Trovoada - Braga - 1 Abril 2019

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Já tinha saudades destes dias. :D O céu começou praticamente limpo, com apenas alguns cirrus, o que é ótimo para deixar aquecer e gerar instabilidade. Os cumulus foram começando a aparecer com o passar da manhã e continuaram sempre a crescer. Conforme se aproximavam da cidade, explodiu uma célula a N e outra a E. A que estava a norte tinha uma fantástica estrutura mas dissipou-se ao chegar à cidade. A que estava a E progrediu para SE e depois S. Durante esse percurso de mais de uma hora deu para ver muitos raios acompanhados de grandes trovões. A célula lá acabou por se dissipar e pensei que o dia já estava acabado, mas estava enganado. Uma hora mais tarde começou-se a formar outra célula a N. Ela foi-se aproximando e passado pouco tempo já se ouvia trovões e via-se raios. Inicialmente parecia que a não ia chover dado o movimento que ela tinha no radar, mas esticou-se um pouco e ainda choveu torrencialmente acompanhado de granizo e valentes trovões.

Aqui ficam os meus registos:

Thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr
g18KZHy.jpg

ZroFp1F.jpg

sUclXav.jpg

Dissipating thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr
3m9aa0e.jpg

1ThggKx.jpg

F7lDDBN.jpg

3eDHLvo.jpg

j2qHZQf.jpg

Rain approaching by Guilherme Silva, on Flickr
2eMXsha.jpg

oKDdV7A.jpg

0TO8rqt.jpg


Estas são da segunda ronda:

Approaching thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr
J0OCdUW.jpg

sxbzyRQ.jpg

pfkCF8t.jpg

Approaching thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr
Sunset after the thunderstorms by Guilherme Silva, on Flickr
9Df1bdL.jpg

KwDJQnA.jpg


Time lapse da célula a N a explodir. Foi pena ter fica desfocado com o passar do vídeo, não sei como aconteceu.
 
Última edição:


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Incríveis registos. :w00t:


Acho que consigo ver a minha casa na segunda foto da segunda ronda :D. E nessa é que se vê bem como tudo passou a uns 500m ao lado daqui. Essa parede de chuva aparecia no radar como um eco roxo.


E esses raios, o brilho que alguns apresentavam era surreal. Lembro-me desses nuvem-terra todos e os trovões deles, apesar de ainda algo distantes, estremeciam as paredes.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e guimeixen

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Belos registos, parabéns! :)


Obrigado! :thumbsup:

Incríveis registos. :w00t:


Acho que consigo ver a minha casa na segunda foto da segunda ronda :D. E nessa é que se vê bem como tudo passou a uns 500m ao lado daqui. Essa parede de chuva aparecia no radar como um eco roxo.


E esses raios, o brilho que alguns apresentavam era surreal. Lembro-me desses nuvem-terra todos e os trovões deles, apesar de ainda algo distantes, estremeciam as paredes.

Obrigado! :thumbsup: Um lightning trigger para tirar uma foto em vez de filmar é que era excelente para apanhar esses raios.


Reparei agora que me esqueci de adicionar dois raios da segunda ronda:

gdmpaRYh.jpg

brlBtowh.jpg