WMR200 Oregon - perda de sinal!

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Oregon Cientific WMR200

- Nos últimos dias tenho tido perda de sinal tanto do pluviómetro bem como do anemómetro.
Esta condição não aconteceu durante quase 1 ano.

Já fiz manutenção dos 2 sensores (o pluviómetro 2 vezes) e substituição das pilhas por novas pilhas alcalinas (EVOIA da Panasonic) bastantes resistentes às condições meteorológicas e com excelente durabilidade.
Já mudei de posição o receptor da estação base - inicialmente recebe os dados com a proximidade dos sensores, mas depois tende a de vez em quando perder a recepção dos sinais.

O sensor de temp.\humidade está à mesma distância e não perde sinal.

Alguma ideia que possa ajudar na resolução disto?
icon14.gif
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
As estações meteorológicas por norma nas zonas húmidas como é o Minho mas no geral o litoral, estão mais sujeitas a problemas devido aos altos níveis de humidade em termos médios. As oregons são terrivelmente problemáticas quando estão em zonas húmidas como é o caso da tua, se calhar não estás com problemas de conexão mas sim com os próprios instrumentos e a sua transmissão, quando tempo aquecer e a humidade diminuir se calhar volta tudo ao normal.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
As estações meteorológicas por norma nas zonas húmidas como é o Minho mas no geral o litoral, estão mais sujeitas a problemas devido aos altos níveis de humidade em termos médios. As oregons são terrivelmente problemáticas quando estão em zonas húmidas como é o caso da tua, se calhar não estás com problemas de conexão mas sim com os próprios instrumentos e a sua transmissão, quando tempo aquecer e a humidade diminuir se calhar volta tudo ao normal.

Nem mais, comigo já se passou o mesmo, especialmente com o pluviómetro. :thumbsup:

A solução para o teu caso (e foi o que fiz no meu caso) é esperar para que seja o próprio tempo a resolver isso... Essas crises :D de falhas de sinal podem demorar horas, dias ou mesmo semanas, ou escassos minutos.

Um aparte, até acho estranho o meu anemómetro nunca ter perdido o sinal, tirando uma vez ou outra, desde que tenho a estação. As pilhas estão portanto há 3 anos dentro do anemómetro (ainda são as "de origem" que vinham com a estação) e não o tenho ligado a nenhum painel solar, e até hoje ainda se aguentaram e continuam a aguentar. :surprise: Não sei como nem porquê, mas depois de muitos temporais, frio, calor, humidade e mais humidade, parece que as pilhas ainda "são novas" pois o sinal mantém-se sempre constante.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Obrigado pela atenção;)
De facto eu já pensei na hipótese da humidade poder interferir com a transmissão de dados por parte dos sensores. O que me levava a estranhar era o facto de que ao trazer o pluviómetro para perto da estação-base, a estação reconhecia quase de imediato o mesmo; ao afastar para além de 10 metros ele deixava de o reconhecer.

Utilizei o "famoso" W40 nas partes eléctricas\electrónicas dos sensores uma vez que é dieléctrico e pode ajudar a afastar\eliminar a humidade em excesso. Parece que no pluviómetro até deu certo na 1ª vez, porque apesar da chuva constante que tive nos 3 dias seguintes o sinal era bom - Mas ontem ao final do dia voltou a perder o sinal (o nevoeiro foi muito denso esta última noite).

Se for problema relacionado com a humidade vou ter um grande berbicacho para resolver no futuro - esta zona é mesmo assim, não há volta a dar. Se souberem de alguma forma mais eficaz para eventualmente proteger as partes eléctricas postem aqui...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Obrigado pela atenção;)
De facto eu já pensei na hipótese da humidade poder interferir com a transmissão de dados por parte dos sensores. O que me levava a estranhar era o facto de que ao trazer o pluviómetro para perto da estação-base, a estação reconhecia quase de imediato o mesmo; ao afastar para além de 10 metros ele deixava de o reconhecer.

Utilizei o "famoso" W40 nas partes eléctricas\electrónicas dos sensores uma vez que é dieléctrico e pode ajudar a afastar\eliminar a humidade em excesso. Parece que no pluviómetro até deu certo na 1ª vez, porque apesar da chuva constante que tive nos 3 dias seguintes o sinal era bom - Mas ontem ao final do dia voltou a perder o sinal (o nevoeiro foi muito denso esta última noite).

Se for problema relacionado com a humidade vou ter um grande berbicacho para resolver no futuro - esta zona é mesmo assim, não há volta a dar. Se souberem de alguma forma mais eficaz para eventualmente proteger as partes eléctricas postem aqui...

Aconteceu-me isso 1 vez em 2 anos que tenho a estação mais concretamente no pluviometro, abri o pluvi, e sequei bem a placa electrónica com o secador e até hoje não voltou a acontecer ;)

Ps: revesti o pluviometro com um plástico impermeável para não estar directamente em contacto com a água e parece que resultou ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ps: revesti o pluviometro com um plástico impermeável para não estar directamente em contacto com a água e parece que resultou ;)

O plástico é de que tipo? E o que é que envolveste especificamente? Só a placa electrónica ou mais alguma coisa?

Nos próximos dias, e como não há previsão de chuva, vou tentar abrir o mesmo e deixá-lo dentro de casa numa janela ao sol para o secar. Quanto ao anemómetro vou ver como fazer.
Como ainda não tenho a estação on-line não será assim tanta a perda dos sensors por uns dias mas...é sempre chato!:(
 

alamcar

Cirrus
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
19
Local
41 23 39 N 8 45 55W
Bom dia

Tenho uma estação do mesmo modelo e constato que é pouco fiável tanto em resistência como em fiabilidade dos valores transmitidos.
A primeira que tive uma 918 ao fim de quase dois anos faltava um mês para o fim da garantia, deixou de haver comunicarão entre o sensor exterior e a base.
Fui onde a tinha comprado e eles disseram-me que aquele material não tinha reparação, e entregaram-me um talão com o valor que eu tinha pago pela estação. Óptimo, eu aproveitei para adquirir um modelo um pouco mais evoluído e decidi-me pela WMR200.
Ao fim de um ano e um mês começaram a aparecer alguns problemas, que culminou com a falta de comunicação do sensor de temperatura com a base. (novamente falta de comunicação, parece que é cronico).
Desloquei-me há loja para que me substituíssem o sensor exterior. Aí aconselhara-me que enviassem a estação toda para manutenção da fabrica (?) porque poderia haver mais algum problema e assim ficava melhor servido.
Então fui desmontar a estação e qual é o meu espanto a célula fotovoltaica esta cheia de agua, o balde do pluviometro estava ligeiramente preso.
E embalei toda a estação e entreguei. (penso que foi para França).
Ao fim de dez dias tinha foi-me entregue uma estação nova em casa. Óptimo, bom serviço.
Antes da montagem, juntei a estação base com o sensor de temperatura e verifiquei que havia uma diferença de mais de meio grau .
Gostaria de colocar a foto mas ela agora não me aparece, logo que apareça eu colocarei aqui.
O meu conselho se está dentro da garantia devolva.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
As estações meteorológicas por norma nas zonas húmidas como é o Minho mas no geral o litoral, estão mais sujeitas a problemas devido aos altos níveis de humidade em termos médios. As oregons são terrivelmente problemáticas quando estão em zonas húmidas como é o caso da tua, se calhar não estás com problemas de conexão mas sim com os próprios instrumentos e a sua transmissão, quando tempo aquecer e a humidade diminuir se calhar volta tudo ao normal.

No final de Dezembro o meu pluviómetro deixou de comunicar com a estação... coloquei-o dentro de casa, troquei pilhas, fiz resets, desmontei-o, sequei-o com o secador do cabelo... (retirei todas as aranhas que o tinham colonizado no interior...) népia! :(

Fui ao ebay, comprei outro! Recebi-o em 15 dias...

O velhinho, se calhar no verão deixo-o 2 tardes ao sol e logo se vê!
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


Eu tenho uma WMR200 a funcionar desde 2008 e nunca tive problema nenhum de comunicação e/ou interferências ;)

Apenas a famosa HR do sensor externo foi "morrendo aos poucos"...mas nada que uma pequena, mas delicada, operação :D não tenha resolvido e agora já está funcionando :thumbsup:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Bom dia

Tenho uma estação do mesmo modelo e constato que é pouco fiável tanto em resistência como em fiabilidade dos valores transmitidos.
A primeira que tive uma 918 ao fim de quase dois anos faltava um mês para o fim da garantia, deixou de haver comunicarão entre o sensor exterior e a base.
Fui onde a tinha comprado e eles disseram-me que aquele material não tinha reparação, e entregaram-me um talão com o valor que eu tinha pago pela estação. Óptimo, eu aproveitei para adquirir um modelo um pouco mais evoluído e decidi-me pela WMR200.
Ao fim de um ano e um mês começaram a aparecer alguns problemas, que culminou com a falta de comunicação do sensor de temperatura com a base. (novamente falta de comunicação, parece que é cronico).
Desloquei-me há loja para que me substituíssem o sensor exterior. Aí aconselhara-me que enviassem a estação toda para manutenção da fabrica (?) porque poderia haver mais algum problema e assim ficava melhor servido.
Então fui desmontar a estação e qual é o meu espanto a célula fotovoltaica esta cheia de agua, o balde do pluviometro estava ligeiramente preso.
E embalei toda a estação e entreguei. (penso que foi para França).
Ao fim de dez dias tinha foi-me entregue uma estação nova em casa. Óptimo, bom serviço.
Antes da montagem, juntei a estação base com o sensor de temperatura e verifiquei que havia uma diferença de mais de meio grau .
Gostaria de colocar a foto mas ela agora não me aparece, logo que apareça eu colocarei aqui.
O meu conselho se está dentro da garantia devolva.

Sortudo!
A minha WMR-918, tive de ficar com ela para 'bibelot' depois de ir a reparar à Alemanha na garantia (consola e anemómetro) e voltar, e, passado pouco tempo, deixar de funcionar, primeiro o pluviómetro e o anemómetro, e depois a consola. Restam os 3 termo-higrómetros e o baro-termo-higrómetro a trabalhar sozinhos e a emitir via rádio para o boneco!
Sem querer influenciar os possuidores de Oregon Scientific, que muito respeito, para mim nunca mais. :mad:
Agora tenho uma Auriol que me custou um décimo do preço da WMR-918 e á qual, face ao preço, não posso exigir muito.
Pode ser que um dia tenha uma Davis (com ligação por fios).

Cumprimentos,
J.P.Proença
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas...

Uma curiosidade: O termo-higrómetro está colocado dentro de um RS " como deve de ser " ou está a ser utilizado o RS que acompanha a estação ?

A minha WMR 200 está no activo desde Setembro, e ate agora tem-se portado bem ;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
O plástico é de que tipo? E o que é que envolveste especificamente? Só a placa electrónica ou mais alguma coisa?

Nos próximos dias, e como não há previsão de chuva, vou tentar abrir o mesmo e deixá-lo dentro de casa numa janela ao sol para o secar. Quanto ao anemómetro vou ver como fazer.
Como ainda não tenho a estação on-line não será assim tanta a perda dos sensors por uns dias mas...é sempre chato!:(

Envolvi as paredes do pluviometro com autocolante impermeável e no interior coloquei um pouco de cortiça no compartimento das pilhas ;) Até agora esta tudo ok :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Envolvi as paredes do pluviometro com autocolante impermeável e no interior coloquei um pouco de cortiça no compartimento das pilhas ;) Até agora esta tudo ok :thumbsup:
:thumbsup:
Colocaste alguma protecção na placa electrónica? Ou apenas o plástico nas paredes?

Parece-me que o problema então poderá ser na parte emissora do sinal, não propriamente na antena (parecem 2 molas), uma vez que ao aproximar o sensor a poucos metros da estação ela capta o sinal quase de imediato.
Se percebesse mais da arte e tivesse o desenho da electrónica\placa talvez fosse directo à zona responsável pela emissão do sinal (talvez haja perda de potência emissora).