TornadoBrasil 24/05/05 !!!

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Local
Braga

:eek: :)

Editado por um moderador:
Só é pena os estragos k causa e as vidas k se perdem em algumas situações mas é sem duvida um espectáculo brutal e lindo de se ver...
Belo video grannevada...:thumbsup:

Este tornado foi destaque nos noticiários brasileiros, ocorreu na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, a cento e poucos quilômetros aqui da capital. Foi um F-3, e se não me engano, o mais intenso já registrado no Brasil. Naquele dia, lembro-me que por várias regiões do Estado estavam ocorrendo tempestades, aqui na capital (São Paulo) apenas na madrugada do dia 25/05/05 choveu quase 150mm de acordo com medições oficiais (eu ainda não media as chuvas) acordei várias vezes naquela madrugada por causa dos trovões e da chuva que batia na janela, a manhã do dia 25 foi de caos, trânsito intenso e 100 pontos de alagamento segundo o CGE, que monitora as chuvas aqui na cidade de São Paulo.

Impressionante ... ainda para mais no Brasil, não é assim tão habitual, pois não?

E este mini-tornado deste link, parece-vos verídico ? :shocking:

Aqui no Brasil os tornados até ocorrem com certa frequencia, mas com essa intensidade (F-3) não, muito impressionante.

Este dust devil parece ainda mais espectacular :D

Não é um tornado é um Dust Devil e já vi alguns em Trás- os- Montes e ocorrem com maior frequência com céu limpo, forte gradiente térmico e algum vento

Lá vêm vocês com os estrangeirismos! :p Qual Dust Devil qual quê, Redemoinho! É como é conhecido por aqui, e o que é nacional é bom! :D

Aqui deixo uma foto que fiz à dois anos em Agosto, junto a Aljustrel. Não se vê com muita nitidez, mas era bem alto pois ele foi visível durante muitos quilómetros, de inicio até pensei ser fumo.
dsc01317mediumwx4.jpg

E esta magnífica animação de redemoinhos em Marte, fotografada pela sonda spirit :shocking:. Se repararem bem, para além do que aparece em primeiro plano, há vários por detrás.
580pxmarsdustdevil2gw1.gif

Esta foto foi retirada do wikipedia, onde precisamente se fala dos redemoinhos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dust_Devil

Última edição: