Viagem à Serra da Estrela

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Ha coisa de 10-15 anos, habiam nas Penhas Douradas 2 observadores meteorológicos, mas tanto quanto sei existe agora apenas uma observadora e um auxliar administrativo ou operário (não me recordo).

Eu posso afirmar que as condições de trabalho no Observatório das P.D. são muito diferentes das dos outras estações, considerando a remoticidade e as condições adversas de tempo. Eu próprio tive dificuldades em manter equipamento automático lá a funcionar. As trovoadas e a neve são um problema sério. Por vezes ficam presos lá em cima por causa da neve:cold: Por isso compreendo que, dada a falta de pessoal que se tem vindo a agravar desde os últimos 10 anos, seja cada vez mais dificil manter o funcionamento de estações manuais como a da Lagoa comprida ou P. da Saúde:( Por outro lado novas estações automáticas representam mais despesas de investimento e de manutenção que devem ser ponderadas face ao interesse científico, o qual não tem sido evidente.:unsure:

Se tiverem um projecto científico que financie a estação força, mas atenção aos custos !:eek:

Um abraço



Pois eu acho que se justificava uma estação... Aliás deviam haver estações nos 10 pontos mais altos de Portugal para termos uma ideia do que é clima na nossa alta montanha :thumbsup:

E como sempre nestas coisas os americanos não brincam e vejam só o observatório que eles têm no topo do Monte Washington com quase 2000 msnm mas tido como um dos locais do extremos dos EUA...
 


rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
:thumbsup:
Pois eu acho que se justificava uma estação... Aliás deviam haver estações nos 10 pontos mais altos de Portugal para termos uma ideia do que é clima na nossa alta montanha :thumbsup:

E como sempre nestas coisas os americanos não brincam e vejam só o observatório que eles têm no topo do Monte Washington com quase 2000 msnm mas tido como um dos locais do extremos dos EUA...


:) Concordo que deveriamos ter mais estações meteorológicas de altitude distribuídas estratégicamente. Mas o interesse das estações de altitude é muito mais do que apenas caracterizar o Clima de montanha. ;)

Na verdade, nós temos uma mais alta em Portugal :D :

http://www.angra.uac.pt/paulo.fialho/imagens/ImagensFAP.htm

que agora pertence a Univ. dos Açores.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Espéctacular,dá para ver o pouco verde e as formações na natureza:thumbsup:

Mas ainda tem um pouco de neve e gelo nos pontos mais altos:)

E o video também está muita fixe:thumbsup:

Parabéns ao dois autores.

Também aconselho a visitar a serra coberta de neve,é igualmente magnífica!:D
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Fotos preciosas :), bonita sierra :)