P.: Vinte anos é suficiente para se fazer análises dessas, por década? Vinte anos são 2 décadas.....
Tendências, podes faze-las sempre.
Agora concluir-se a partir daí que se tratam de alterações climáticas, já não me parece correcto. O clima tem variações. Para se registar uma alteração ao nível do clima são precisos muitos mais anos de estudos. 20 anos nem é uma série climática completa.
P.: Os últimos 12 anos do séc. XX foram os de 1988 até 2000. Pegando numas normais climatológicas, podemos observar também que as temperaturas mais baixas, também foram registadas, mais ou menos, dentro do mesmo espaço temporal...
Por exemplo, nas normais climatológicas de Castelo Branco, as temperaturas mais elevadas foram registadas até 1988, havendo apenas dois extremos (Janeiro e Agosto) registados em 2003.
Imagina que o mês de Janeiro tem uma média da temperatura mínima normal de 5ºC.
E nesse mês tens um dia com mínima de -10ºC e todos os outros dias com 7ºC.
Se tiveres em conta apenas os extremos do mês, (temperatura mínima mais baixa: -10ºC, temperatura mínima mais alta: 7ºC), vais achar que o mês foi gélido. No entanto, fazendo a média: (30*7ºC + (-10ºC))/31 = 6,45ºC.
O que significa que a anomalia das temperaturas mínimas foi +1,45ºC em relação ao normal.
Agora um exemplo mais concreto que me lembrei agora:
Os três últimos dias de Julho de 2003 foram dias extremamente quentes em Lisboa. Com mínimas muito altas e máximas a rondar os 40ºC. Ainda assim, Julho de 2003 foi um mês normal ao nível da temperatura. Tudo porque o mês havia sido até então um mês fresco.
P.: Mas não estamos a falar de meteorologia? Segundo sei a Primavera meteorológica por si já começa uma ou duas semanas antes da astronómica, uma ou duas semanas que vão corresponder aos tais «cerca de dez dias a meio mês»...
Aqui, não deves ter percebido bem
*Dave*.
O texto diz o seguinte: "A transição do Inverno para a Primavera [a 21 Março] tem acontecido mais cedo, cerca de dez dias a meio mês", afirma o investigador de meteorologia.
Portugal tem registado uma quebra nos níveis de precipitação da ordem dos 80 milímetros por ano e é sobretudo em Março que a diminuição tem sido mais notada."
Está-se a falar de precipitação.
Uma das caracteristicas da transição Inverno-Primavera, é a diminuíção da precipitação. E essa tem sido clara no mês de Março. Basta comparares a precipitação da normal 61-90 para a 71-00 e vês uma clara diminuíção na quantidade de precipitação deste mês. Claro que para contraiar a tendência temos o caso de Março de 2001 que foi extremamente chuvoso, com vários records de quantidades de precipitação nas regiões do norte e centro. Claro que depois em Abril desse mesmo ano quase nem pingou.