Bioluminescência em Portugal

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Conforme "prometido" tirei umas fotos do BICHO:D

Na 1ª foto vê-se o local onde ele está: empoleirado em cima de uma laje de cimento que está ao alto.

igp2240medium.jpg


Na 2ª imagem o pirilampo mais de perto...

igp2242medium.jpg


Na 3ª imagem um "crop" da 2ª fotografia.

pirilampo1medium.jpg


Pena que por ser um local escuro seja difícil focar melhor; fi-lo de forma manual - ainda estou a habituar-me à nova reflex e por isso ainda não sou "expert":p

Se tiver mais oportunidades irei tentar para ver se obtenho imagens melhores.

P.S.: dá gosto observar aquela luz pela noite. Faz-me lembrar a minha infância em que no verão observava inúmero pirilampos e imaginava como ele seriam para nos dar aquela linda luz...
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boa noite!

Trata-se de uma fêmea adulta do género Lampyris! :)
São dos pirilampos mais brilhantes que se conhece.
Não sei que espécie é, porque isso exigiria fotos pormenorizadas...
Uma mais simples, que pode ajudar, é se fotografares o pronotum ( neste caso é o capacete que protege os olhos lol).
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pois...terá de ser por tentativa e erro.:hehe:

Mas de facto este pirilampo brilha de forma marcada. Apenas na extremidade mas é perfeitamente notório a mais de 5 metros em condições de alguma luminosidade.

Tenho estas 2 fotos que poderão dar alguma "luz" sobre isso; espero que ajude.;)

pirilampo2.jpg


Esta espero que gostes pela luz que mostra (um pouco tremida talvez...):D

pirilampo3.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois...terá de ser por tentativa e erro.:hehe:

Mas de facto este pirilampo brilha de forma marcada. Apenas na extremidade mas é perfeitamente notório a mais de 5 metros em condições de alguma luminosidade.

Eu já as consegui avistar a algumas dezenas de metros ( com condições de baixa luminosidade ambiente). :)
Também depende da saúde/idade do animal. Um animal mais saudável e no pico de forma, brilha muito mais, do que um menos saudável ou no fim do seu ciclo...:D

CAMR0LUF.jpg


Esta foto tirei-a na escuridão de um quarto com o tlm ( toda a luz ambiente foi produzida pelo pirilampo!).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois...terá de ser por tentativa e erro.:hehe:

Mas de facto este pirilampo brilha de forma marcada. Apenas na extremidade mas é perfeitamente notório a mais de 5 metros em condições de alguma luminosidade.

Tenho estas 2 fotos que poderão dar alguma "luz" sobre isso; espero que ajude.;)

pirilampo2.jpg


Esta espero que gostes pela luz que mostra (um pouco tremida talvez...):D

pirilampo3.jpg

Muito bem!
Mas essa espécie tem sido uma verdadeira confusão. lol
Onde devia ter 2 pontos salmão no pronotum, tem 4!!
Apanhei uma semelhante aqui perto ( foi a única que vi assim), mas não sei se é exactamente a mesma...
Bom neste caso, só com um ou dois exemplares, como amostra.
Claro que não te vou pedir para apanhares esses pirilampos, mas vou anotar a localidade e fazer uma pesquisa de campo na zona, por outra altura.
Mas foi certamente um excelente achado!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Terá que ser no verão e nas noites quentes que temos (poucas...).
E penso que aparece por todo o concelho - pelo menos a metade sul é de certeza, tanto na minha freguesia actual como naquela onde nasci e cresci, separadas por poucos quilómetros.

Posso apanhar o "bicho":D
Mas depois lá se vai a descendência e a hipótese de ver muitos mais por aqui...:lmao:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Terá que ser no verão e nas noites quentes que temos (poucas...).
E penso que aparece por todo o concelho - pelo menos a metade sul é de certeza, tanto na minha freguesia actual como naquela onde nasci e cresci, separadas por poucos quilómetros.

Posso apanhar o "bicho":D
Mas depois lá se vai a descendência e a hipótese de ver muitos mais por aqui...:lmao:


Deixa estar o bicho. :D
Eu consigo encontrá-los mesmo fora do verão.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá!

No inicio desta semana também vi este exemplar.



Algo que já não avistava à algum tempo por aqui.

Boa tarde

É também uma fêmea adulta do género Lampyris.
Não é possível determinar a espécie a partir desta foto, mas pelo menos parece-me uma espécie claramente distinta em relação à anterior ( à do Aristocrata)!
Se conseguires tirar uma foto mais próxima ao pronotum, pode ser que isso se confirme definitivamente.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ontem encontrei este «report» no meu blog, por parte de R. Horta:


1- Local e hora do avistamento
- Benfica, dias 8/9 de Outubro entre as 23h e as 04h00.

2- Condições atmosféricas
- Chuva permanente

3- Condições de luminosidade do local
- Nenhuma iluminação

4- Que tipo de luz emitia o pirilampo?
- Luz dourada intermitente e irregular.

5- Em que habitat estava o pirilampo?
- Zona de descampado/pequena mata, principalmente num canavial.


Um vaga lume com luz dourada não é muito vulgar.:)
A maior parte tem uma luz verde.
Mas existem algumas espécies ( muito poucas) com luz não verde.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nesta altura começam a aparecer cada vez mais cogumelos.
Um deles é Omphalotus olearius, um cogumelo pouco conhecido em Portugal, mas com particularidades bioluminescentes especiais.
Normalmente crescem sobretudo em troncos de oliveiras velhas ou em decomposição e embora nem sempre estejam num estado óptimo para luminescer em todo o seu esplendor, por vezes, isso acontece e o efeito é extraordinário:

genbiopath_omphalotus.jpg


http://www.ibwf.de/genbiopath_index.htm


Omphalotus-Olearius.jpg


http://fungicollection.blogspot.com/


106587-fb.jpg


http://listverse.com/2009/08/17/top-10-incredible-funguses/


2896593960_7e2cb4bb90_b.jpg


http://bighugelabs.com/onblack.php?id=2896593960&size=large

Ainda não vi esta espécie, mas já vi outra também bastante espectacular no Norte do país, que ocupava áreas assinaláveis de troncos em decomposição de carvalhos (Quercus robur).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
De salientar que entretanto já encontrei esta espécie que está acima (Omphalotus olearius), numa zona com árvores maduras ( sobretudo de zambujeiro mas também com alguns sobreiros, carvalhos-cerquinhos e eucaliptos, a apenas uns 3 kms de casa) é de facto muito interessante e única!
Curiosamente os maiores encontrei em cepos de grandes eucaliptos (embora perto de zambujeiros muito antigos) e atingiam mais de 20 cm de diâmetro!

A bioluminescência é bastante visível, mas é necessária alguma habituação dos olhos ao ambiente escuro para se tornarem visíveis na sua plenitude (como seria normal na maior parte do decorrer da sua evolução, antes que o Homem instalasse luzes artificiais em vários sítios...).
 
Última edição: