Trovoadas em Corroios

jpgmn

Cirrus
Registo
21 Set 2007
Mensagens
13
Local
Charneca de Caparica
Antes de mais apresento-me:
Sou o João Neves, vivo em Corroios e descobri este fórum há pouco tempo.
Espero poder aprender algo mais sobre o tema e poder partilhar com vocês algumas das minhas fotos.

Para já aqui ficam as melhores de trovoada.

2007/09/20:
1414048237_6a66d7826c_o.jpg


2007/09/11:
1362680648_27727ee435_o.jpg


2006/10/15:
845656072_eb17ac253d_o.jpg

844793135_dc88a1a760_o.jpg

845657116_af1d024c97_o.jpg

844794061_9c92d13bf0_o.jpg

844794441_df63fbc79c_o.jpg


Abraços,
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá João Neves, bemvindo ao Forum.
O forum é novo para ti, mas tu já não és novo para o forum :D

Já existe uma fotografia tua aqui, do Cristo Rei, da anterior trovoada. Nesses dias tentei contactar vários dos autores das fotos que me chegaram por email para virem aqui partilhar mais material, mas por acaso a ti não consegui contactar porque o site que aparece nas tuas fotografias estava em baixo nesses dias.

Mas como Maomé não foi à Montanha, veio a Montanha a Maomé :D
E caramba, que dizer da tua chegada. Que fotografias fantásticas !! Um espanto !
Não há melhor local do que este forum para essas fotografias serem devidamente apreciadas.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Antes de mais apresento-me:
Sou o João Neves, vivo em Corroios e descobri este fórum há pouco tempo.
Espero poder aprender algo mais sobre o tema e poder partilhar com vocês algumas das minhas fotos.

Para já aqui ficam as melhores de trovoada.
Abraços,

Boas Jpgmn, bem-vindo ao forum.
Quanto às fotos estou :surprise: exelentes...:thumbsup::thumbsup:
Venham mais...:thumbsup:
 
Última edição:

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem-vindo João Neves :thumbsup:

Quanto às fotografias só uma palavra: irreversíveis! :palmas:
Acho que é impossível fazer melhor :nicephoto:
 

spor

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
41
Local
Elvas
Fiquei de boca aberta:surprise:

Mas como é que vocês tiram as fotos? Claro que têm de ter uma boa máquina e um bom suporte, mas como é que conseguem tirar a foto quando o raio cai? É sorte? É inspiração divina? O que é?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fiquei de boca aberta:surprise:

Mas como é que vocês tiram as fotos? Claro que têm de ter uma boa máquina e um bom suporte, mas como é que conseguem tirar a foto quando o raio cai? É sorte? É inspiração divina? O que é?

Não sei em que condições foram tiradas estas fotos, o João Neves se quiser poderá partilhar aqui as dicas dele. Mas uma boa máquina com Bulb, um tripé e um disparador são essenciais. Dá uma olhadela neste tópico: «Dicas para fotografar tempestades, raios e nuvens».

Mas isso tudo não chega, depois é talento e sensibilidade do fotografo. É preciso ajustar a abertura e o tempo de exposição conforme a luz da paisagem, o ISO,etc,etc. Já para não falar na paciência de procurar o local ideal, etc. E estas fotografias estão no "ponto". Luz e cor perfeitas.
 

jpgmn

Cirrus
Registo
21 Set 2007
Mensagens
13
Local
Charneca de Caparica
Bem, não sabia que já era conhecido por cá :)

Em relação ao método que usei para tirar as fotos passo a explicar e vão ver que não é preciso nenhuma máquina XPTO.

Máquina: Sony DSC-V3 - É uma compacta com mais algumas funções (é uma bridge, na prática), mas julgo que 99% das compactas que andam por aí actualmente seriam capazes de produzir fotos assim; mini-tripé (aqueles de €4 que há nas FNACs, Jumbos e afins)

Local: Janela de um 8º andar em Santa Marta do Pinhal, Corroios (para quem não sabe fica num alto, daí a vista desafogada que vai desde o Castelo de Palmela ao Palácio da Pena em Sintra).

1. Coloco a máquina no tripé e seguro-o com uma mão (ele não é assim muito estável).
2. Regulo as definições da máquina para algo do estilo: ISO 100 (o mais baixo que a máquina tiver), abertura F/2.8 - F/4.0 (depende do tempo de exposição que colocar), tempo de exposição entre 1,5seg e 5seg, foco no infinito. Normalmente será F/2.8 (ou o valor mais baixo que a máquina tiver) e 1,5 segundos.
3. Seguro a máquina/tripé com firmeza e pressiono o botão de disparo da máquina até meio (para reduzir o tempo de reacção da máquina ao disparar e evitar tremidelas no momento do disparo).
4. Quando cai um relâmpago pressiono o botão até ao fim e não largo até ao fim da exposição para não tremer a máquina.

Este método dá para apanhar aqueles relâmpagos que se espalham pelo céu e que vêm atrás de outros. Aqueles que são isolados não dá para apanhar assim, são muito rápidos.

Já experimentei usar um F/7.1 (mais um filtro ND4 para cortar ainda mais luz) e passar o tempo de exposição para 15 segundos ou mais mas não consegui grandes resultados... quando cai algum relâmpago nesse intervalo depois "desvanece-se" com a prolongada exposição e a foto fica muito clara.

E para já é isto.

EDIT: é verdade, esqueci-me de mencionar. As fotos depois levam um pós processamento para retirar um pouco do ruído que por vezes surge e um redimensionamento.

Abraços a todos,
 

spor

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
41
Local
Elvas
Obrigado pelas dicas.;)

jpgmn, eu tenho uma Sony DSC-V1, deve ser anterior à tua.

Descobri uma coisa nova no modo manual, o focus:confused:Sou mesmo nabo nisto:p

Já agora se me pudessem tirar uma dúvida, no modo manual aparece uns números que variam entre o negativo e o positivo seguido das letras EV. Alguém sabe o que é que eles querem dizer?

Já agora qual é o programa que usas para tirar o ruído das fotos?

Obrigado.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Estas fotos são do melhor que já vi de trovoadas! A foto de 2007/09/11 parece que está a tocar numa torre de comunicações, está perfeita :palmas:

E bemvindo ao fórum ;)