Bioluminescência em Portugal



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
  • Gosto
Reactions: belem

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
8642683444_3713736eee_c.jpg


Larva de Pirilampo (Lampyris noctiluca)

Um bom artigo que acabei de ler, a natureza consegue-nos sempre surpreender, pois nunca me passou pela cabeça que as suas larvas se alimentassem de caracóis, lesmas, ou mesmo de minhocas.

@belem, tu que é uma pessoas que estás sempre a ensinar coisas novas nesta área, se tiveres mais alguns artigos que possas aqui publicar, ou mesmo alguma curiosidade sobre as larvas, e o que se pode fazer, para não perturbar o seu habitat, enquanto desenvolvem, ou mesmo o que fazer para de certa maneira preservar toda a espécie em si.
Isto porque trabalho todos os dias com agricultura biológica e regenerativa, e tenho sempre muito interesse em aprender mais e perturbar o menos possível toda a cadeia animal.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Qual foi o bom artigo que acabastes de ler?

Não estou no computador, mas posso entretanto deixar isto aqui:
https://pirilampos-lightalive.blogspot.com/2018/03/quero-ter-pirilampos-no-meu-quintal-o.html?m=1

https://pirilampos-lightalive.blogspot.com/2007/02/como-detectar-preservar-ou-atrair_21.html?m=1

Espero que ajude.
Acho que para começar deves tentar perceber se existem pirilampos por aí.

Obrigado pela ajuda, sim, em noites de primavera e verão observo sempre imensos pirilampos.
O artigo que li foi este:
http://www.viveraciencia.org/images/documentos/pirilampos.PDF
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mas observas os pirilampos dentro da tua propriedade?

Creio que já conhecia o artigo, mas obrigado na mesma.

Sim observo muitos, na minha propriedade e também em todo o redor, a pouição luminosa, é pouca, apenas os simples candeeiros nas estradas.
É um artigo simples, mas bem explicativo.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não é em Portugal, mas tem a sua relevância: pirilampos (aparentemente) desaparecem em massa em algumas zonas protegidas de Sarawak:

http://www.theborneopost.com/2019/01/20/the-missing-fireflies-of-sungei-miri/

E isto apenas foi notado, porque estas zonas foram estudadas.
Os investigadores vão voltar a visitar esta zona, nos próximos meses, para tentar perceber se esta situação se confirma, e quais as causas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Por acaso tenho seguido todos os projectos desenvolvidos pela Life Lines, na região do Alentejo, e estão todos de parabéns, pois,juntaram-se todas a entidades em prol da preservação da natureza, como a camaras municipais, Infraestruturas de Portugal, entre outras.
É um projecto piloto no nosso país, e até em muitos aí pela nossa Europa, pois os seres mais pequenos, como os anfíbeos, ainda acabam por sofrer mais dos que as espécies de maior porte.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já apareceram!

Fungos bioluminescentes


Um pequeno vídeo com uma oligoqueta luminosa (pena que ela tenha brilhado por tão pouco tempo):

Complicada de encontrar e ainda mais de filmar.
Para a próxima tento fazer melhor.
Quem quiser saber mais sobre o que está a ver, pode dar uma olhada na descrição do vídeo e nos comentários.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Estou agora diante de dois grandes cepos (ameixeira e macieira (ambas muito velhas)) que têm uma maravilhosa luz verde-azul, muito provavelmente produzida pelo fungo luminoso do género Armillaria.
Quase certamente, os fungos apenas estão a decompôr, pois não se notam sinais destes, em outras árvores em redor.
A luz aparece sobretudo nas raízes que arranquei.
Dentro de um plástico, dão um bom candeeiro, para quando for para a cama.
Quem já observou este fenómeno, se quiser, pode vir aqui documentar, pois estou a fazer uma investigação também sobre este tema.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estou agora diante de dois grandes cepos (ameixeira e macieira (ambas muito velhas)) que têm uma maravilhosa luz verde-azul, muito provavelmente produzida pelo fungo luminoso do género Armillaria.
Quase certamente, apenas estão a decompôr, pois não se notam sinais deste fungo, em outras árvores em redor.
A luz aparece sobretudo nas raízes que arranquei.
Dentro de um plástico, dão um bom candeeiro, para quando for para a cama.
Quem já observou este fenómeno, se quiser, pode vir aqui documentar, pois estou a fazer uma investigação também sobre este tema.

Tenho feito muita envestigação atraves da net, sobre tudo o que se relaciona com biodiversidade, e aves principalmente, mas olha que agora fiquei ainda mais curioso acerca do fungo que falaste.
Vou investigar mais sobre o assunto, para aprender mais alguma coisa, mas para ocorrer esse tal fungo, de certeza que os troncos em questão, já devem de estar na recta final de decomposição, já quase a virar matéria organica.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, boa parte destes cepos apodrecidos que encontrei, desfazem-se facilmente com as mãos (se os tivesse encontrado umas semanas antes, talvez brilhassem bem mais).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993