Vulcanismo - 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Algumas imagens de ontem

x610az.jpg


610xf.jpg


201011613312971747220.jpg
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vulcão Merapi: Balanço de mortos sobe para 191

O balanço da erupção do vulcão Merapi, na Indonésia, subiu esta quarta-feira para 191 mortos, depois de terem sido encontrados em várias aldeias mais corpos soterrados pelas cinzas vulcânicas que continuam a perturbar o tráfego aéreo.

“O balanço da erupção do Merapi atingiu os 191 mortos", indicou um responsável pelas equipas de socorro.

O anterior balanço da erupção, que começou a 26 de Outubro, era de 151 mortos.

Esta foi a erupção mais forte do Merapi desde 1870. Aldeias inteiras ficaram destruídas ou cobertas de cinza, obrigando 340 mil habitantes a encontrar refúgio em abrigos.

“A intensidade da erupção diminuiu mas a actividade do vulcão continua elevada”, indicou Surono, vulcanólogo encarregado de vigiar os vulcões indonésios.
Correio da Manhã
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Actualização da actividade vulcânica na Islândia.

Eyjafjallajokull: nenhuma actividade, o vulcão parece ter entrado na fase de dormência. Não há certezas, pois da última vez, o vulcão teve seis meses de dormência e entrou de novo em erupção mais uns meses.

Grimsvotn: muito se especulou de uma possível erupção iminente no início do mês. Ocorreu uma cheia glacial e também inflação dentro do vulcão. A situação continua, com algum tremor, mas com actividade sísmica reduzida. Parece ter sido mais uma erupção falhada do Grimsvotn (a última foi em Março). O Grimsvotn é o vulcão mais activo da Islândia, com uma erupção em média a cada 6 anos!

Katla: situação interessante. A actividade sísmica mais elevada que se seguiu à erupção do Eyja, diminui nas últimas semanas. Porém começaram sismos numa zona previamente calma do vulcão (o flanco leste). Isto pode indicar magma a movimentar-se numa zona onde o Katla costuma produzir fissuras que produzem volumes de lava massivos. No entanto, não há movimentos inflacionários do vulcão. Noto que o Katla teve uma erupção muito ligeira subglacial em 1999. O que é interessante é que desde 1918 (a última verdadeira erupção) este é o período histórico mais longo de dormência.

Esjufjoll: vulcão que nunca apresentou uma erupção histórica, nas proximidades do Grimsvotn, e com caldeira massiva. No último mês ocorreu bastante actividade sísmica e a profundidade média, indicando movimento do magma para cima. Pode indiciar uma erupção futura, embora nunca se saiba quando. Não há mais instrumentos a medir o vulcão dado estar debaixo do glaciar.

Hekla: um dos vulcões mais activos, últimas erupções em 1981, 1990 e 2000, continua silencioso. O Hekla nunca dá sinais antes de uma erupção, portanto é muito súbito, e as erupções variam muito.

Askja: última erupção de fissura em 1961. a mesma zona tem apresentando actividade sísmica e inflação. Uma erupção poderá ocorrer nos próximos anos.

Nas últimas semanas também ocorreu uma pequena crise sísmica na zona a norte do glaciar e vulcão dormente Langjokull, numa região onde nunca foram registrados sismos.

Nota: é bastante difícil prever quando ocorre uma erupção vulcânica. Sinais de erupção podem indiciar uma erupção amanhã, daqui a dois meses, daqui a dez anos, ou daqui a 100 anos.
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
"Equador declara alerta vermelho por erupção do vulcão Tungurahua

04 de Dezembro de 2010, 21:23

O Equador declarou neste sábado alerta vermelho, o nível máximo, para a população de Baños e outras aldeias do centro do país, devido ao aumento do processo eruptivo do vulcão Tungurahua, informaram as autoridades.
Há uma semana, o Tungurahua ('garganta de fogo' em quichua e com 5.029 metros de altura) registou emissão de lava e cinzas.

No dia 10 de Junho, uma forte erupção do vulcão, localizado a 135 km ao sul de Quito, activou um alerta laranja que levou à evacuação de cerca de 500 famílias que vivem em áreas consideradas de alto risco.

A actividade do Tungurahua alcançou nível máximo em 2006, quando deixou seis mortos na província andina de Chimborazo (sul)."


http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1111066.html

In: Sapo Noticias
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Earthquake activity in most volcanoes in Iceland is calm.

Katla is definitively calm, after some earthquake activity this summer. It seems that magma is gradually accumulating under the caldera. A (major) eruption might occur there within the next years, but difficult to say whether next year or in 20 years. Last eruption was 1918, and usually eruptions occur every 40 years.

Grimsvotn: reports came on the news from a near eruption in 1st November, with glacial flood. Magma intruded the volcano but did not erupt. An eruption is very likely within the next months but it should be small compared to Eyjafjallajokull this year. This volcano has been erupting every 6 years.

Volcanoes currently showing earthquake swarms, are Krisuvik, close to Reykjavík (dormant for 700 years, more the fissure type), Askja (another powerful volcano, dormant for 50 years, but the swarm is happening in a fissure) and Esjufjoll (a volcano with no known Holocene eruptions but a large caldera!). In Askja and Esjufjoll the earthquakes show that magma is rising below the volcanoes.

Hekla is showing some very recent signs of unrest, indicating it might be very close to an eruption. Usually, earthquakes start only 30min before an eruption. Hekla has been erupting every 10 years.

Estimates would put Grimsvotn as likely to erupt in 2011, Hekla might erupt in soon too, Katla probably within the next decade, with a major eruption; the others stated above, it's difficult to say when. Icelandic volcanoes are always a surprise.

PS: só agora me apercebi que escrevi o post em inglês. Como estou preguiçoso para o traduzir, vou deixar ficar assim e peço desculpa pelo facto!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Então as estimativas parecem colocar o Grimsvotn com mais hipóteses de entrar em erupção no próximo ano, o Hekla, o Katla entre outros acima referidos parecem mais reservados ao efeito surpresa!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O Grimsvotn tem tido erupções a cada 6 anos nas últimas décadas, a última em 2004, e este ano já teve duas erupções "falhadas" (intrusão de magma dentro da montanha sem sair para fora). A inflação do vulcão continua. Tudo indica uma erupção próxima.

O Hekla tem tido erupções a cada 10 anos nas ultimas décadas (ultima em 2000) e neste ultimo mes, registou algumas mudanças na montanha que podem indiciar uma erupção. O problema com o Hekla é que mantém-se silencioso (sismos) até somente 30 min antes de uma erupção.

Estes diria que provavelmente pelo menos um dos dois terá uma erupção no próximo ano ou dois, baseados nos ciclos recentes dos vulcões e sinais que tem mostrado.

Mas a Islândia é sempre uma surpresa. Existem múltiplos vulcões neste momento mostrando sinais de movimentos de magma, o problema é prever quando irá ocorrer uma erupção, e qual deles será o próximo.


Então as estimativas parecem colocar o Grimsvotn com mais hipóteses de entrar em erupção no próximo ano, o Hekla, o Katla entre outros acima referidos parecem mais reservados ao efeito surpresa!