Bioluminescência em Portugal

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boas fotos, Mr. Neves.
Pelo que tudo indica (fiz zoom), trata-se de um belo exemplar (vigor na côr, luminosidade e nas proporções) de fêmea adulta de Lampyris iberica.
E trata-se de um novo registo para a região (o mais próximo que conheço é de Viseu).
Obrigado!

Obrigado Lousano, pelo testemunho.
Dentro de poucos dias, devo ir para a zona de Óbidos.

Não tem de quê colega :thumbsup:. Eu tenho aqui umas fotografias mais próximas, mas uma delas não se vê tão bem:

S1uMLkr.jpg


uvyGuWE.jpg
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É sem dúvida uma fêmea adulta de Lampyris iberica.

Se alguém quiser participar numa saída de campo para encontrar formas bioluminescentes em Sintra, envie-me pm, por favor.

Algumas dúvidas que possam ter, podem colocá-las aqui.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Belém, aqui na minha zona do Sul do Ribatejo nunca vi nenhum pirilampo, sou eu que ando distratado ou não existem nesta zona do País?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Vi este exemplar hoje na parede da casa:

iYoeFK3.jpg


Tenho visto mais pequenos nos últimos dias, nas lides da horta, mas este até foi o maior que vi.
Ainda não os vi durante a noite, mas também ainda temos tempo fresco o que não é o melhor para eles "se iluminarem"...;)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,211
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Numa mata/floresta da Lagoa de Mira, (Mira, Coimbra), eram, à vontade, às centenas a piscarem a toda a volta (360°) do carro. Nunca tinha experienciado tal coisa, até à noite de ontem. :)

Os terrenos aqui estão todos luminosos com os milhares de pirilampos a pairar sobre as ervas dos terrenos, é bonito de ver.

:w00t: Tem que se conseguir tirar uma foto a uma cena dessas! ISO 1600 ou 3200 e alguns segundos de exposição com tripé conseguem apanhar as luzinhas de certeza. Já tentei em Sintra e apanhei alguns que andavam a voar, deixaram traços luminosos muito fraquinhos. Costumo ver bastantes na Serra de Sintra, mas com vento não se consegue tirar foto. Ontem apesar da ventania vi bastantes ao longo do trajecto Peninha-Malveira da Serra.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
:w00t: Tem que se conseguir tirar uma foto a uma cena dessas! ISO 1600 ou 3200 e alguns segundos de exposição com tripé conseguem apanhar as luzinhas de certeza. Já tentei em Sintra e apanhei alguns que andavam a voar, deixaram traços luminosos muito fraquinhos. Costumo ver bastantes na Serra de Sintra, mas com vento não se consegue tirar foto. Ontem apesar da ventania vi bastantes ao longo do trajecto Peninha-Malveira da Serra.

Pois era StormRic, eu na altura também pensei em tirar foto, mas como só tenho o telemóvel, nem me dei ao trabalho de tentar em tirar porque vi logo que nao se iria ver nada, visto que era de noite. Mas para que tem bons equipamentos fotográficos daria sempre umas boas fotos.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Pois era StormRic, eu na altura também pensei em tirar foto, mas como só tenho o telemóvel, nem me dei ao trabalho de tentar em tirar porque vi logo que nao se iria ver nada, visto que era de noite. Mas para que tem bons equipamentos fotográficos daria sempre umas boas fotos.

Pois, a situação é a mesma comigo. Não tenho maquinão para uma coisa dessas.
Uma curiosidade: no dia seguinte voltei lá ao mesmo local e já só vi um ou dois pirilampos. Espero que não tenha perturbado demasiado o habitat deles.