Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Estavas lá? Como sabes que a câmera não conseguia captar? :D


Claro, fruto da longa exposição. Só não fica uma linha contínua porque eles não estão sempre a emitir luz. Vê-se bem nas minhas fotos onde, com alguma atenção, se percebem perfeitamente as trajetórias e quantos pirilampos estão, efetivamente, retratados.

Então e tu estavas lá? Como sabes que é publicidade enganosa?

Eu não estava lá, mas estou habituado a relatos em que me falam de milhares, e que na verdade, sãp centenas. Daí que tenha dito que talvez fossem centenas. Isto porque tem sido assim ao longo de vários anos.
Mas claro que descrições deste género, não são registadas pelo meu projeto. Apenas podem sugerir a possibilidade de existirem muitos pirilampos na região, mas tal necessitará de confirmação definitiva (no local).
Poucas vezes vi aglomerações de milhares, e para contar tais quantidades tinha que andar algumas centenas de metros.

Como eu sei que a câmera não conseguia captar?
Primeiro, sabes qual é a câmera que o senhor está a usar? Até pode ser um tlm. E mesmo com uma boa câmera, pode ser bastante complicado.
Conheço muita gente que tentou e não conseguiu.
Até já vieram pessoas da televisão ter comigo para filmar centenas de pirilampos, e não conseguiram.
Apareciam pirilampos, mas não captavam uma grande parte dos mesmos.

Claro, fruto da longa exposição. Só não fica uma linha contínua porque eles não estão sempre a emitir luz. Vê-se bem nas minhas fotos onde, com alguma atenção, se percebem perfeitamente as trajetórias e quantos pirilampos estão, efetivamente, retratados.

Claro, mas nem toda a gente se apercebe disso.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Então e tu estavas lá? Como sabes que é publicidade enganosa?

Eu não estava lá, mas estou habituado a relatos em que me falam de milhares, e que na verdade, sãp centenas. Daí que tenha dito que talvez fossem centenas. Isto porque tem sido assim ao longo de vários anos.
Mas claro que descrições deste género, não são registadas pelo meu projeto. Apenas podem sugerir a possibilidade de existirem muitos pirilampos na região, mas tal necessitará de confirmação definitiva (no local).
Poucas vezes vi aglomerações de milhares, e para contar tais quantidades tinha que andar algumas centenas de metros.

Como eu sei que a câmera não conseguia captar?
Primeiro, sabes qual é a câmera que o senhor está a usar? Até pode ser um tlm. E mesmo com uma boa câmera, pode ser bastante complicado.
Conheço muita gente que tentou e não conseguiu.
Até já vieram pessoas da televisão ter comigo para filmar centenas de pirilampos, e não conseguiram.
Apareciam pirilampos, mas não captavam uma grande parte dos mesmos.

Claro, mas nem toda a gente se apercebe disso.
Parece-me que interpretaste mal o meu comentário... estava genuinamente interessado em saber se tinhas estado lá, uma vez que no vídeo só se vê um pirilampo e por isso ter dito que era "publicidade enganosa".
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Parece-me que interpretaste mal o meu comentário... estava genuinamente interessado em saber se tinhas estado lá, uma vez que no vídeo só se vê um pirilampo e por isso ter dito que era "publicidade enganosa".

Eu vi 3 ou talvez 4. E penso que dá para perceber que ele quis filmar a curta distância e que usou uma luz para fazer a filmagem, ora isto tira a visibilidade das luzes produzidas pelos pirilampos em redor. Portanto, penso que isto ajuda a explicar o motivo pelo qual possivelmente não vemos mais pirilampos.

As probabilidades de eu estar lá não eram assim muitas, mas tudo bem, tu lá sabes porque dizes o que dizes.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
As probabilidades de eu estar lá não eram assim muitas, mas tudo bem, tu lá sabes porque dizes o que dizes.
Foi pelo que escreveste que disse o que disse; pareceu-me que tinhas estado lá, apesar de achar estranho e por isso perguntei. Eu, por acaso, até conheço o autor do vídeo ;)
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Foi pelo que escreveste que disse o que disse; pareceu-me que tinhas estado lá, apesar de achar estranho e por isso perguntei. Eu, por acaso, até conheço o autor do vídeo ;)

É que estou habituado a esse tipo de relatos.
Com o entusiasmo as pessoas pensam genuinamente que estão a ver milhares, mas quando é feita uma contagem, ficamos pelas centenas.

É realmente complicado ver milhares de forma concentrada.
Mas já vi tremendas aglomerações em que facilmente se contavam mais de mil pirilampos, bastando apenas andar um bocado. Depois se queriamos ver mais mil e outros mil só tinhamos que continuar a andar.
Como já contei aqui, houve até uma noite em que em muitos lugares era difícil de sentar para descansar, pois até o chão estava cheio de pirilampos (ainda por cima em muitos casos eram fêmeas, que na época alta dos adultos, são normalmente muito menos numerosas do que os machos).
Lembro-me que entraram até vários pirilampos em casa.
Eu ainda terei que voltar a estudar aquela região.
Contudo acho que ainda nem sequer visitei as zonas com mais potencial (num futuro próximo, em princípio).
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Igual, ou muito semelhante, à dos que vi no Uíma.

Flashes?

Em princípio, devem ser pirilampos do género Luciola.

Não é muito comum estarem tão perto do mar, mas em certos locais, tal pode ocorrer (sobretudo quando existe alguma vegetação relativamente perto do mar).
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Flashes?

Em princípio, devem ser pirilampos do género Luciola.

Não é muito comum estarem tão perto do mar, mas em certos locais, tal pode ocorrer (sobretudo quando existe alguma vegetação relativamente perto do mar).
Sim, flashes. E sim, numa zona com vegetação à altura da cintura, mais coisa menos coisa.
Sensivelmente por aqui:
KWtRqf8.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Enquanto em finais de Setembro, poucas larvas de pirilampo eram observadas na Reserva Lightalive de Óbidos, ontem (debaixo de chuviscos) já foram observadas bastantes larvas, que provavelmente estão a emergir dos seus refúgios (nos quais se abrigaram durante os meses secos e quentes de verão).
Em finais de Setembro foram observados igualmente alguns ramos e troncos em decomposição a luzir (tendo sido colonizados por um fungo luminoso), mas ontem foram observados vários novos pontos de emergência de outros fungos luminosos (desta feita a colonizar as folhas caídas no chão).
 
Última edição: