Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui por Melgaço também já vi várias vezes pirilampos bem perto de onde tenho a estação meteorológica instalada...
A partir de hoje vou tentar registar as datas em que os veja para te reportar...

Se puderes fotografar um seria o melhor.:thumbsup:
É que temos por cá espécies diferentes e algumas espécies novas têm sido registadas.
Obrigado pela disponibilidade em ajudar.:thumbsup:
 
Última edição:


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É um facto que no sitio onde moram os meus pais (assafora,seixeiras),que é perto da ericeira ,só se vê os pirilampos em dias sem vento e de calor,esse calor é os dos 26º a 30º pois não há muitos dias acima dos 30º;onde antigamente os meus pais moravam(moro eu)no estoril, havia muitos, mas agora com a explosão de construção civil e de carros é muito raro ver pirilampos,o que é pena e era espectacular de vê-los em junho antes das nortadas.



O local (seixeiras) fica numa encosta virada a norte da ribeira falcão.

Os que tenho visto mantêm a actividade mesmo a temperaturas mais baixas, mas sem dúvida que quando está mais calor ou menos vento nota-se um aumento da actividade.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
lamprohizagaiasp0.png


Estes 2 vaga lumes fotografei-os com apenas o meu tlm.
É uma espécie que possue várias luzes.
De salientar que algumas espécies só podem ser identificadas se forem analizadas.
Visualmente é possível, normalmente, distinguir os géneros mas às vezes não as espécies.
Um dos maiores entraves à pesquisa do ano passado, foram os «pseudo-ecologistas», que achavam incorrecto haver manuseamento destes insectos, porque tinham medo de os pôr em risco. Mas o facto é que muitas vezes é assim que se trabalha em Ciência. Tem que se manusear e analizar. Por exemplo, vimos alguns insectos do género Lampyris e à primeira vista pareciam ser o vulgar Lampyris noctiluca, mas mediante análises genéticas e morfológicas, percebeu-se que era uma nova espécie para a Ciência!
Há espécies que correm o risco de se extinguir antes de as conhecermos devido a este atitude «proteccionista» de certas pessoas, que se esquecem que o verdadeiro problema, no cerne disto tudo, não é a colecta de uns 2 ou 3 exemplares para aumentar o conhecimento sobre o animal que prejudica a espécie, mas antes a destruição dos seus habitats e o uso excessivo de materiais poluentes, por exemplo.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Em Belas lool. :D Pois, aqui perto de Belém , na Ajuda e no Restelo tb os há e em alguns locais são até bem abundantes. Só nesta zona há 4 espécies identificadas, mais do que em países como a Alemanha ou a Polónia.
Tu és de Bragança? É uma zona muito interessante em termos de vaga lumes pois está muito mal estudada. Só fiz uma viagem há 2 anos a essa região Rio de Onor e foi muito interessante. Foi já em Julho. Tenho muita curiosidade para saber que espécies andarão por aí nesta fase do ano.

Eu não sou de Bragança:) sou de Oeiras, mas estou a estudar no Politécnico de Bragança:D Ainda não tive oportunidade de conhecer bem o Parque Natural de Montesinho. Já la fui, mas foi uma visita fugaz.;) Vou estar atento aos pirilampos...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Os que vês são aqueles amarelos que piscam? Se forem são os Luciola lusitanica.
:)

A cor era difícil ver porque se encontravam numa zona mesmo muito escura. Agora o piscar (luz branca realtivamente intensa) era interessante, sensivelmente o mesmo tempo aceso e a apagado, diria que 1 segundo para cada estado! :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A cor era difícil ver porque se encontravam numa zona mesmo muito escura. Agora o piscar (luz branca realtivamente intensa) era interessante, sensivelmente o mesmo tempo aceso e a apagado, diria que 1 segundo para cada estado! :)

São Luciola lusitanica. Existem muitos por exemplo em Lordemão.
Ainda ontem vi milhares numas serras aqui perto. O espectáculo é fabuloso!
:D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
São Luciola lusitanica. Existem muitos por exemplo em Lordemão.
Ainda ontem vi milhares numas serras aqui perto. O espectáculo é fabuloso!
:D

Já agora uma questão.
Qual é o local mais apropriado para encontrar vaga lumes? Locais húmidos ou expostos, zonas ajardinadas ou no monte,...?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já agora uma questão.
Qual é o local mais apropriado para encontrar vaga lumes? Locais húmidos ou expostos, zonas ajardinadas ou no monte,...?

Locais húmidos de preferência ( florestas húmidas e margens de rios) mas também espaços abertos, consoante a espécie e época.
Zonas ajardinadas também, mas pouco perturbadas e escuras ( sem poluição luminosa artificial) No monte deverá haver mais variedade.
Tenho muito interesse na zona do Minho. Decerto deverá ter várias espécies.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boas belem.
Este ano é dos mais fracos para ver vaga lumes na assafora,devido á grande frequencia de dias frescos e de vento, mas antes de ontem quando fui dormir vi alguns,pois não havia vento e pouca humidade contudo essa noite foi estranha isto devido ,que ao chegar(23.15) ao terreno dos meus pais estar uma noite de neblina tendendo para nevoeiro com pouco vento de NO mas passado 1.30 minutos de ter chegado, desapareceu a neblina forte e pouca humidade,e foi então que ai vi dois vaga lumes, mas tem sido um ano muito fraco de avista-los.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas belem.
Este ano é dos mais fracos para ver vaga lumes na assafora,devido á grande frequencia de dias frescos e de vento, mas antes de ontem quando fui dormir vi alguns,pois não havia vento e pouca humidade contudo essa noite foi estranha isto devido ,que ao chegar(23.15) ao terreno dos meus pais estar uma noite de neblina tendendo para nevoeiro com pouco vento de NO mas passado 1.30 minutos de ter chegado, desapareceu a neblina forte e pouca humidade,e foi então que ai vi dois vaga lumes, mas tem sido um ano muito fraco de avista-los.

Já agora que tipo de brilho esses vaga lumes evidenciavam? Luz constante ou intermitente? Em vôo ou no solo? Côr da luz? Azul, vermelha, amarela,laranja, verde,etc...?
.
Uma boa notícia é que uma espécie muito rara foi encontrada em mais locais e que temos 3 novos registos para a fauna de Portugal e destes um novo para a ciência!! Outra boa notícia é a descoberta de mais vaga lumes para novas localidades. E apenas cobrimos uma pequena percentagem do território.
 
Última edição:

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vi um de cor azul resguardado,nunca tinha visto,e outro da luz normal amarela voando normalmente,mas foi exceção á regra porque ou á nevoeiro ou vento.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Assim lanço o desafio de novo: quem vir algum que diga algo.;)

Ps: E um desafio aos forunistas: Se quiserem combinar uma excursão/visita para ver vaga lumes, digam-me alguma coisa, por aqui ou por pm...
Poderão ver centenas de uma vez...;):D

Certamente um dia ainda vou chatear alguém! :D

Eu já há muitos anos que não vejo nenhum! Vivo sempre em áreas urbanas e quando vou ao campo, nunca os vejo. :angry:
Mas há 3 anos atrás vi duas ou três centenas quase de uma só vez :w00t: um espectáculo fabuloso (durante duas horas) mas não foi em Portugal :disgust:, foi na bonita região da toscania em Itália!
 
  • Gosto
Reactions: belem