O Microsoft Virtual Earth, concorrente do conhecido Google Earth, teve um espectacular update há poucos dias atrás com várias regiões/cidades portugueses finalmente disponíveis em "Bird's Eye", o modo de visualização baseado em fotografia aérea e não por satélite. São imagens com tanto detalhe que o mais provável é reconhecerem o vosso carro à porta de casa.
Até este ponto acho que ainda não é preocupante, a partir daqui é que já pode ser complicado. Mesmo com este tipo de imagens pode haver alguns problemas. Coisas do género, «Ó Marido (ou mulher), mas quem é que está nu no nosso terraço no Google Maps?» (Escolher "Satelite" e ampliar ao máximo no "+") [map]52.078702N,4.332791E[/map] Ou neste link Mas fazes bem em levantar essas preocupações. A mais recente evolução do Google Maps, a funcionalidade Google Streets, não disponível em Portugal, já foi recebido com muita polémica nos EUA e Australia. O Google tem uma frota de carros com umas cameras especiais no tejadilho que percorrem as ruas das principais cidades e registam uma foto de 360º das ruas. E obviamente aí já há uma grande proximidade, já se reconhecem as pessoas no seu dia a dia e aí o Google já entra numa zona muito perigosa. O Google Streets é espectacular, mas .... Por exemplo alguns dos casos muito badalados: Um ladrão ou o dono da casa que se esqueceu das chaves ? Um homem a entrar numa sex-shop: Ora deixa cá ver melhor a paisagem Um acidente de viação Outro acidente Duas mulheres a apanhar banho de sol num parque Vários artigos sobre o assunto: All-seeing Google Street View prompts privacy fears Google Maps is spying on my cat, says freaked out BB reader Top 15 Google Street View Sightings Request for Urban Street Sightings
A Google vai ter de se adianatar porque senão perde em relação ao Virtual Earth ( se continuar a evoluir assim) http://www.spatiallyadjusted.com/2006/11/06/google-earth-vs-microsoft-virtual-earth-3d/ Bem, o virtual earth ta bom para as cidades com bird eye mas é verdade que a google tem um maior cobertura.