Vaga lumes de Portugal

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por belem 10 Mai 2008 às 02:09.

  1. João Pedro

    João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jun 2009
    Mensagens:
    3,575
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Nunca vi, mas adorava ver! Mas em Portugal, carvalhais com muita madeira morta não é fácil...
     
    Collapse Signature Expand Signature
    belem gostou disto.
  2. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,611
    Local:
    Sintra
    Estou agora perto de uma floresta ripícola na reserva de Óbidos com uns pedaços de madeira luminosos à minha frente.
    Existe igualmente aqui um cogumelo pequeno que tudo nele brilha, (até chapéu, pé , etc...) e ao início pensei que era uma larva de pirilampo, tal a intensidade... Também há espécies luminosas aqui a crescer na casca de árvores e nas folhas caídas no chão. Isto só consigo ver porque a zona está algo abrigada (devido ao tjpo de relevo, vegetação, etc...) de alguma reflexão luminíca artificial proveniente sobretudo de Óbidos e Caldas da Rainha. Noites de céu limpo, sem lua, são as melhores para procurar por este tipo de coisas.
    A floresta onde estou é saudável, não se encontram sinais de doença nas árvores. A espécie que cresce na madeira podre produz a bioluminescência mais forte de todas que vi, com tendência para até causar reflexão à sua volta.
    Penso que é uma espécie do mesmo género que encontrei aí no Norte (perto do Porto), já há uns anos, que fazia brilhar um enorme tronco apodrecido de carvalho alvarinho. A luz como tal era extraordinária! A ajudar na deteção de luzes, esteve a escuridão da floresta (com boas copas) e o relevo acidentado. Estas luzes tanto podem aparecer em força à superfície, e serem facilmente visíveis, como podem necessitar que as pessoas se dobrem para que se aprecie alguma coisa... Por vezes só damos conta que a madeira brilha, porque algo ou alguém a abriu ou cortou (não por falta de intensidade, mas porque só brilha por dentro).. Por isso é preciso paciência para encontrar estas coisas. Aconselho a ler bem o que está escrito nas referências em cima, para ajudar a encontrar estas espécies.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #347 belem, 8 Nov 2018 às 22:42
    Última edição: 17 Nov 2018 às 14:57
    João Pedro gostou disto.
  3. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,611
    Local:
    Sintra

Partilhar esta Página