Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por aqui também me parece que a população de alguns animais parece aumentar. Quase todos os dias costumo ver uma aguia.

a mais alguem parece que a população de coelhos selvagens aumentou?

Em alguns locais parece de facto, que sim, o que até está beneficiar a situação do lince-ibérico.

Situação em Dezembro de 2008
http://www.deshok.com/soslynxfile/por_file/lynxbrief12P.pdf

Relativamente aos pirilampos, ainda não vi nenhum adulto.
Apenas uma larva de Lampyris sp em Alto das Vinhas, no último fim de semana, que brilhava uma distinta e pausada luz verde.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A poluição luminosa, um pouco por todo o lado, está a aumentar de forma exponencial.
As consequências são económicas e ambientais.
Existe muita iluminação inútil a gastar biliões todos os anos que polue os nossos céus e desregula os ciclos naturais.
As auroras boreais, os céus estrelados e os pirilampos são algumas das coisas que a poluição luminosa artificial nos tira.


http://www.telusplanet.net/public/hgibbins/lightpollution/lightalbum.htm


http://www.ucar.edu/news/releases/2007/globenight.shtml


O retorno da noite?

http://www.inhabitat.com/2006/02/07/light-pollution-and-the-return-of-night/


Informação detalhada sobre o assunto, com propostas de alternativas:

http://starrynightlights.com/blog/category/light-pollution/





 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tenho visto cada vez mais pirilampos, ultimamente.
Por vezes surgem 2 espécies a brilhar juntas,o que dá um espectáculo de rara beleza.
Se alguém avistar algum, diga alguma coisa.
Espécies novas podem estar por descobrir.

Obrigado pelos reports (quem me enviou)!
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A questão das iluminações nocturnas é muito interessante, e preocupante. Recentemente uma estrada rural praticamente inabitada na minha terra natal recebeu uma iluminação digna de uma rua do Porto. Estamos em ano de eleições é há que apresentar obra. Contudo, este consumo desnecessário de electricidade é pago por todos nós com os nossos impostos. E essa não é a primeira vez que uma área pouco habitada ou mesmo desabitada recebe iluminação nocturna desmesurada em ano de elições. Por todo o país existem milhares e milhares de lâmpadas desnecessárias um pouco por todo o lado. Já era hora de a população e os autarcas serem sensibilizados para este problema, porque para além dos impactos ambientais, directos e indirectos, não somos um país rico que se possa dar ao luxo de desperdiçar tanto dinheiro em energia.

Aliás, este ano o desperdício de recursos e dinheiro será ponto assente: festas e mais festas com cantores pimba, iluminações nocturnas por todo o lado, rotundas, alcatrão partido e subsituído por calçada, calçada subtituída por asfalto... e quem paga todo este desperdício? Nós, que recebemos ordenados baixíssimos, nós que temos preços idênticos aos países mais ricos da Europa, nós que estamos sobrendividados, enfim, eternamente provincianos e mal formados...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A questão das iluminações nocturnas é muito interessante, e preocupante. Recentemente uma estrada rural praticamente inabitada na minha terra natal recebeu uma iluminação digna de uma rua do Porto. Estamos em ano de eleições é há que apresentar obra. Contudo, este consumo desnecessário de electricidade é pago por todos nós com os nossos impostos. E essa não é a primeira vez que uma área pouco habitada ou mesmo desabitada recebe iluminação nocturna desmesurada em ano de elições. Por todo o país existem milhares e milhares de lâmpadas desnecessárias um pouco por todo o lado. Já era hora de a população e os autarcas serem sensibilizados para este problema, porque para além dos impactos ambientais, directos e indirectos, não somos um país rico que se possa dar ao luxo de desperdiçar tanto dinheiro em energia.

Aliás, este ano o desperdício de recursos e dinheiro será ponto assente: festas e mais festas com cantores pimba, iluminações nocturnas por todo o lado, rotundas, alcatrão partido e subsituído por calçada, calçada subtituída por asfalto... e quem paga todo este desperdício? Nós, que recebemos ordenados baixíssimos, nós que temos preços idênticos aos países mais ricos da Europa, nós que estamos sobrendividados, enfim, eternamente provincianos e mal formados...


Já temos falado desse assunto a propósito da Astronomia e ainda há dias li um texto no Público sobre o telescópio GranTeCan em La Palma nas Canárias, onde referem a enorme sensibilidade das autoridades locais para essa questão. Seria altura de em Portugal as pessoas também começarem a preocupar-se com o assunto em vez das rotundas pirosas com esguichos e avenidas luzes de natal, quando vou à aldeia dos pais fico sempre maravilhado a olhar para o céu à noite, céu que todos vamos perdendo cada vez mais nas zonas urbanas


Grande Telescópio das Canárias
Bem-vindos à maior máquina do tempo do mundo

...
Mas a escolha das Canárias para a instalação do Observatório Europeu do Norte (ENO - formado pelo Observatório de Roque de los Muchachos, em La Palma, e pelo Observatório del Teide, em Tenerife) deve-se também ao pioneirismo do Governo local, que conseguiu ver na Astronomia uma mais-valia para o desenvolvimento e turismo das ilhas e que criou a primeira legislação do mundo sobre o direito ao céu nocturno. Toda a iluminação pública das ilhas é de baixa intensidade e a luz pública é obrigatoriamente inclinada para baixo, de acordo com a chamada "lei do céu". Adoptada em 1988 e aprovada em 1992, esta legislação acabaria por ser internacionalizada em 2007 com a Declaração sobre a Defesa do Céu Nocturno e Direito à Luz das Estrelas, assinada em La Palma pela Unesco e por um grupo de 23 países, dos quais Portugal não faz parte.
....

http://ultimahora.publico.clix.pt/?idCanal=13
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá,

Tirei esta foto em Junho do ano passado com um tlm por isso não está
grande coisa...





Isso parece-me uma fêmea de Lampyris, Nyctophila, Pelania...
As luzes diferem um bocado, mas desses 3 géneros, as fêmeas brilham de forma semelhante.
Mas claro, para uma identificação mais correcta necessitaria de mais detalhes...:)
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Isso parece-me uma fêmea de Lampyris, Nyctophila, Pelania...
As luzes diferem um bocado, mas desses 3 géneros, as fêmeas brilham de forma semelhante.
Mas claro, para uma identificação mais correcta necessitaria de mais detalhes...:)


Vou andar mais atento e com um maquina fotográfica :) pa ver se arranjo umas
fotos melhores.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Já vai um bocado tarde mas, o Parque Biológico de Gaia promoveu este fim-de-semana uma actividade para a observação de pirilampos!:)

Mas não foi a única, vai repetir-se nos dias 15, 20 e 22 de Junho!;)

Nunca os vi em Portugal mas, aqui há uns anos fui a uma "sessão" nos Estados Unidos e confesso que foi um dos melhores espectáculos que já vi! É algo mágico ver centenas de luzinhas verdes a brilhar na escuridão.:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já vai um bocado tarde mas, o Parque Biológico de Gaia promoveu este fim-de-semana uma actividade para a observação de pirilampos!:)

Mas não foi a única, vai repetir-se nos dias 15, 20 e 22 de Junho!;)

Nunca os vi em Portugal mas, aqui há uns anos fui a uma "sessão" nos Estados Unidos e confesso que foi um dos melhores espectáculos que já vi! É algo mágico ver centenas de luzinhas verdes a brilhar na escuridão.:)

Nos USA, até mesmo no centro de Nova Iorque (Central Park, claro!) se podem ver alguns sobretudo em Julho!:)
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas belem.
Este ano é dos mais fracos para ver vaga lumes na assafora,devido á grande frequencia de dias frescos e de vento, mas antes de ontem quando fui dormir vi alguns,pois não havia vento e pouca humidade contudo essa noite foi estranha isto devido ,que ao chegar(23.15) ao terreno dos meus pais estar uma noite de neblina tendendo para nevoeiro com pouco vento de NO mas passado 1.30 minutos de ter chegado, desapareceu a neblina forte e pouca humidade,e foi então que ai vi dois vaga lumes, mas tem sido um ano muito fraco de avista-los.

Como tem sido este ano?
E mais alguém tem visto alguns?
Obrigado a quem já me enviou uns relatos! :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Antes de mais, obrigado a alguns colegas aqui do forum, pelos relatos de avistamentos por pm! :D
Estão a ajudar a conservar estes animais cada vez mais raros.


Ontem à noite, durante um passeio por uma praia, vi zooplancton bioluminescente junto à rebentação!!
Era espectacular a luz tanto por vezes ficava acesa por um bocado como se apagava rapidamente.
A luz era azul!:)
Recebi um relato da zona de Sagres de um amigo meu, que descansava no barco em águas com cerca de 3 metros de profundidade e viu o mar cheio de luzes, com os pontos luminosos visíveis a diferentes níveis de profundidade dada a claridade das águas e a escuridão do local.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Imagem+021.jpg


Ou se quiserem uma versão mais ampliada, cliquem em cima da foto aqui:

http://pirilampos-lightalive.blogspot.com/2008_02_01_archive.html


Macho de Lamprohiza mulsanti

Como podem ver, o macho tem «janelas» por cima dos olhos para ter um campo de visão mais amplo, acrescentando cerca de 180º à percepção visual periférica acima de si mesmo.
Penso que estará sobretudo relacionado com a detecção das luzes emitidas pelas fêmeas sem contudo descartar da protecção oferecida pelo «elmo» ( pronotum).
Quando se sentem atacados, os olhos sensíveis retraem-se para debaixo desta estrutura, comprovando assim o seu papel protector.