Barragens e painéis fotovoltaicos instalados em bases flutuantes nas albufeiras das barragens. Mais barragens mais água armazenada e os painéis nas albufeiras para além da produção de energia reduzem a evaporação de água. Isto juntando aos painéis instalados em terra.
Mas sim as Centrais a Gás estarão lá sempre como backup e como recurso menos poluente e mais eficiente que as centrais a carvão.
O problema não é a produção de energia por isso mais painéis não fariam diferença. A grande dificuldade está no armazenamento e para resolver isto ainda se está a algum tempo de distância.
Lá fora fez-se algo diferente https://news.nationalgeographic.com...angeles-California-drought-water-environment/
3- O tratado de Paris foi um embuste onde líderes inocentes à procura da utopia foram durante uma semana comer e beber do bom e do melhor em hotéis 5*. Dali saíam embalados com a sensação de estarem a mudar o mundo e assinaram um acordo absolutamente inacreditável pois TODA A GENTE SABIA que ninguém o iria cumprir pelo simples factos das metas serem impossíveis e de, ironicamente, não haver quem fiscalize e obrigue / penalize qualquer das nações caso não o fizessem.
O problema não é falta de vontade mas sim a ineficiência das energias alternativas.
Certo é que o Trump quer mais carvão mas a produção não está a subir. O fracking tornou o gás natural mais económico por isso gradualmente se está a fazer a transição. Mas aí volta-se aos problemas do fracking. Acrescento que, por exemplo, as turbinas eólicas gastam quantidades massivas de combustíveis fósseis. O problema é demasiado complexo para soluções rápidas. Se fosse fácil provavelmente já tinha sido feito.
Quanto aos populistas, estou no teu campo. Mas o que é um populista? Não é alguém que promete e diz o que o povo quer ouvir? Isso é em todas as eleições