Tromba de Água/Tornado Madeira 22-02-2009

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite pessoal,

O meu irmão regressou de uns dias na Madeira com esta bela foto::D



À primeira vista parece-me uma tromba de água, mas não deu para ver se estava a tocar na água, ou se já estava em terra.
O que acham?
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boas fotos :palmas:

Não e fácil de perceber se chega a tocar no solo mas é provável e perfeitamente normal que se tenha formado no mar e tenha chegado a tocar terra. Qual era os sentido da nuvens para terra ou para o mar?
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Boa noite pessoal,

O meu irmão regressou de uns dias na Madeira com esta bela foto::D

À primeira vista parece-me uma tromba de água, mas não deu para ver se estava a tocar na água, ou se já estava em terra.
O que acham?

Grande registo:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

De facto não é perceptivel se toca o solo ou água mas mesmo assim é um grande registo.

Bela funnel could:thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
É um bom e raro registo, sim senhor. Sabes indicar com mais precisão (tipo num mapa do google earth) onde foi visto e a que horas em concreto? O EXIF das fotos originais têm essa info, se a câmara estiver bem configurada, claro está! ;).

A mim, pelo menos no momento das fotos, parece-me ser apenas uma funnel cloud.

O brigado pela partilha deste momento sempre fabuloso. Aqueles funis exercem um fascínio imenso sem dúvida. :w00t:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bem capturado, obrigado pela partilha!

Certo é que se trata de funnel cloud, quanto ao resto será necessário ver o sentido do movimento e se terá ou não tocado no chão (pelas fotos não me parece, no instante da captura...).

Imagem sem dúvida muito bem conseguida :)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Parece-me que a fotografia foi tirada dum miradouro, na costa norte, pois vê-se a Penha d'Águia (em 1º plano) e a Ponta de São Lourenço ao fundo, no sentido Oeste para Leste. E, talvez a funnel cloud esteja na zona do Caniçal (já na costa Sul).

O Rog poderá indicar melhor a zona.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
belas fotos.... mas este evento foi mesmo esta semana?!?!!?!?
o tempo esteve mesmo quente, e um pouco instavel aqui.... mas mesmo assim boas fotos.:D

Foi no passado fim-de-semana sim. Eu aqui nos Algarves a tentar apanhar um tornado há uma série de tempo, e o meu irmão vai uns dias à Madeira e tira logo uma foto duma funnel cloud!!!:D