja, tendo associados ventos máximos instantâneos até 119 km/h.


Embora a instabilidade atmosférica não tenha sido substancial, a variação do vento numa camada muito baixa e outros mecanismos forçadores em níveis mais elevados, favoreceram a formação deste tipo de fenómeno.
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...media/noticias/textos/tornado.09.02.2013.html