Boas
Andava à procura de uma câmara de filmar com uma boa relação qualidade preço e com um bom desempenho e qualidade de imagem quer para ocasiões familiares quer para storm chasing...
Pesquisei durante alguns meses, até que encontrei esta menina:
Toshiba Camileo P10
Depois de a analisar muito bem, efectuei a compra. Deixo-vos agora a minha análise e opinião pessoal do aparelho.
A câmara é compacta, leve e fácil de manusear. Tem poucos botões, o que na minha opinião torna mais fácil a configuração interna e simplifica as opções. O pacote de venda vem bastante completo, com bateria, carregador, pano para limpar a lente da câmara, um mini-tripé, cabos de dados para o pc, software adicional, manuais e uma bolsa especial para o equipamento.
Tira também fotos com 8 Megapixeis e tem uma aplicação que facilita o envio de filmes diractamente para o youtube (envio instantâneo).
Características gerais:
Focagem
# 20 cm (Marco mode)
# 90 cm~200 cm (Portrait mode)
# 200 cm ~ infinite (Normal mode)
Número de pixeis
1080p
Medição da luz de um ponto
± 1EV in 0.3 steps
Equilíbrio de Brancos
Auto, Daylight, Fluorescent, Tungsten
Fotografias:
Resolução
# High: 3200 x 2400
# Standard: 2592 X 1944
# Low : 2048 x 1536
Sensor
5 MP CMOS Sensor
Flash
Mecanismo automático
Approx. 10 sec (Self-Timer)
Modos de Flash
Auto, Off, Red-Eye-Reduction
Tomadas
Entrada/Saída de vídeo
# Digital: HDMI
# Analog: Composite Video (NTSC/PAL selectable)
Interfaces
HDMI/Mini USB 2.0 / TV Out
Lente/Zoom
Lente
Fixed Focus lens (f=7.0; F3.2)
Zoom Óptico
5x
Zoom Digital
4x, (2x for 1080 P)
Memória
Número máximo de imagens a gravar
# 1GB SD: 8 Megapixel = 327 photos
# 5 Megapixel = 446 photos
# 3 Megapixel = 817 photos
Opção de Cartões SD/SDHC com capacidade até (se não me engano) 16GB.
Memória Incluida
128 MB NAND Flash Memory (usable storage: around 96 MB)
Visor Electrónico/LCD
Ecrã LCD híbrido
2.5” LCD
Ficheiros
Formato
H.264/.MOV (video), JPG (still)
Tempo de gravação LP
# 1 GB SD: HD1 (1080p) = 15 min
# HD2 (720p) = 30 min
# WVGA = 25 min
# VGA = 1 hour
# QVGA = 4 hours
Resolução do Filme
# HD1 (1080 P / 30 fps)
# HD2 (720 P / 30 fps)
# WVGA (848 x 480 / 60 fps)
# VGA (30 FPS)
# QVGA (30 FPS)
Outras características
Dimensões
108 (H) x 71 (W) x 34 (D)
Peso
148 g (sem bateria)
Informação da bateria
# NP60 Li-ion Battery
# Duração: aproximadamente 95 minutos ou mais sempre ligada
Acessórios fornecidos
# Cabo USB (0.9 m)
# Cabo HDMI (1.2 m)
# Cabo de Video (1.2 m)
# Bateria Recarregável NP60 Li-ion
# Power adapter
# Garantia
# Quick Start Guide
# CD (w/driver, AP and User’s Manual)
# Fita
# Tripé
# Pano de limpeza
Opiniões finais...
Devo dizer que ainda não efectuei muitas filmagens com a câmara, mas pelo que pude observar, fiquei bastante satisfeito com o seu desempenho. Tenho um cartão de 8GB que me dá pelo menos para 4 horas de filme em HD (cerca de 720p, o que já não é nada mau... ).
Ainda não efectuei filmagens em Full HD (1080p), e se fiquei surpreendido com as filmagens em 720p então imaginem quando testar os tais 1080p...
Usando o estabilizador de imagem, que apenas está disponível no modo 720p, consegue-se muito menos estremecimento da imagem, ficando assim mais "suave". Esta opção, tal como eu disse, não está disponível noutras resoluções.
Quanto ao zoom esqueçam, recomendo a câmara para filmar apenas como a imagem é apresentada, ou seja, sem qualquer zoom. Para filmar em locais de boa iluminação é bastante boa. Ainda não testei à noite, mas depois coloco aqui uns vídeos para terem uma melhor ideia de como ficam.
Quanto a time lapses, aconselho vivamente... Coloquem a câmara num tripé, bem quieto, em 1080p, e no fim desfrutem de uma trovoada ou uma granizada em HD...
Para storm chasing também recomendo a câmara, mas com o devido suporte (por exemplo para prender na parte da frente do carro).
Como ainda estou em "testes", por assim dizer, no final de tudo coloco aqui uns vídeos e time lapses tanto de noite como de dia.
Se alguém tiver dúvidas ou quiser mais informações avise.
Andava à procura de uma câmara de filmar com uma boa relação qualidade preço e com um bom desempenho e qualidade de imagem quer para ocasiões familiares quer para storm chasing...
Pesquisei durante alguns meses, até que encontrei esta menina:
Toshiba Camileo P10
Depois de a analisar muito bem, efectuei a compra. Deixo-vos agora a minha análise e opinião pessoal do aparelho.
A câmara é compacta, leve e fácil de manusear. Tem poucos botões, o que na minha opinião torna mais fácil a configuração interna e simplifica as opções. O pacote de venda vem bastante completo, com bateria, carregador, pano para limpar a lente da câmara, um mini-tripé, cabos de dados para o pc, software adicional, manuais e uma bolsa especial para o equipamento.
Tira também fotos com 8 Megapixeis e tem uma aplicação que facilita o envio de filmes diractamente para o youtube (envio instantâneo).
Características gerais:
Focagem
# 20 cm (Marco mode)
# 90 cm~200 cm (Portrait mode)
# 200 cm ~ infinite (Normal mode)
Número de pixeis
1080p
Medição da luz de um ponto
± 1EV in 0.3 steps
Equilíbrio de Brancos
Auto, Daylight, Fluorescent, Tungsten
Fotografias:
Resolução
# High: 3200 x 2400
# Standard: 2592 X 1944
# Low : 2048 x 1536
Sensor
5 MP CMOS Sensor
Flash
Mecanismo automático
Approx. 10 sec (Self-Timer)
Modos de Flash
Auto, Off, Red-Eye-Reduction
Tomadas
Entrada/Saída de vídeo
# Digital: HDMI
# Analog: Composite Video (NTSC/PAL selectable)
Interfaces
HDMI/Mini USB 2.0 / TV Out
Lente/Zoom
Lente
Fixed Focus lens (f=7.0; F3.2)
Zoom Óptico
5x
Zoom Digital
4x, (2x for 1080 P)
Memória
Número máximo de imagens a gravar
# 1GB SD: 8 Megapixel = 327 photos
# 5 Megapixel = 446 photos
# 3 Megapixel = 817 photos
Opção de Cartões SD/SDHC com capacidade até (se não me engano) 16GB.
Memória Incluida
128 MB NAND Flash Memory (usable storage: around 96 MB)
Visor Electrónico/LCD
Ecrã LCD híbrido
2.5” LCD
Ficheiros
Formato
H.264/.MOV (video), JPG (still)
Tempo de gravação LP
# 1 GB SD: HD1 (1080p) = 15 min
# HD2 (720p) = 30 min
# WVGA = 25 min
# VGA = 1 hour
# QVGA = 4 hours
Resolução do Filme
# HD1 (1080 P / 30 fps)
# HD2 (720 P / 30 fps)
# WVGA (848 x 480 / 60 fps)
# VGA (30 FPS)
# QVGA (30 FPS)
Outras características
Dimensões
108 (H) x 71 (W) x 34 (D)
Peso
148 g (sem bateria)
Informação da bateria
# NP60 Li-ion Battery
# Duração: aproximadamente 95 minutos ou mais sempre ligada
Acessórios fornecidos
# Cabo USB (0.9 m)
# Cabo HDMI (1.2 m)
# Cabo de Video (1.2 m)
# Bateria Recarregável NP60 Li-ion
# Power adapter
# Garantia
# Quick Start Guide
# CD (w/driver, AP and User’s Manual)
# Fita
# Tripé
# Pano de limpeza
Opiniões finais...
Devo dizer que ainda não efectuei muitas filmagens com a câmara, mas pelo que pude observar, fiquei bastante satisfeito com o seu desempenho. Tenho um cartão de 8GB que me dá pelo menos para 4 horas de filme em HD (cerca de 720p, o que já não é nada mau... ).
Ainda não efectuei filmagens em Full HD (1080p), e se fiquei surpreendido com as filmagens em 720p então imaginem quando testar os tais 1080p...
Usando o estabilizador de imagem, que apenas está disponível no modo 720p, consegue-se muito menos estremecimento da imagem, ficando assim mais "suave". Esta opção, tal como eu disse, não está disponível noutras resoluções.
Quanto ao zoom esqueçam, recomendo a câmara para filmar apenas como a imagem é apresentada, ou seja, sem qualquer zoom. Para filmar em locais de boa iluminação é bastante boa. Ainda não testei à noite, mas depois coloco aqui uns vídeos para terem uma melhor ideia de como ficam.
Quanto a time lapses, aconselho vivamente... Coloquem a câmara num tripé, bem quieto, em 1080p, e no fim desfrutem de uma trovoada ou uma granizada em HD...
Para storm chasing também recomendo a câmara, mas com o devido suporte (por exemplo para prender na parte da frente do carro).
Como ainda estou em "testes", por assim dizer, no final de tudo coloco aqui uns vídeos e time lapses tanto de noite como de dia.
Se alguém tiver dúvidas ou quiser mais informações avise.