Bioluminescência em Portugal



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Há 2 semanas o meu filho apanhou 2 pirilampos durante o dia (que olho!) na zona de Amarante, freguesia do ôlo, a 300 mts do rio ôlo.
A espécie é a mesma que tenho aqui em casa - encontrei vários restos da "pele" (ecdises?) deles no início da semana. Mas ainda não avistei nenhum a brilhar.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
cBYsReB.jpg


Este excelente exemplar que colocastes uns tempos atrás, é muito interessante e aconselho a fazerem zoom para o verem melhor (quem quiser claro). Tem quatro pontos claros no pronotum («capacete» que protege a cabeça). Tanto quanto sei, até agora tem sido bastante raro, só me lembro de ter visto 2 fêmeas de Lampyris assim: uma em Espanha e outra nos arredores de Lisboa.

Pode ser Lampyris raymondi.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pirilampo-i.jpg



Pirilampo-ii.jpg



Fêmea de Lampyris sp.
Fotografada em Mafra (2011) por José Moura Pereira.


66cc51_72d0cde90326444785fe93de4b223218.webp


Fêmea de Lampyris iberica (fotografada a 4 de Junho de 2014 (Algarve)).

Este ano, ainda não se encontraram adultos deste género (talvez já apareçam, mas apenas em zonas com microclimas mais quentes).
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Espécies estivais começam agora a aparecer em força.
Uma delas é a Nyctophila reichii:


31260535516_4d3315776a_b.jpg



27062015_GL_Fernando-Gim%C3%A9nez-Azc%C3%A1rate_N%C3%ADjar_Almer%C3%ADa_Nyctophila-reichii_Hembra.jpg


Nyctophila-reichii-819258.jpg


NYMA00024_Francisco%20Rodriguez%20Luque_Macho%20Nyctophila%20reichii.JPG




Não se trata de Lampyris noctiluca (que também aparece como adulto nesta fase do ano), como diz no vídeo.
E pode-se ver o efeito da poluição artificial luminosa (excessiva) que leva fêmea a interromper o seu comportamento luminoso (tendo em vista atrair um parceiro) e a refugiar-se, sem lograr o acasalamento. Se não for importunada e se o ambiente for escuro o suficiente, tentará novamente a sua sorte, na noite seguinte (vivendo como adulta apenas cerca de 2 semanas).
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Espécies estivais começam agora a aparecer em força.
Uma delas é a Nyctophila reichii:


31260535516_4d3315776a_b.jpg



27062015_GL_Fernando-Gim%C3%A9nez-Azc%C3%A1rate_N%C3%ADjar_Almer%C3%ADa_Nyctophila-reichii_Hembra.jpg


Nyctophila-reichii-819258.jpg


NYMA00024_Francisco%20Rodriguez%20Luque_Macho%20Nyctophila%20reichii.JPG




Não se trata de Lampyris noctiluca (que também aparece como adulto nesta fase do ano), como diz no vídeo.
E pode-se ver o efeito da poluição artificial luminosa que leva fêmea a interromper o seu comportamento luminoso (tendo em vista atrair um parceiro) e a refugiar-se, sem lograr o acasalamento. Se não for importunada e se o ambiente for escuro o suficiente, tentará novamente a sua sorte, na noite seguinte (vivendo como adulta apenas cerca de 2 semanas).


Olá belem. Acho que tenho aqui um desses exemplares nas fotos, eu não tenho a certeza tão pouco se trata de algum pirilampo, mas em todo o caso ficam aqui os registos. Será que se trata de um Lamprohiza paulinoi? Não consegui ainda visualizar o seu brilho, mas vou estar atento, encontrei-o agora ao fim da tarde no meu jardim/quintal.
6noTyEy.jpg

em395Yx.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem e DaniFR

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Parece-me um macho do género Lampyris (só não sei é a espécie).

Parece L. iberica, mas há algo bem diferente (como no formato do pronotum, por exemplo), pelo menos à primeira vista.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves