Vulcanismo - 2010

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Indonésia: o vulcão Merapi entra em erupção

YOGJACARTA, Indonésia — O vulcão Merapi, um dos mais ativos e perigosos do mundo, entrou em erupção nesta terça-feira na Indonésia, fazendo 13 mortos - entre eles um bebê de três meses - no dia seguinte a uma ordem de evacuação de 19.000 moradores que viviam em seus flancos, anunciaram as autoridades.

A explosão do Merapi, de 2.914 m, foi registrada ao crepúsculo, provocando cenas de pânico em suas escarpas muito habitadas.

"Ouvimos três explosões, às 18H00 (11H00 GMT), seguidas pelo lançamento de cinzas a 1,5 km de altitude e da formação de nuvens de vapor em torno" do vulcão, declarou à AFP Surono, encarregado da vigilância vulcanológica na Indonésia.

Não foi possível salvar um bebê que "apresentava sérias dificuldades respiratórias, após ter inalado poeira vulcânica", declarou um médico a uma televisão local.

O número de mortos e afetados pode aumentar ainda nesta quarta-feira porque "há provavelmente pessoas presas na face sul do vulcão. O caminho de acesso está bloqueado por árvores que caíram com a erupção", declarou um socorrista que levava uma mulher com queimaduras severas a um hospital de Yogjacarta.

O Merapi está situado bem no meio de uma região extremamente habitada no centro da Ilha de Java. Mais de um milhão de pessoas vivem sob a ameaça de uma explosão do domo de lava, de nuvens incandescentes e lahars (avalanches de lodo formados pela fluidificação de materiais vulcânicos saturados de água, comportando-se como um fluido viscoso).

As autoridades haviam aumentado ao máximo, na segunda-feira, o nível de alerta ante o risco de erupção iminente.

Milhares de pessoas que vivem num raio de 10 km em torno da cratera respeitaram a ordem de evacuação, principalmente mulheres, crianças e idosos, acolhidos em centros comunitários ou barracas. Muitos homens, fazendeiros na maior parte, retornaram as casas ou se recusaram a deixá-las, para tratar de seus animais e plantações - as terras do Merapi são extremamente férteis.

Sukamto, 50 anos, é um deles: coloquei minha família ao abrigo, mas tive que voltar para casa para alimentar o gado. "Posso vigiar daqui o cume do Merapi, a cerca de oito quilômetros", explicou à AFP.

A população está habituada às cóleras do Merapi que entra em erupção num período de entre 4 a 5 anos; 68 erupções foram registradas desde a metade do século XVI, das quais algumas devastadoras, como em 1930 (1.400 mortos) e 1994 (60 mortos).

A última remonta a junho de 2006.

A nova erupção "é certamente mais importante que a de 2006", estimou Surono. "Ela liberou nuvens de cinzas durante duas horas. Não podemos determinar se continua a expeli-las, porque está de noite".

A erupção de 2006 aconteceu alguns dias após o sismo de 27 de maio de 2006, de magnitude de 6,3 na escala Richter que atingiu a cidade de Yogjacarta e seus arredores e fez 5.800 mortos.

Devido aos riscos, o Merapi é o vulcão mais vigiado da Indonésia, com sua atividade acompanhada permanentemente por sismógrafos que estudam os movimentos provocados notadamente pela subida do magma.

Especialistas franceses participam dessa vigilância. "Devido a frequentes erupções, o Merapi é um fabuloso laboratório a céu aberto, onde testamos novos equipamentos e procedimentos inéditos", informa o geofísico Jean-Paul Toutain.

Fonte: AFP
http://www.google.com/hostednews/af...ocId=CNG.bf01ed27b99e631685b231b39fb00350.9e1
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Excelente site indonésio sobre o vulcão Merapi (sismicidade, notícias, webcams, etc)

http://www.merapi.bgl.esdm.go.id

O site está em indonésio, mas se usarem o Chrome podem fazer a tradução do site para PT ou EN..

Webcam do vulcão Merapi (não sei se está actualizado):

http://www.merapi.bgl.esdm.go.id/view-r.php?id=1&739
http://www.merapi.bgl.esdm.go.id/view-r.php?id=65&219

okbbigdz.jpg

Fotos de uma aldeia, que está situada a apenas 4km do vulcão
gk5mhpu4.jpg

n6m9yknf.jpg

oz2qr5jl.jpg

zniltlyo.jpg


Encontrei mais algumas fotos da aldeia, mas mostrava pessoas e animais carbonizadas:(
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Mais dois vulcões entraram em erupção nos últimos 3 dias..

Klyuchevskoy volcano spews 9 kilometer-high ash columns
3RIA-454974-Preview.jpg

The Klyuchevskoy volcano on Kamchatka Peninsula, Russia’s Far East, is spewing columns of ash from its crater to a height of up to nine kilometers, with ash plumes stretching in different directions from the restive mountain for hundreds of kilometers. In the past 24 hours seismologists have registered no less than 100 underground vibrations at the site.

Usually, the eruption of the volcano, the height of which is 4,750 meters, occurs once in 5-6 years.

Fonte: Voice of Russia - 24 de Outubro

Webcam
http://webcams.images.alaska.edu/index.php?volcano=Klyuchevskoy


Algumas fotos da actividade deste vulcão nos últimos dias
%D0%9A101023a.jpg

%D0%9A101022d.jpg


PETROPAVLOVSK-KAMHATSKY, October 28 (Itar-Tass) -

news_img_15631672_0006.jpg


Russia’s Shiveluch Volcano is erupting in Kamchatka, spewing ash to the height of ten kilometres above the sea level. An ash fall from the volcano is registered in the settlement of Ust-Kamchatsky, situated about 90 kilometres away from the volcano, sources from the Kamchatka office of the Russian Academy of Sciences’ geophysical service told Tass on Thursday.

They said the road connecting the settlement with the rest of the region is closed because of poor visibility. An outbreak of volcano activity was registered at 2 am local time on Thursday (6 pm Moscow time on Wednesday). Four hours later an ash fall began.

Two hours after that, at 8 am local time, satellites fixed plumes of ash ejected by the giant volcano to the height of ten kilometres above the sea level. Ash clouds are moving east, the sources said.

Shiveluch is the northernmost active volcano of the Kamchatka peninsula. Its absolute height is 3,283 kilometres. The highest point of the active part of the volcano, called Young Shiveluch, is 2,800 meters. Its total area is at least 1,300 square kilometres. Shiveluch is one of the biggest volcanoes on the peninsula.

Weak and moderate eruptions of Shiveluch, continuing from several months to up to three years, have been registered over the recent years. Its active periods were registered in 1980-1981 and in 1993-1995. The latest eruption listed among catastrophes took place in November 1964.

The volcano has been active since 2001. Specialists constantly monitor its activity.

Os dois vulcões encontram-se em estado de alerta vermelho:
http://www.kscnet.ru/ivs/kvert/updates.php
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O vulcão islandês Grimsvotn poderá ser o próximo a entrar em erupção. Uma cheia glacial começou ontem devido ao derretimento do glacier onde se situa. Ontem também se registou um sismo maior no vulcão, e o tremor/inflação tem aumentado recentemente. Os geológos dizem que o vulcão poderá entrar em erupção nos próximos dias, o que não é nada de anormal, pois este vulcão tem tido erupções a cada 6 anos nas últimas décadas, as últimas em 2004 e 1998, e são erupções explosivas mas relativamente pequenas, comparadas com o Eyjafjallajökull, embora possam perturbar ligeiramente os voos em algumas partes da Europa As notícias estão apenas em islandês. Só há maneira de confirmar que uma erupção começou quando um avião voar sob o glacier, ou por satélite. A zona em redor é completamente desabitada e glaciada.

http://en.vedur.is
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nestes dias tem vindo a aumentar muito de volume as cheias no lago Grímsfjalli, devido ao vulcão Grímsvötn que está debaixo do Glaciar Vatnajökull na Islândia, o maior em volume da Europa.
Webcam do lago: http://live.mila.is/jokulsarlon/


Os tremores harmónicos (ondas de baixa frequência) tem vindo a aumentar bastante, mas ainda não ocorreu nenhum sismo significativo e a boa profundidade, o que sugere que os tremores estão para já associados ao movimento do magma ou ao próprio glaciar e processo de degelo. O maior sismo foi de 3.1 mas quase na superfície, alguma fractura do próprio glaciar, os restantes mais fracos também são a baixa profundidade.

Sismos:


sismos.gif


61635840.gif




Nas últimas horas houve um incremento dos tremores

96675760.gif


grf.gif


O aumento súbito que aparece no gráfico pode estar relacionado com a quebra/colapso de alguma barragem/barreira de gelo e/ou alteração do fluxo das inundações, mas é difícil de saber para já, também pode ser sinal de erupção próxima.

Como o irpsit referiu há dias no anterior post, existe um padrão (relativo diga-se) de 6 anos neste vulcão nas 2 últimas erupções, há 6 anos entrou em erupção a 4 de Novembro 2004 e há 12 anos entrou a 28 de Dezembro 1998, pelo que é bem possível que entre em erupção. Em 2004 a erupção deu-se 4 dias depois do início das cheias do glaciar, se a história se repetisse estaria talvez iminente uma erupção entre hoje e amanhã. As erupções mais recentes foram de curta duração.

Alguns links para seguirem a situação, se virem alguma novidade, reportem aqui:
http://hraun.vedur.is/ja/oroi/grf.gif
http://hraun.vedur.is/ja/vatnajokulsvoktun/grf_trem.gif
http://en.vedur.is/earthquakes-and-volcanism/earthquakes/vatnajokull/#view=map
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sinais de possível erupção no vulcão Grimsvotn

Sim, precisamente Vince. As erupções do Grimsvotn tem sido pequenas comparadas com a do Eyjafjallajökull este ano. E duram pouco, embora possam causar também uma ligeira disrupção nos voos britânicos.

Em 2004, uma cheia começou a 1 de Novembro e a erupção de uma semana seguiu-se em 5 de Novembro.
Em 1996, foi o contrário. Um forte sismo ocorreu a 30 de Setembro, a que se seguiu uma erupção forte do Grimsvotn, a as cheias só ocorreram em larga escala um mês depois do final da erupção!! (a 4 de Novembro)

É complicado prever a erupção. Mas ela parece estar muito próxima. As cheias estão a ocorrer, de modo semelhante a 2004. A ocorrência dos sismos, tremor e volume do lago no glaciar, também é similar. É interessante comparar o volume das cheias:

- De momento está em 2600 m3/sec (3 Nov)
- Eyjafjallajökull em Abril: 3000 m3/sec
- Grimsvotn 2004: 4900 m3/sec (4 Nov)
- Grimsvotn 1996: 50.000 m3/sec (5 Nov)
- Katla 1918: 400.000 m3/sec.

Como podem ver, o volume das cheias já é idêntico às causadas pelo Eyjafjallajökull, isto porque a zona glaciar do Grimsvotn é muito maior.

Curiosamente as cheias do grimsvotn ocorrem quase no mesmo dia do ano

A finalizar quero dizer que, não é nada estranho, se ocorrer mais uma erupção no mesmo ano na Islândia. Em média há uma erupção a cada 4 anos na Islândia, e por vezes ocorrem 3 erupções em simultâneo no país, e noutras ocasiões duas ou mais erupções catastróficas ocorrem num curto espaço de tempo. Se tiverem tempo, vejam por exemplo a quantidade de erupções que ocorreram em 1720s ou a erupção simultânea do Laki e do Grimsvotn em 1783.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sinais de possível erupção no vulcão Grimsvotn

- De momento está em 2600 m3/sec (3 Nov)
- Eyjafjallajökull em Abril: 3000 m3/sec
- Grimsvotn 2004: 4900 m3/sec (4 Nov)
- Grimsvotn 1996: 50.000 m3/sec (5 Nov)
- Katla 1918: 400.000 m3/sec.

Como podem ver, o volume das cheias já é idêntico às causadas pelo Eyjafjallajökull, isto porque a zona glaciar do Grimsvotn é muito maior.

Bastante significativo o caudal então, dado que não ocorreu ainda uma erupção. Já agora para quem não sabe, este processo denomina-se de "Jökulhlaup", termo islandês adoptado em geologia noutras línguas que não a islandesa. "Torrentes de água glaciar, de caudal importante e de significativo poder destrutivo" (*) causadas por aquecimento hidrotermal ou erupções sub-glaciares.

http://geology.about.com/od/flooding/a/aa_041397jokul.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Jökulhlaup
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já agora, queria partilhar isto.
Para não dizerem que é anormal duas erupções na Islândia no mesmo ano...

Em 1980 a Islândia teve duas erupções: Hekla e Krafla.
Em 1922 e 1938, erupções do Askja e Grimsvotn no mesmo ano.

Em 1341, três ou quatro vulcões no mesmo ano, um delas nos arredores de Reykjavík.

Em 1783 Laki e Grimsvotn entraram ambos em erupção (mesmo sistema), e resultaram num inverno vulcânico. A quantidade de lava libertada foi fenomenal, 14km3, ao longo de uma fissura de 27 Km!!!

Entre 1721 e 1729, 5 vulcões entraram em erupção. Três tiveram erupções de maior escala: Oraefajokull, Katla e Krafla, e mais erupções do Hekla e Kverkfjoll. Um deles, o Krafla, esteve em erupção durante 6 anos.

Segundo os geólogos islandeses, a ilha sofre um máximo de vulcanismo a cada 140 anos aproximadamente. Um novo período máximo deverá ocorrer algures nas próximas décadas. Podemos estar a observar o início deste período.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sem novidades do Grímsvötn na Islândia, os tremores harmónicos tem vindo a baixar de intensidade conforme a drenagem de água também tem diminuído.

42256275.gif



Na Indonésia o Merapi é que está em fúria, com a situação a piorar para as populações.


'Entering an even worse stage': Volcano kills 6
Indonesia's Mount Merapi shoots ash 20,000 feet into the sky; death toll reaches 44
http://www.msnbc.msn.com/id/40003339/ns/world_news-asiapacific/





aerialash1753770i.jpg


187611843.jpg


610xov.jpg






Também na Indonésia o Anak Krakatoa também tem estado activo, embora seja actividade que se pode considerar relativamente normal neste vulcão.





Hoje um Avião A380 da Qantas australiana com 466 pessoas a bordo teve uma falha quase catastrófica sobre a Indonésia, uma explosão "não contida" num motor com detritos a perfurar a asa próximo do depósito de combustível. Aterrou felizmente em segurança, especulou-se muito ao longo do dia se haveria relação com as erupções, mas aparentemente não tem.


380zp.jpg

http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-11691543
http://edition.cnn.com/2010/WORLD/asiapcf/11/04/qantas.pilot/
 
Editado por um moderador:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Erupção do Merapi já causou 102 mortos

Pelo menos 102 pessoas morreram e mais de 66 ficaram feridas em sequência da erupção do vulcão indonésio Merapi, de acordo com o último balanço oficial.

As autoridades indonésias indicam que foram recuperados 48 corpos da localidade de Bronggang, a 15 quilómetros da cratera, e mais de 66 pessoas encontram-se feridas, muitas delas em estado crítico com queimaduras graves.

A nova erupção, que se registou quinta-feira, é considerada a mais forte desde o início, a 26 de Outubro, do ciclo eruptivo do vulcão mais activo da Indonésia, localizado na ilha de Java, e já causou, pelo menos, 58 mortos.

A nova erupção levou as autoridades a alargarem a zona de evacuação de 15 para 20 quilómetros em volta da cratera do Merapi. O balanço total de óbitos eleva-se para, pelo menos, 102, dos quais 44 resultantes da primeira erupção.

Mais de cem mil pessoas tiveram de deixar as suas casas e abrigar-se em centros de acolhimento, que já se encontram sobrelotados, alertou o coordenador das equipas de socorro, Widi Sutiko.

O Merapi, que significa "montanha de fogo", situa-se no meio de uma região extremamente populosa, com mais de um milhão de pessoas que vivem em seu redor, nomeadamente na cidade de Yogyakarta, a cerca de 25 quilómetros.

Correio da Manhã
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sobe para 122 mortos, algumas aldeias fora do limite de segurança de 15km que tinha sido evacuado foram ontem também atingidas por fluxos piroclásticos provocando muitas mortes. É a maior erupção de Merapi desde 1872.

Blast From Indonesia Volcano Raises Deaths to 122
Biggest blast yet from Indonesian volcano raises death toll to 122, disaster agency says

http://abcnews.go.com/International/wireStory?id=12059766

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sobe para 122 mortos, algumas aldeias fora do limite de segurança de 15km que tinha sido evacuado foram ontem também atingidas por fluxos piroclásticos provocando muitas mortes. É a maior erupção de Merapi desde 1872.

 
Editado por um moderador:

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Se esta erupção chegar a nível VEI5 ou VEI6 poderá ter impacto global no clima como o Pinatubo, Tambora e Krakatoa. Parece estar a caminhar nesse sentido.

É potencialmente preocupante os cientistas alertarem para o facto de a camara de magma conter 3 vezes mais material que o Tambora em 1815.
http://www.spiegel.de/wissenschaft/natur/0,1518,727092,00.html (usar google translator)

Vejam o link abaixo! Podem ver a nuvem de SO2 a propagar-se por satélite.
http://satepsanone.nesdis.noaa.gov/pub/OMI/OMISO2/images/OMI_ME_SO2_DDC2.GIF