Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
esta.jpg


Aqui indico onde possivelmente estão os élitros vestigiais:

Tp-WIq-TRdggi.jpg
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ora aqui vão dois espécimes encontrados a 12 março deste ano.
Aqui tem estado fresco e húmido, as noites não são de todo quentes para os ver a brilhar.
Os miúdos gostam de procurar todo o tipo de animais, e vão encontrado pirilampos de tempos a tempos durante a luz do dia. :)
Espero que gostem...

P.S.: as imagens vão com a resolução original, sem tratamento de edição. São grandes e permitem zoom.

SCxxU7z.jpg

zzVcOjo.jpg

3SP7vJH.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ontem à noite saí para o campo (perto de Sintra), e foi uma experiência muito boa.
Observei cerca de 650 exemplares de 3 espécies diferentes, em cerca de 1400 metros percorridos.
Também vi alguns fungos luminosos a crescer nas folhas caídas da floresta.

E localizei um ninho de bufos-reais com crias! Já há alguns anos que tenho ouvido bufos-reais por lá, mas não me lembro de ver ninhos ou de ouvir crias a piar.

Quem já viu algum pirilampo (este ano ou em anos anteriores), se quiser falar do achado já sabe:

https://pirilampos-lightalive.blogspot.com/2020/04/avistamentos-de-2020.html
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

As minhas primeiras tentativas de registo de pirilampos, na passada sexta-feira, no Parque das Ribeiras do Uíma, em Fiães, Santa Maria da Feira. Já lá tinha estado no ano passado, sem máquina. Este ano decidi experimentar. Não ficaram grande coisa, foi um teste, mas ainda assim fiquei satisfeito por a máquina conseguir apanhar alguma coisa :) Para a próxima ficarão melhores :D

CD9P8EA.jpg


SxVhVbq.jpg


hZ834M0.jpg


jpPeiXL.jpg


Penso que haveria mais do que no ano passado. É um belo spot para os ver, simplesmente mágico :w00t:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas,

As minhas primeiras tentativas de registo de pirilampos, na passada sexta-feira, no Parque das Ribeiras do Uíma, em Fiães, Santa Maria da Feira. Já lá tinha estado no ano passado, sem máquina. Este ano decidi experimentar. Não ficaram grande coisa, foi um teste, mas ainda assim fiquei satisfeito por a máquina conseguir apanhar alguma coisa :) Para a próxima ficarão melhores :D

CD9P8EA.jpg


SxVhVbq.jpg


hZ834M0.jpg


jpPeiXL.jpg


Penso que haveria mais do que no ano passado. É um belo spot para os ver, simplesmente mágico :w00t:


Este vídeo, foi feito no Porto, no Cantinho das Aromáticas, na noite passada.

 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Talvez centenas, mas a câmera não conseguia captar.

Não deve ser nada fácil captar a imagem de centenas de pirilampos ao mesmo tempo, (quanto muito, existem filmagens feitas em alguns mangues do Sudeste Asiático a mostrar o efeito visual de tal aglomeração, mas tal é feito com câmeras especiais e em locais e momentos muito específicos).
Se caminharmos centenas de metros ou até alguns kms,, aí podemos já estar a ver milhares.
Mas vai sendo cada vez mais difícil documentar este fenómeno, pois várias destas aglomerações estão a desaparecer.

Também gostaria de dizer que algumas fotografias podem ser enganosas (aliás a esmagadora maioria das fotos que vemos na internet estão alteradas), pois parecem mostrar várias centenas de pontos luminosos, mas vários desses pontos representam o mesmo pirilampo (a câmera «grava» e sobrepôe várias sequências luminosas do mesmo pirilampo).
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Talvez centenas, mas a câmera não conseguia captar.
Estavas lá? Como sabes que a câmera não conseguia captar? :D

Também gostaria de dizer que algumas fotografias podem ser enganosas (aliás a esmagadora maioria das fotos que vemos na internet estão alteradas), pois parecem mostrar várias centenas de pontos luminosos, mas vários desses pontos representam o mesmo pirilampo (a câmera «grava» e sobrepôe várias sequências luminosas do mesmo pirilampo).
Claro, fruto da longa exposição. Só não fica uma linha contínua porque eles não estão sempre a emitir luz. Vê-se bem nas minhas fotos onde, com alguma atenção, se percebem perfeitamente as trajetórias e quantos pirilampos estão, efetivamente, retratados.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial