Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tenho visto larvas luminescentes de vaga lume em Sintra e perto da Arrábida, sobretudo em bosques densos e nativos.
Diferentes formas de bioluminescência marinha, continuam a ser observadas.
Um artrópode marinho evidenciava uma luz azul clara e algas brilhavam «electricamente» por impulsos que percorriam as suas hastes. Plâncton luminescente brilhava em quantidades elevadas, sobretudo em zonas de pouca corrente reagindo ao toque na água de forma exuberante.
A luz azul predominava nestes casos, mas existem diferentes côres nos mares.
Aliás é mesmo nos oceanos, que existem mais côres e formas bioluminescentes, não se conhecendo paralelo em qualquer outro ecossistema.
Existem relatos extraordinários de cientistas que desceram às profundidades abissais, que descrevem a variedade e quantidade de luzes observadas. Algumas tão intensas ao ponto de deixarem os observadores assustados. Certos pesquisadores ficaram tão perplexos, que se tornaram estudiosos de bioluminescência.

Um exemplo de luzes diferentes é um peixe que se pode encontrar nos mares de Portugal assim como em mais alguns países, o Aristostomias tittmanni.

http://www.lifesci.ucsb.edu/~biolum/organism/dragon.html


Diferentes formas de bioluminescência:

 
Última edição:


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos


Lula bioluminescente.
Esta espécie existe em Portugal e em mais alguns países.

PS: Na Arrábida encontrei 3 espécies de pirilampo, quase no mesmo local, a brilhar no solo humedecido pelas chuvas e ainda uma oligoqueta bioluminescente junto a uma grande poça.
Interessante, o facto de que aparentemente algumas árvores, como o carvalho-cerquinho por exemplo, actuarem como «pega-nevoeiros», ficando as folhas molhadas durante os períodos de nevoeiro e provocando uma «chuva» apreciável debaixo da sua copa, mesmo em noites de céu limpo. Em algumas zonas desta serra, a precipitação oculta tem alguma influência nos micro habitats e ocasiona circunstâncias muito raras de testemunhar em qualquer outro local.
 
Editado por um moderador:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu já tinha lido algures um texto sobre a importância das «chuvas ocultas» motivadas pelos nevoeiros, na costa ocidental a sul do Tejo, especialmente nas zonas a ocidente das serras de Grândola, Cercal, Monchique e Espinhaço Cão. Estas serras «acomodam» a humidade atlântica, fazendo assim do Alentejo litoral um habitat totalmente distinto das planícies para nascente destas serranias. Não é de admirar, por isso, a presença de carvalho-cerquinho e de carvalho-de-Monchique na região anteriormente descrita.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já há muitos mais pirilampos agora.
Tenho visto sítios com dezenas deles e entretanto outras espécies vão aparecendo. Entre elas, a espectacular Lamprohiza paulinoi. :)
Também no mar, foi observada bioluminescência, praticamente em todas as visitas às poças de maré, sendo que na última vez a quantidade e intensidade da bioluminescência foi maior ( há cerca de 5 dias).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Esta semana já se nota uma diminuição no número de vaga lumes avistados, pelo menos nos arredores de Lisboa ( derivado à duração dos ciclos das espécies).
Em zonas mais frescas da Estremadura, ainda devem estar em fase de ascensão de números.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui pela louriceira os pirilampos começam a aparecer ( que se notem) em abril....ontem pela noite vi uns 15 na ribeira que passa perto da minha casa...cada um tinha a parte cintilante/bioluminescente com uns 0.5 a 1cm:)
 
  • Gosto
Reactions: belem

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu já tinha lido algures um texto sobre a importância das «chuvas ocultas» motivadas pelos nevoeiros, na costa ocidental a sul do Tejo, especialmente nas zonas a ocidente das serras de Grândola, Cercal, Monchique e Espinhaço Cão. Estas serras «acomodam» a humidade atlântica, fazendo assim do Alentejo litoral um habitat totalmente distinto das planícies para nascente destas serranias. Não é de admirar, por isso, a presença de carvalho-cerquinho e de carvalho-de-Monchique na região anteriormente descrita.

Eu conheço muito bem a serra de grandola ( 320m), posso dizer que tem um clima muito ameno ( vejam as normais para santiago do cacem, a 230m: http://www.meteopt.com/forum/climat...cas-de-santiago-do-cacem-4376.html#post206698) e com hr´s e precipitações bastante superiores ás areas circundantes.
É uma serra vastamente arborizada, essencialmente por sobreiros, pinheiros mansos, inumeras herbaceas, eucaliptos e até especies selvagens de pereiras, entre outros exemplares de flora do sul do pais, requerente de temperaturas amenas ou elevadas e bastante humidade.
A nivel de fauna tambem é um local rico.

Embora seja uma serra com alguma capacidade de provocar precipitações orograficas, tal como a do cercal, suponho que as serras do oeste e a serra de monchique tenham efeitos muito mais intensos, sendo as primeiras, beneficiadas pelos nevoeiros advectivos que se formam sobre as aguas mais frias do litoral a norte de sintra e pela maior frequencia de frentes.:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu conheço muito bem a serra de grandola ( 320m), posso dizer que tem um clima muito ameno ( vejam as normais para santiago do cacem, a 230m: http://www.meteopt.com/forum/climat...cas-de-santiago-do-cacem-4376.html#post206698) e com hr´s e precipitações bastante superiores ás areas circundantes.
É uma serra vastamente arborizada, essencialmente por sobreiros, pinheiros mansos, inumeras herbaceas, eucaliptos e até especies selvagens de pereiras, entre outros exemplares de flora do sul do pais, requerente de temperaturas amenas ou elevadas e bastante humidade.
A nivel de fauna tambem é um local rico.

Embora seja uma serra com alguma capacidade de provocar precipitações orograficas, tal como a do cercal, suponho que as serras do oeste e a serra de monchique tenham efeitos muito mais intensos, sendo as primeiras, beneficiadas pelos nevoeiros advectivos que se formam sobre as aguas mais frias do litoral a norte de sintra e pela maior frequencia de frentes.:thumbsup:


A Serra de Grândola, no seio da comunidade científica portuguesa, é um local bastante conhecido, pois é um reservatório de biodiversidade, tendo uma fauna riquíssima em insectos, anfíbios, aves e muitos dos seus mamíferos carnívoros têm sido acompanhados por estudos muito interessantes.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já começam a aparecer os primeiros vaga lumes estivais. :)




Foto de Marc Blanco

E aguardo mais descrições de avistamentos.
Quem quiser descrever a sua experiência, pode fazê-lo por aqui ou enviando-me uma pm.
Qualquer relato por mais simples que seja pode ser muito importante para a protecção destas espécies tão importantes quanto singulares.

Obrigado! :)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Avistei um pirilampo aqui em minha casa há cerca de 3\4 semanas. Bem bonito e luminoso.

Se tiver oportunidade irei tentar obter uma fotografia.:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Interessante!
Como brilhava?
Tinha um luz estável, intermitente, voava com a luz sempre acesa, etc..?
Ainda não consegui a foto "prometida"...:D
A luz era estável. Também o pirilampo estava imóvel. Teria cerca de 2,5\3 cm de comprimento.
Tem brilhado várias noites seguidas ultimamente.

Se puder eu tiro uma foto;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ainda não consegui a foto "prometida"...:D
A luz era estável. Também o pirilampo estava imóvel. Teria cerca de 2,5\3 cm de comprimento.
Tem brilhado várias noites seguidas ultimamente.

Se puder eu tiro uma foto;)

Muito obrigado pela atenção.
A zona onde ela tem brilhado tem muita luz artificial?
Podes dar alguma descrição do local?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Muito obrigado pela atenção.
A zona onde ela tem brilhado tem muita luz artificial?
Podes dar alguma descrição do local?

Fica mesmo no meu quintal\jardim.
Encostado a dois dos muros, debaixo da ramada, sem luz directa mas com alguma luz residual da iluminação pública. Tem pouca vegetação o local onde já o(s) vi. É um local um pouco protegido.