1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Veganismo a unica solucao para a sustentabilidade.

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Danilo2012 10 Dez 2015 às 06:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Lamentavelmente em Portugal nas últimas décadas caiu drasticamente o consumo de leguminosas. Noutros tempos eram uma das principais fontes de proteínas da população. Há variedades regionais em risco de desaparecer. No Algarve é tradicional o cozido de grão-de-bico ou os griséus (variedade local de ervilhas) guisados com ovos e coentros.

2. StormyAlentejo

StormyAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Set 2014
    Local:
    Beja/Lisboa
    Não vejo onde haja variedades regionais em risco de desaparecer. Não é só no Algarve que se come isso, no Alentejo é até muito mais comum. Grão cozido com mão de vaca, ervilhas com ovos e carne de borrego, etc. etc... Faz parte assídua da alimentação destas zonas.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Não percebo...
    Está na nossa natureza comer carne e não só, tal como está na natureza de outros animais comer as suas presas. Agora pergunto: se o veganismo é a única solução para a sustentabilidade, então porque é que comem os alimentos de outros animais, ao se alimentarem de legumes, plantas? Não estão a ser contra a sustentabilidade, acabando com o alimento de cada animal (pois, querendo ou não, há, também, extinção de plantas) ? Percebo que não comes animais por causa do seu sofrimento, mas as plantas também não sofrem? Como já foi dito, também há o prejuízo nutricional, isso significa que a dieta vegetariana necessita de atenção redobrada e busca por suplementação para que seja satisfatória e completa. Não é anti-natural "contradizer" as vontades e as necessidades do nosso corpo e percorrer um longo caminho só para encontrar a tal proteína, enquanto que temos um animal que tem o que precisamos?
    Tal como qualquer animal, devemos seguir o que queremos comer e o que nos faz, realmente, bem, sem criar "caminhos" que prejudiquem a nossa saúde.
    Eu adoro carne mas também adoro legumes, tanto que como imensa salada às refeições (até já me disseram que sou o adolescente mais anormal que eles já viram por causa disso:D)
    Posso não ter tanto conhecimento como alguns, mas sei pensar por mim mesmo e perceber o que realmente faz bem para a minha saúde ;)

4. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Isso não faz muito sentido. A nossa alimentação só destrói a alimentação dos outros animais de forma indireta mediante a desflorestação e destruição de habitat. A forma mais fácil de se preservar uma determinada espécie é monetizá-la e dá-la utilidade. Um exemplo polémico é a fauna africana. Claro que isso realisticamente é impossível. Usar os jardins zoológicos como últimos santuários de alguns animais selvagens é um cenário deprimente.

O sofrimento das plantas não é comparável com o sofrimento animal.

Isso é muito subjetivo. Boa parte dos produtos processados pouco ou nada de nutritivo têm. Não é por aí que as pessoas deixam de consumir.

A maioria dos animais não 'escolhe' o que comer. Um veado não vai comer carne mesmo que esteja a 2 metros dele. O açúcar é tóxico, o álcool é tóxico. Nem sempre há sobreposição entre escolhas alimentares e vantagens nutricionais.

Tiagolco gostou disto.
  5. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Não é por ser vegan que a sustentabilidade aumenta, pois, indirectamente ou não, estamos à mesma a destruir os habitats de vários seres vivos, ao comermos plantas. É a mesma coisa com a carne. Era isso que estava a defender.
    Não deixa de ser sofrimento. Não sou o guardião das plantas mas já que tudo o que comemos sofre, porque não comer carne?
    Mas há vitaminas e proteínas que não se encontram em vários legumes e tem que se recorrer à carne para obtê-las.
    Os veados escolhem em não comer a carne e por isso vão à procura do que realmente necessitam. Nenhum cão vai comer outro cão, porque não está na natureza deles em comer a sua própria espécie, tal como nós humanos evitamos o açúcar e o álcool porque são tóxicos, apesar de haver exceções.

6. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    De que forma é que o sofrimento das plantas se compara com o sofrimento dos animais? Eu esmagar uma rosa é igual a bater num cão com um tubo de ferro?

Os veados não 'escolhem'. Está-lhes gravado geneticamente. Há alguns animais omnívoros. Nesses sim pode-se falar em preferências. Mas na generalidade não há isso no reino animal. Dificilmente vou ensinar o meu cão a comer erva em vez de carne.

As vitaminas em falta não precisam de ser na carne. Os ovos, por exemplo, são superiores à carne.

O cão não é omnívoro. Os humanos não evitam o açúcar e o álcool. Bem pelo contrário. E intelectualmente somos superiores ao restante reino animal.

7. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

Os chimpanzés são omnivoros.

E, segundo um estudo que li à pouco tempo, o cérebro humano tem uma predisposição genética para preferir alimentos mais prejudiciais para a saúde com muitos componentes como o açúcar, sal, tipo bolos, hambúrgueres e coisas do género. E não o contrário, como se pensava à pouco tempo.

Daí que quem faca dietas ou queira ter um estilo alimentar alternativo, tem que praticar uma disciplina rígida, pois está a contrariar a sua própria natureza.

Isso também nos poderia levar a uma questão filosofica do género, " será que devemos contrariar a nossa natureza "?

#37 james, 17 Dez 2015 às 19:10
    Última edição: 17 Dez 2015 às 19:17
  8. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    As plantas não têm sistema nervoso central pelo que não 'sofrem', pelo menos sofrimento como nós o entendemos. Esse é um dos argumentos (tontos, digo eu) que se usam quando não se tem mais nenhum. E não há necessidade de o usar porque há outros e com bem mais validade. Segundo, não é preciso comer carne ou seus derivados para ter uma excelente dieta e sem quaisquer défices. Mas é, sem dúvida nenhuma, preciso saber o que se faz e estar muito bem informado. Não é, de todo, deixar de ingerir carne e derivados e comer alfaces e cenouras e está feito. Implica cuidado, conhecimento e paciência. A maior parte dos argumentos que se usam contra o veganismo, usam-se como forma de defesa de um comportamento que, de uma forma ou de outra, todos os que consumimos produtos de origem animal sabemos que é , no mínimo, questionável. Não é preciso ser vegan para admitir isso. Eu não sou e admito-o sem qualquer problema. Comer carne, peixe, ovos, manteiga, queijo e beber leite é compactuar com uma indústria cruel. No entanto, questões culturais, de hábitos e modos de vida fazem com que para muitos de nós, seja impensável deixar aquilo que sempre conhecemos. Mas não deixa de ser hipócrita. Contorcemo-nos de horror perante a ideia de alguém comer cão de churrasco do outro lado do mundo, ao mesmo tempo que trincamos uma bifana de um porco, um bife de vaca ou um frango estufado que viveu uma vida inteira confinado a um espaço exíguo até alguém lhe cortar o pescoço. Já dizia, se não me engano, Paul McCartney, que se os matadouros tivessem paredes de vidro, seríamos todos vegetarianos.

Danilo2012, james e Tiagolco gostaram disto.
  9. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Para ti (e para qualquer ser humano) pode não ser igual mas biologicamente falando, pode ser igual.
    Sim, é verdade. E nós como animais racionais, devemos escolher o que realmente nos faz bem e não evitar o que devemos comer.
    Ao referir-me a carne, referia-me aos alimentos que os vegans não comem mas que deveriam.
    Mas o facto dos cães comerem tudo o que lhes aparece à frente não os tornam omnívoros? Afinal eles decidem se comem a carne que está no prato ou a alface que está na bancada não é?
    Não evitam mas há aquela coisa de "devo comer açúcar ou não? Afinal isto pode trazer-me consequências graves" ou no caso do álcool, toda a gente sabe que não é o produto mais saudável para se consumir.

#39 Tiagolco, 17 Dez 2015 às 19:28
    Última edição: 17 Dez 2015 às 19:34
  10. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    uma coisa que se eu já referi e ninguém referiu é a impossibilidade de se alimentar 7 mil milhões de almas só com base vegetariana não sou contra a escolha que cada um faz desde que saiba o que faz, e tal como quando se fala em coisas naturais e se pensa logo que é bom, bem se alguém se engana num cogumelo a morte é certa repito certa se alguém comer o cogumelo chapéu da morte a morte vem e pronto resta ir para o hospital e esperar a hora ou os famosos espinafres contêm acido oxalico o que provoca pedra no rim e baixa a absorção do ferro. Uma coisa que já referido é a biodisponibilidade dos alimentos de origem animal são altos por ex. os nutrientes dos ovos são quase todos absorvidos pelo corpo, depois de exercício o melhor para beber é leite pois tem todos os sais. Eu sou contra radicalismos como o cubensis que insiste por não acreditarmos nas coisas do zeitgheist e assim somos tapados ou burros e incapazes de ver o mundo

MSantos gostou disto.
  11. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    E comer insectos? E krill?
    Apostar na agricultura de proximidade, aquela que despende menos gastos em transporte?
    Hortas caseiras, simples, com menor gasto de água (rega gota a gota), menor consumo de pesticidas...
    O veganismo pressupõe, muitas vezes, uma radicalização na forma como se vê o mundo pelo prisma do consumo da carne.
    A carne\peixe é-nos necessária, pode ser em pouca quantidade, mas essencial a uma dieta equilibrada.
    Os vegetais são muito necessários pelo aporte em gorduras não saturadas, proteínas, minerais e vitaminas.
    Outros alimentos podem ser introduzidos na alimentação em substituição da carne, como os cogumelos, as castanhas e muitos outros.
    O que não podemos é prescindir da variedade. Esta variedade inclui de tudo um pouco, alguns alimentos mais do que outros.
    O radicalismo alimentar tem dado maus resultado ao longo dos anos, umas vezes por opção, outras por incapacidade financeira ou mesmo inexistência de alternativas.

Ver sitio da Direcção-Geral da Saúde: aqui-DGS

AnDré e MSantos gostaram disto.
  12. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Não é verdade que a carne seja necessária. Nós é que queremos acreditar nisso para termos uma desculpa e a comermos. A carne é totalmente dispensável se as pessoas assim entenderem e se quiserem aprender a substitui-la. Mas que não é muito fácil, não é. Mas é, principalmente, pouco prático para quem faz refeições fora de casa e não possa/queira preparar refeições para levar consigo.

james gostou disto.
  13. Danilo2012

Danilo2012
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Abr 2010
    Local:
    Japao,Nagano 720m 36N
    Eu vou dar o meu relato de forma muito simples sobre a carne e a saúde e sobre um pouco de espiritualidade também para tentar esclarecer essa duvida
    camrov8
    Se leste meus posts antigos entenda para alimentar um gado necessita alimenta-lo por 2 anos e isso necessita de toneladas de grãos, Não seja teimoso e FATO que para alimentar um humano em dieta vegana necessita 18 vezes menos terra do que em uma dieta carnívora Isso porque você pode produzir 160mil quilos de vegetais em 1,5 acres de terra e apenas 170quilos de carne nesse espaço então não seja teimoso. alimentar animais consome muuuito mais recursos. http://www.onca.net.br/textos-e-publicacoes/textos/textos-onca/producao-animal-e-impacto-ambiental/

E não precisa ser muito inteligente para ver isso se você e razoavelmente inteligente verás com facilidade que criar animais para consumi-los energeticamente e estúpido e como colocar gasolina em um motor para gerar energia e depois usar essa energia para aquecer um quarto... Sendo que a mesma gasolina poderia ser utilizada para aquecer o quarto diretamente. se eu não estou falando grego você deve entender...

Agora eu falo por mim quando parei de comer carne me tornei muito mais saudável. nos últimos 5 anos sem me alimentar de carne nunca mais fiquei resfriado nunca mais tive febre e ate mesmo nariz entupido nunca mais tive. E se você não tem esses males enquanto come carne se deixaste de comer vai notar uma saúde muito mais boa. E muito mais inteligência e sensibilidade.

Agora se voce quer continuar na tirania dos comedores de cadáveres continue e por sua conta em risco depois vai acertar as contas com Deus, E que me perdoe mais que estupidez e essa de comparar uma planta a um animal ? Os animais tem sistema nevorso as plantas nao o tem. E e claro que o Criador teria que nos deixar uma fonte de alimento e as planta sao essa fonte.

Mais nao adianta eu perder tanto tempo aqui debatendo isso voces estao sendo irracionais estao viciado no sangue estao como diabos indiferentes se alimentando de sofrimento e fazendo as desculpas mais esfarrapadas para justificar o injustificavel.

E o espinafre pode sim ser consumido em abundância porque se consumido com citrinos o ferro ruim vira ferro bom pela oxidação e a vitamina B12 encontra-se em abundância no misso nas bactérias que ficam nos frutos e verduras orgânicos não lavados e existem muitos frugivoros que fazem testes de vitaminas B12 e seus resultados ficam ate mais alto dos comedores de cadáveres então sem desculpa comer carne e um ato amaldiçoado que so gera cegueira e desgraça se ainda nao tem consciencia para despertar entao nao bote defeito no que nao conhece eu conheco tanto o mundo de comer carne como de comer SOMENTE vegetais e os vegetais e o lado dos vegetais sao muito mais luminosos e ponto final

Esse aqui era o documentario que eu queria ter posto nao aquele primeiro que esta la

#43 Danilo2012, 18 Dez 2015 às 01:36
    Última edição: 18 Dez 2015 às 01:42
  14. Danilo2012

Danilo2012
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Abr 2010
    Local:
    Japao,Nagano 720m 36N
    Pode parecer um pouco rude eu me descupo mais voces tem que parar de ser tao acomodados principalmente quando se trata de outros seres sencientes voces acham isso justo ? a terra esta passando por mudancas e na nova terra nenhum animal se alimentara de outro inclusive o homem

15. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Ainda não percebi se és cristão ou não mas enfim se és então eu digo-te, também sou cristão e sim COMO CARNE. Já justifiquei tudo e já expliquei nos posts anteriores. Se queres seguir pelo meio religioso, nada na Bíblia diz para sermos vegans! Jesus não era vegetariano. A Bíblia regista ocasiões onde Jesus comeu peixe (Lucas 24:42-43) e carneiro (Lucas 22:8-15). Jesus milagrosamente alimentou as multidões com peixe e pão, o que seria estranho para Ele fazer se fosse vegetariano (Mateus 14:17-21). Numa visão ao Apóstolo Pedro, Jesus declarou que todas as comidas eram purificadas e lícitas, incluindo os animais (Atos 10:10-15). Depois do Dilúvio nos tempos de Noé, Deus deu à humanidade permissão para comer carne (Gênesis 9:2-3).
    Agora pergunto, achas que comer carne é pecado? Ridículo! E já estás a desrespeitar o pessoal só porque comemos carne e não seguimos as tuas ideologias...
    Pra quê esse ódio todo?

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página