Bioluminescência em Portugal



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E este @belem ? É uma larva de pirilampo?
lVhMb84.jpg


Pc5YPm1.jpg


É parecida com a que o Neves apanhou mas não me parece a mesma coisa; esta tem uma linha bem pronunciada ao longo das "costas".

Fotos de sexta-feira, no vale do Bestança, Cinfães.

Na segunda foi depois de lhe tocar, estava a fazer-se de morta a malandra... :rolleyes::lol:
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
E este @belem ? É uma larva de pirilampo?
lVhMb84.jpg


Pc5YPm1.jpg


É parecida com a que o Neves apanhou mas não me parece a mesma coisa; esta tem uma linha bem pronunciada ao longo das "costas".

Fotos de sexta-feira, no vale do Bestança, Cinfães.

Na segunda foi depois de lhe tocar, estava a fazer-se de morta a malandra... :rolleyes::lol:

Sim, trata-se de uma larva de Lampyris (provavelmente à procura de um lugar para pupar, no belo Vale do Bestança). :)
Se me deres uma ideia aproximada do tamanho da larva, pode ser que até te diga se é uma fêmea ou um macho (no caso dos pirilampos, as fêmeas normalmente são bastante maiores).
Quanto à espécie, para já é impossível dizer-te se é diferente da que o Mr. Neves postou!
Passo a explicar, a linha que descreves no meio do dorso pode ser apenas sinal de que está muito bem nutrida (a cutícula está bem esticada).
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Sim, trata-se de uma larva de Lampyris (provavelmente à procura de um lugar para pupar, no belo Vale do Bestança). :)
Se me deres uma ideia aproximada do tamanho da larva, pode ser que até te diga se é uma fêmea ou um macho (no caso dos pirilampos, as fêmeas normalmente são bastante maiores).
Quanto à espécie, para já é impossível dizer-te se é diferente da que o Mr. Neves postou!
Passo a explicar, a linha que descreves no meio do dorso pode ser apenas sinal de que está muito bem nutrida (a cutícula está bem esticada).
Obrigado! :thumbsup:
Não era muito grande, 4 cm talvez. Nunca tinha visto nenhuma ao vivo, e foi graças às fotos do @Mr. Neves que a topei! Escusado será dizer que foi um momento de grande excitação... :lol:

O vale do Bestança é das coisas mais lindas que há em Portugal! Já lá tinha andado no ano passado, passei lá o meu dia de anos :D Mas era inverno e estava completamente despido. Agora está ainda mais fantástico, verde e luxuriante. :w00t:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já tenho registo dos primeiros pirilampos estivais a aparecer em Portugal, e ainda alguns primaveris, ainda não atingiram o auge.

Alguma arte com o género Lampyris frequentemente representado:

bhnaxj.jpg


M829090.jpg


16aekb8.jpg


14np8ua.jpg


E ao longo dos anos, tenho encontrado exemplares bem maiores do que os exemplos aqui indicados, especialmente para o caso das larvas e das fêmeas adultas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: João Pedro

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Então e alguém tem visto pirilampos (ou outros seres vivos luminosos)?
Podem responder a esta questão neste tópico, por pm, por email (livinglightfestival@gmail.com) ou então por aqui:
Já viu algum ser vivo luminoso?

Obrigado!



Mais uma foto tirada numa reserva Lightalive (Quinta de Óbidos):

5DM2-48810-20180628-1024.jpg



Mais aqui: https://pirilampos-lightalive.blogspot.com/

Depois a ver se ponho mais fotos!
 
Última edição: