Pois é.... Um ano depois muita coisa mudou, para melhor.
Após uma longa caminhada cheia de esforços e obstáculos, que se iniciou no dia 15 de Janeiro de 2011, a luta e a determinação compensaram.
Vou (não em Maio, como diz o post do surfercop) em Abril, ao Tornado Alley fazer stormchasing durante 2 semanas e alguns dias. É o sonho de uma vida, que está prestes a ser realizado.
Tudo começou com o post do surfercop, e após me ter inscrito noutros fóruns espanhóis e conhecido outros membros, um deles, Alberto Lunas, que se juntou a mim nesta jornada que nos espera, decidimos então marcar a viagem. Após termos feito este passo, era altura de fazer os últimos ajustes e ver os restantes passos que faltavam.
E pronto, cá estamos nós, prontos para ir ao encontro da Natureza num dos seus estados mais violentos.
Temos bem a noção de que tudo depende das condições que iremos encontrar em Abril, isto é, não vamos com as expectactivas muito elevadas, pois quanto maior é o precipício maior é a queda, certo? Sabemos que não há garantias de ver tornados ao certo, mas sabemos que a altura em que vamos viajar representa o pico destes fenómenos ou quando estão reunidas as melhores condições para que aconteçam. Para ser mais preciso, escolhemos uma Tour que vai ser realizada entre 21 de Abril e 1 de Maio.
As outras Tours encheram rapidamente, ao contrário do que esperávamos, e em Novembro, para terem uma ideia, já quase não havia lugares. Tínhamos optado por uma Tour que se realizava entre 14 e 25 de Maio, mas por azar, no mesmo dia em que a íamos marcar, esta ficou sem lugares mesmo antes de conseguirmos contactar com a empresa...
Enfim, não desesperámos pois havia mais oportunidades. Aliás, bastantes foram as vezes em que ouvi falar em "Tornado Outbreaks" no fim de Abril. Como já disse, as expectativas estão normais, falando agora por mim, não vou para os EUA a pensar que vou ver F5's e isso tudo. Espero ser uma Tour em que o conhecimento marque presença definitivamente, e o companheirismo também. Óbvio que os tornados são o grande prémio..
O que está minimamente garantido é vermos umas super-células, pelo menos isso...
Bem, espero trazer dos EUA a melhor reportagem possível com imagens de deixar água na boca a qualquer um. Uma reportagem desta viagem está garantida.
Somos só dois, eu e o Alberto, por enquanto, mas está outro membro pendente e aguardamos também a sua resposta. Estamos muito (muito mesmo
) contentes pelo que nos espera, viajar centenas de quilómetros por dia atrás de tornados.
Também sabemos que vamos arriscar a nossa vida, pois não são só os tornados que representam perigo. Não esquecer as descargas eléctricas frequentes e concentradas que podem atingir qualquer objecto exposto nas planícies dos EUA, o granizo de grandes dimensões que provoca acidentes e fere pessoas, as inundações rápidas que podem acontecer, os detritos transportados por downburst's e a possibilidade de estes atirarem para fora da estrada os veículos das equipas, etc...
Claro que vamos respeitar todas as regras de segurança que nos forem informadas para evitar ao máximo o acidente, seja ele qual for. Foi um documento que tivemos que assinar, em que ao assinar, "dizemos" que estamos cientes do que nos pode acontecer, e que temos a noção de onde nos vamos meter.
Vamos com uma equipa dos melhores cientistas e investigadores na área da meteorologia nos EUA, incluindo o Dr. Charles Doswell, que apesar de não estar marcado para a nossa Tour, existe a possibilidade de o podermos conhecer. Com muita mas mesmo muita sorte, o TIV2 ou o Dominator (veículos da série dos Stormchasers, Discovery Channel) pode passar por nós, o que seria a cereja no topo do bolo.
Bem, dito isto, não será de mais repetir que vamos "de braços abertos" para o que nos espera. Estamos à mercê da Natureza.
Espero que tenham gostado da notícia. Caso tenham alguma pergunta que queiram fazer, sintam-se à vontade.
Cumpts