Verão 2009 "fresco" ??

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
vejo que temos muitos peritos sobre o clima do Porto, embora estejam a 200km daqui :lol:

Lol aos dados de 2008 com anomalias positivas :lmao: Este verão até pode acabar na média no final do mês, mas dizerem que 2008 foi superior dá-me vontade de rir.

Claro que falo especificamente daqui e não do país. Em geral, dizer que este foi um verão fresco em Portugal é ridiculo.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Mas não tou a ver a dizer-se que este ano está a ser superior no Porto!
Tou a ver a dizer-se que está a ser ligeiramente superior em outras regiões, e apenas ligeiramente inferior no Porto, e não um verão "gélido" como se vai às vezes aqui dizendo.
Apenas isso.. E para isso não é preciso estar no Porto, basta ver os gráficos, nem que seja a 500km..
;)
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
se olhares para trás vês que há. O André disse isso ao comentar os graficos do João a provar que estava abaixo da media, ligeiramente ou não. Daí eu ter comentado o post dele, e depois vocês terem vindo em massa comentar o meu post. Mas pronto, talvez tenha lido mal... também não vi ninguem dizer que o verão tenha sido gelado, disse que Julho tinha sido, anomalia de -1,5 na minha opiniao é bastante. Mas ainda faltam estes ultimos 3 dias, pode ser que acabe na norma.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
A pergunta do tópico ficaria melhor- Verão 2009 " quente "? :lmao:
Fresco,como assim ? :p
Junho teve anomalia positiva.Julho anomalia negativa,mas se não me engano a anomalia positiva foi superior á negativa no mes seguinte..E agora em Agosto:



AGOSTO QUENTE E SECO 2009-09-04 (IM)

A influência de um anticiclone centrado no Atlântico juntamente com uma depressão de origem térmica localizada no interior da Península influenciaram o estado do tempo em Portugal continental na maior parte do mês. Assim, Agosto foi caracterizado, na sua grande maioria, por dias de céu limpo e temperaturas do ar elevadas.

Os valores de temperatura do ar máxima, mínima e média foram superiores ao respectivo valor normal de 1971-2000, com as anomalias de +1,6ºC, +0,3ºC e +1,0ºC, respectivamente. Realçam-se dois períodos de tempo quente, de 11 a 19 e de 29 a 31 de Agosto. Neste mês foram, ainda, registadas temperaturas máximas do ar elevadas, iguais ou superiores a 40ºC, em particular na região Sul, com a Amareleja a registar valores máximos de 41,6ºC (dia 31) e Évora com 40,9ºC (dia 15).
O número de dias em que se registaram temperaturas máximas superiores a 25ºC foi superior ao valor médio de 1971-2000, com especial incidência em toda a região Sul. Paralelamente, a frequência de "noites tropicais" (com temperaturas mínimas acima de 20ºC) também foi superior ao valor médio em alguns locais do País, nomeadamente na Grande Lisboa, Algarve e regiões interiores do Centro e Sul. Destaca-se Vila Real de Santo António com o registo de 21 dias de noites tropicais.


No período quente que decorreu de 11 a 19 desenvolveu-se uma onda de calor que afectou particularmente as regiões interior Norte e Centro.


Em termos de precipitação, a média da quantidade de precipitação em Portugal continental foi inferior ao valor médio de 1971-2000, sendo que variou entre 0,0 mm em praticamente todas as estações do Sul e 35 mm em Chaves.


A seca meteorológica mantém-se em quase todo o território continental, sendo que 37% do território se encontrava em situação de seca moderada, 34% seca severa e 25% em seca fraca. Apenas 4% se encontrava em situação de seca normal a chuva fraca.





Sem se ir acompanhando as médias normais,e por alto parecia claro que este Verão(tirando Julho) tinha apresentado pouca nortada e bastante calor,talvez tirando o litoral norte! 1,6 de anomalia positiva ainda é assinalável!

Verão 2009 fresco :p Só se for em comparação com 2003!E agora vem ai um Setembro quente,para a continuação do Verão 2009 fresquissimo. Ai ai não são só os do aquecimento global que inventam coisas :rolleyes:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Aqui pelo que verifiquei na Lousã parece-me que será um Verão quente.

Depois de uma média de 19,9º em Julho, que foi bem fresca, 22,2º em Agosto, que podia ser mais quente se não existisse a primeira semana fresca, e Setembro começa mais quente que Agosto...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Precipitação e temperatura neste Verão e comparação com o normal:
Bragança – 28,6ºC (27,1ºC), 21,1ºC (20,1ºC), 13,5ºC (13ºC), 44,8mm (76,7mm).
Penhas Douradas – 22,1ºC (20,9ºC), 17,5ºC (16,4ºC), 12,9ºC (11,8ºC), 91,5mm (112,6mm).
Coimbra – 26,8ºC (27,6ºC), 20,9ºC (21,1ºC), 15ºC (14,6ºC), 99,3mm (79,3mm).
Castelo Branco – 31,6ºC (30,3ºC), 24,4ºC (23,5ºC), 17,2ºC (16,6ºC), 30mm (42,5mm).
Lisboa – 28,3ºC (26,7ºC), 23,3ºC (22ºC), 18,3ºC (17,3ºC), 50,5mm (30,1mm).
Évora – 32,6ºC (28,9ºC), 24,2ºC (22,3ºC), 15,8ºC (15,6ºC), 25,9mm (35,6mm).
Faro – 28,9ºC (27,8ºC), 24,2ºC (22,7ºC), 19,5ºC (17,5ºC), 2,4mm (12mm).
Continente – 28,5ºC (27,6ºC), 21,8ºC (21,3ºC), 15ºC (14,9ºC), 63,7mm (59,7mm).
Funchal – 25,9ºC (24,3ºC), 23,1ºC (21,3ºC), 20,2ºC (18,2ºC), 49,2mm (12,7mm).
Ponta Delgada – 22,7ºC (23,2ºC), 20,1ºC (20,1ºC), 17,5ºC (16,9ºC), 91,3mm (114,8mm).
Usei os dados do IM.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Assim, acho que é prematuro catalogarmos desde já este Verão como sendo “fresco”!
A procissão pode ir ainda no adro e até acredito que consoante os anos, avaliar esta estação em inícios de Setembro poderemos correr o risco de ser surpreendidos, quanto mais fazê-lo neste momento! :hehe:

Nem de propósito...! Bom dia...

Pelos vistos e até ao momento penso que conotá-lo como fresco não faz muito sentido..., talvez tardio, quiçá! :unsure:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Verão fresco? Não,um Verão quente.


O Verão climatológico de 2009, que compreende os meses de Junho, Julho e Agosto, caracterizou-se em Portugal Continental por valores médios da temperatura do ar superiores ao valor médio de 1971-2000, com anomalias de + 1,1ºC na temperatura máxima e com valores próximos do normal nas temperaturas média e mínima, com + 0,5ºC e + 0,1ºC respectivamente.

Desde 1989 que se vêm registando no Verão quase sempre valores da temperatura média do ar acima do valor médio do período de referência (1971-2000) e, apesar de em 2007 e 2008 se ter verificado o inverso, 2009 volta novamente a ter valores acima do valor médio, enquadrando-se esta situação na variabilidade climática que caracteriza o continente de Portugal.

Em termos de precipitação, o Verão de 2009 apresentou valores ligeiramente superiores ao valor normal de 1971-2000, classificando-se este período como chuvoso nas regiões do Norte e Centro, com particular realce no Litoral e normal a seco nas restantes regiões.

A situação de seca meteorológica agravou-se, naturalmente, nestes meses, tendo o Verão encerrado com 96% do território continental em situação de seca, sendo que 34% se encontrava em seca severa, 37% em seca moderada e 25% em seca fraca.

Relativamente à Região Autónoma da Madeira, o valor médio da temperatura do ar foi, como no Continente, superior ao respectivo valor médio do período de 1971-2000, registando-se no Funchal anomalias de + 2,0ºC para a temperatura máxima, + 1,0ºC para a temperatura média e + 1,0ºC para a temperatura mínima. No que diz respeito aos valores de precipitações, os mesmos estiveram bastante acima dos valores normais (1971-2000), na ordem dos 300% acima, factor este devido às quantidades de precipitação ocorridas sobretudo no mês de Junho.

Na Região Autónoma dos Açores, os valores da temperatura do ar (máxima, mínima e média) registaram-se muito próximos do valor médio de 1971-2000 em todos os grupos, sendo que os valores de precipitação observados foram inferiores ao normal (1971-2000).



Fonte:IM
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Verão fresco? Não,um Verão quente.

Tudo depende da perspectiva caro meteo tudo depende dela pois na meteorologia não normal nem anormal :D

O que eu sei, é que cá para os meus botões e como diz a TMN é que um Verão assim não se repete.

Foi um Verão normal há moda antiga, com calor sustentado não extremo, com alguns dias de chuva (pouca) pelo meio mas nada de extremo também, nortada em quantidade normal, amplitudes térmicas também normais.

A única coisa mesmo anormal, foi a típica ausência de trovoada e cada vez mais se faz sentir.

Será que para o ano será igual ou pior, ninguém sabe, mas eu diria que o Verão do próximo ano será um dos Verões mais enigmáticos de sempre :p
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Sim.Tudo depende da perspectiva.Se compararmos com o Verão de 2003,ai sim foi um Verão fresco :D
Mas que melhor temos para vermos se um certo mes está na média ou não do que comparar com as médias de temperaturas de vários anos,como 1971-2000?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Sim.Tudo depende da perspectiva.Se compararmos com o Verão de 2003,ai sim foi um Verão fresco :D
Mas que melhor temos para vermos se um certo mes está na média ou não do que comparar com as médias de temperaturas de vários anos,como 1971-2000?

Pois se realmente comparações concretas com valores médios das normais são consideradas "discutíveis dependendo do ponto de vista", então mais vale considerar o Verão quente ou frio conforme o número de dias de praia que tive sorte de apanhar calor ou qualquer analogia redutora desse tipo.. Ou o número de vezes que me arrepiei a beber coca-cola gelada.. Não sei..
:rolleyes:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois se realmente comparações concretas com valores médios das normais são consideradas "discutíveis dependendo do ponto de vista", então mais vale considerar o Verão quente ou frio conforme o número de dias de praia que tive sorte de apanhar calor ou qualquer analogia redutora desse tipo.. Ou o número de vezes que me arrepiei a beber coca-cola gelada.. Não sei..
:rolleyes:

Entendi perfeitamente o que queres dizer e concordo.
Penso que é mais que estabelecido que este verão foi no geral acima da média e digo não só verão como alguma parte da primavera.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Um Verão bem quente nas regiões do Interior e do Sul e com temperaturas próximas do normal no litoral Norte e Centro (as anomalias variaram entre 0,1ºC em Aveiro e 2ºC na Amareleja). Um Verão com precipitação próxima do normal no geral, mas em que os valores foram muitos inferiores ao normal no Algarve e bastante superiores no Minho e na Estremadura (os valores de precipitação variaram entre os 0,3mm em Sagres:dry: e os 293mm em Cabril:rain:).
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Um Verão bem quente nas regiões do Interior e do Sul e com temperaturas próximas do normal no litoral Norte e Centro (as anomalias variaram entre 0,1ºC em Aveiro e 2ºC na Amareleja). Um Verão com precipitação próxima do normal no geral, mas em que os valores foram muitos inferiores ao normal no Algarve e bastante superiores no Minho e na Estremadura (os valores de precipitação variaram entre os 0,3mm em Sagres:dry: e os 293mm em Cabril:rain:).

OS 0.3mm em Sagres, não me espantei muito, apesar do último fim-de-semana bem bom aí para baixo.

Agora 293 em Cabril ,apesar do sítio, é demais...:shocking::confused: