Bioluminescência em Portugal

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Parece-me um macho do género Lampyris (só não sei é a espécie).

Parece L. iberica, mas há algo bem diferente (como no formato do pronotum, por exemplo), pelo menos à primeira vista.

Obrigado. Há alguma parte do pirilampo que gostasse de ver com outro detalhe? É que eu tenho mais fotos, mas não devem estar melhores que estas. Entretanto, de facto, o pronotum destes tem 2 manchas claras bem pronunciadas, os L. iberica que vi na net também têm, mas são mais curtas e não são tão circulares.

De acrescentar que eles devem aparecer de novo aqui, lá para o cair da tarde. Porque este encontrei-o no meio das plantas, mas durante a noite tive a visita de mais 2 iguais na minha varanda.

Uma pergunta básica, mas que ainda não esclareci, só as fêmeas emitem luz para atrair os parceiros? É que tanto quanto me apercebi até à data ainda só tinha fotografado fêmeas e essas emitiam luz.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Obrigado. Há alguma parte do pirilampo que gostasse de ver com outro detalhe? É que eu tenho mais fotos, mas não devem estar melhores que estas. Entretanto, de facto, o pronotum destes tem 2 manchas claras bem pronunciadas, os L. iberica que vi na net também têm, mas são mais curtas e não são tão circulares.

De acrescentar que eles devem aparecer de novo aqui, lá para o cair da tarde. Porque este encontrei-o no meio das plantas, mas durante a noite tive a visita de mais 2 iguais na minha varanda.

Uma pergunta básica, mas que ainda não esclareci, só as fêmeas emitem luz para atrair os parceiros? É que tanto quanto me apercebi até à data ainda só tinha fotografado fêmeas e essas emitiam luz.


Uma fotografia do ventre, podia ajudar, mas não sei se será fácil...

Sim, só as fêmeas produzem luz para atrair o parceiro, ainda que os machos produzam luz (normalmente quando se sentem ameaçados, ainda que já tenham sido fotografados a abrir a luz enquanto voavam, sem qualquer razão aparente (a ver se encontro a fotografia).

Também tal acontece (acender a luz sem razão aparente) por vezes quando estão em repouso ou a preparar-se para voar.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
glowwormmaleglow04.jpg


Brilho em vôo de um macho de Lampyris noctiluca

Mais aqui:

http://www.eakringbirds.com/eakringbirds6/glowwormmalebioluminescence.htm
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Uma fotografia do ventre, podia ajudar, mas não sei se será fácil...

Sim, só as fêmeas produzem luz para atrair o parceiro, ainda que os machos produzam luz (normalmente quando se sentem ameaçados, ainda que já tenham sido fotografados a abrir a luz enquanto voavam, sem qualquer razão aparente (a ver se encontro a fotografia).

Também tal acontece (acender a luz sem razão aparente) por vezes quando estão em repouso ou a preparar-se para voar.

Olá, belem. Não gosto muito de perturbar qualquer espécie animal, ainda para mais tratando-se de um inseto tão pequenino, mas também não resisti a analisar com mais detalhe o pormenor dos pirilampos no seu ventre:hehe:, deixo aqui o que foi possível captar, porque o pobre do bicho não parava quieto como é evidente:unsure::
GMZ4EHG.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O meu quintal está "on fire" com os vaga-lumes:D
Ontem um macho, hoje duas fêmeas, nunca tinha visto uma fêmea tão grande:w00t::

Fêmea 1 (mais pequena):
Pyq0cLY.jpg

M0BFwCH.jpg


Fêmea 2 (grande:w00t:):
Q5TFCqo.jpg

7lSsBIb.jpg

6YxQipX.jpg

frMmclD.jpg

MqrX2uw.jpg

cXak2cg.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas fotos!

Parece-me uma variedade distinta de Lampyris iberica.

Mas isto é apenas uma análise superficial, sem ver os animais pessoalmente... E por vezes, só a genética nos pode ajudar a dar a resposta definitiva.

Uma das fêmeas que aqui colocastes há uns tempos, não me pareceu ser L. iberica, nem L. noctiluca...
Às vezes, na mesma região, podem-se encontrar diferentes espécies do mesmo género, subespécies, ou então, variações da mesma espécie.

A ver se consigo averiguar a identidade desses animais, pessoalmente.

E sim, a Lampyris iberica pode atingir um grande tamanho, sendo normalmente maior que as outras espécies de Lampyris (e maior que a grande maioria de outros pirilampos que existem no mundo).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Vivinho e fresquinho, ao vivo aqui em casa...a comer-me a folha do morangueiro. E já o vejo há pelo menos 5 dias.
Tem 3 anéis de luz, o terminal mais pequeno.
Na freguesia de Penamaior, concelho de Paços de Ferreira.

TpWIqTR.jpg

jjLZaDR.jpg

ZsNMiia.jpg
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boa foto.

Mas importa dizer, que as fêmeas adultas de Lampyris, tanto quanto se sabe, não comem nada, (nem têm mandibulas para o efeito) e muito menos folhas ou plantas (ainda que eu compreenda o porquê da confusão)... Por vezes são vistas é a beber água.

Praticamente só se alimentam durante a fase larvar (e são carnívoras).

Ela devia estar apenas a segurar-se na folha (enquanto tentava atrair um macho com a sua luz).

PS: Dá para perceber que algumas folhas aparecem roídas ou cortadas, mas não é só no local onde ela está.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Muitas espécies luminosas interessantes aparecem neste vídeo:



Destaque para dinoflagelados, vaga lumes, cogumelos e tubarões luminosos (e mais outros seres que brilham, como certos peixes, alforrecas, cefalópodes, etc...).

Mais aqui:

Cores das luzes observadas no documentário: verde, azul e amarelo.

Existem seres a produzir mais cores, que penso que deviam ter referido, mas fora isso está um documentário muito bom.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já agora a fêmea de Lampyris que o Aristocrata postou, na minha opinião, não se trata de Lampyris iberica.
E também não sei se será Lampyris noctiluca.
Estou ainda indeciso sobre o que será (provavelmente L. raymondi ou algo mais desconhecido)...

PS: Agradeço imenso a atenção, mas a foto que apresenta melhor qualidade para identificação é a primeira a contar de cima.
As outras estão algo tremidas, por isso é quase impossível dizer o que se trata.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já tenho observado isto:



E isto:



Quando visito florestas maduras (e o tempo está húmido), consigo ver este fenómeno mesmo à superfície (sobretudo em sítios escuros),

Tanto madeira, frutos como folhas, por vezes são encontradas a brilhar. E também tenho visto os próprios cogumelos a luzir.

Se alguém tem observado este fenómeno gostaria de receber informação sobre o sucedido (neste tópico ou por pm)!

Obrigado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Fiz um pequeno video sobre um cogumelo luminoso que colonizou uns pedaços de madeira no meu terreno:



Brilhava ainda alguma coisa, mas já estava longe do auge lumínico (encontrei-o 2 semanas atrás, antes destas fotografias terem sido tiradas). Aliás, como indico nas descrições, 3 dias após ter sido encontrado, já brilhava consideravelmente menos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: WHORTAS