Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vi um de cor azul resguardado,nunca tinha visto,e outro da luz normal amarela voando normalmente,mas foi exceção á regra porque ou á nevoeiro ou vento.

Bom essa zona tem um clima à moda da Serra de Montejunto....:D
Obrigado pelos registos.
O pirilampo de luz azul poderá ser um Keroplatus sp, que curiosamente no estado adulto assemelha-se a um mosquito mas durante a fase larvar brilha com uma luz azul surpreendente.
O da luz amarela deverá ser um coleóptero do género Luciola.
Obrigado pelo relato.:D
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Certamente um dia ainda vou chatear alguém! :D

Eu já há muitos anos que não vejo nenhum! Vivo sempre em áreas urbanas e quando vou ao campo, nunca os vejo. :angry:
Mas há 3 anos atrás vi duas ou três centenas quase de uma só vez :w00t: um espectáculo fabuloso (durante duas horas) mas não foi em Portugal :disgust:, foi na bonita região da toscania em Itália!

Então se quiseres juntar o teu nome à lista, força nisso!!
Itália tem lugares muito bonitos é verdade e sei que tem abundância em vaga lumes em algumas zonas.

Cá em Portugal também já vi pirilampos às centenas.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Tenho uma pergunta para ti :D Belém:

Andei a reler todos os posts deste tópico e ainda tenho algumas dúvidas de quando (normalmente) será a melhor altura do ano para assistir às centenas de vaga-lumes que dizes ser possível avistar em Portugal? :huh:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tenho uma pergunta para ti :D Belém:

Andei a reler todos os posts deste tópico e ainda tenho algumas dúvidas de quando (normalmente) será a melhor altura do ano para assistir às centenas de vaga-lumes que dizes ser possível avistar em Portugal? :huh:

Depende do local.
Mas Junho normalmente é o mês ideal.
Contudo por vezes em Maio, Julho ou Agosto vêem-se verdadeiras «explosões».
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Com as condições meteorológicas actualmente presentes no nosso país, é possível e mais fácil detectar a presença das larvas de pirilampo a brilhar no solo florestal durante a noite.
Se viver numa zona rural, até mesmo no seu jardim poderá ver um!
Ontem vi alguns!
Uma das espécies apresentava numerosas luzes e era a Lamprohiza paulinoi.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui está um trabalho que publiquei mais uns colegas ( em Abstract, a versão completa não a posso pôr aqui).
Em apenas alguns dias de 2006 e 2007 de pesquisa em algumas partes de Portugal foi o suficiente para fazer 2 registos novos ( e já tenho aqui mais alguns a precisar de identificação! ).
O mais importante deste trabalho foi o anúncio da descoberta duma nova espécie para a Ciência e de um novo registo para Portugal!! :)
Portugal e a Espanha estão muito mal estudados neste aspecto.



http://www.heteropterus.org/pdf/n8/Heteropterus_Rev_Entomol_8(2)_147-154R.pdf
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Parabéns pelo estudo. Sei que no nosso país os insectos estão muito mal estudados, bem com as plantas avasculares, os líquenes, os fungos, etc... Fazem falta imensos estudos deste género e não tenho dúvidas que ainda há muitas espécies por identificar no nosso país.


Quando era criança recordo-me de ver muitos pirilampos no Verão na serra do Caldeirão, junto de uma aldeia chamada Cintados, na zona de Tavira. Havia umas galerias ripícolas com freixeiros e loendros junto à ribeira do Beliche onde eles se concentravam.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Parabéns pelo estudo. Sei que no nosso país os insectos estão muito mal estudados, bem com as plantas avasculares, os líquenes, os fungos, etc... Fazem falta imensos estudos deste género e não tenho dúvidas que ainda há muitas espécies por identificar no nosso país.


Quando era criança recordo-me de ver muitos pirilampos no Verão na serra do Caldeirão, junto de uma aldeia chamada Cintados, na zona de Tavira. Havia umas galerias ripícolas com freixeiros e loendros junto à ribeira do Beliche onde eles se concentravam.


Sem dúvida que Portugal é um país ainda pouco conhecido e esquecido a nível biológico.
Obrigado pela tuas descrições. :thumbsup:

Já agora que tipo de luz faziam os vaga lumes? Estava sempre acesa ou piscava? Voavam ou estavam poisados? E de que côr eram as luzes?
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu recordo-me que tinham uma luz amarelada. Já não me recordo bem se estava sempre acesa, já foi há muito tempo! Lembro-me de no crepúsculo no Verão ir à ribeira e ver passar no caminho a voar pouco alto uns insectos brilhantes amarelos.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu recordo-me que tinham uma luz amarelada. Já não me recordo bem se estava sempre acesa, já foi há muito tempo! Lembro-me de no crepúsculo no Verão ir à ribeira e ver passar no caminho a voar pouco alto uns insectos brilhantes amarelos.

Obrigado pela descrição.

Do Algarve, tenho recebido algumas descrições interessantes.
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mas não era em Agosto que eu os via!!! Era por volta de Maio/Junho! Até porque em Agosto não ia à ribeira porque estava praticamente seca!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mas não era em Agosto que eu os via!!! Era por volta de Maio/Junho! Até porque em Agosto não ia à ribeira porque estava praticamente seca!

Eu sei que não.
Mas os relatos que tenho recebido daí, com pirilampos de luz amarela são por volta de Agosto.
Claro que em outro locais poderão aparecer em fases diferentes.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Em Lisboa e arredores, por incrível que pareça, também possível encontrar pirilampos ! O problema é que no frenesim da nossa vida diária não parámos para ouvi-los e muito menos para os procurar!

Quanto à minha experiência, costumo passar as minhas férias de Verão, na aldeia dos meus avós (perto de Torres Vedras - 40 km a Noroeste de Lisboa) e os pirilampos são presença habitual nas noites, em especial naquelas mais amenas!

Mais curioso ainda é o (re)aparecimento de algumas aves que na minha infância não me recordo existir (e não sou assim tão velho - tenho 30 anos) ou pelo menos avistar: corvos e algumas aves de rapina. O meu pai tem uma teoria com a qual, até prova em contrário, considero correcta: como muitos campos deixaram de ser cultivados ("estão de campo", como se diz na região Oeste) não existem, nomeadamente pesticidas no meio ambiente, o que terá provocado um aumento destas populações animais.

Pelo contrário, as populações de pirilampos, grilos, parecem-me mais diminutas que há uns anos atrás. De facto, era bastante usual os pirilampos e grilos entrarem dentro de casa.

Será que existe uma diminuição populacional?
Por aqui também me parece que a população de alguns animais parece aumentar. Quase todos os dias costumo ver uma aguia.

a mais alguem parece que a população de coelhos selvagens aumentou?