O novo site MeteoPT.com

em domingo, 15 julho 2012. Publicado em Site

Inauguramos o novo site MeteoPT.com onde poderão descobrir imensas novidades que temos trabalhado nos últimos tempos. É provável que nem tudo funcione a 100%, esperamos pelo vosso feedback para ir melhorando. 
De seguida um breve resumo do que há de novo.
 
 
Página principal
 
 
 
 
Previsão
Estão disponíveis vários produtos de previsão numérica, nomeadamente sob a forma de cartas dos principais modelos globais e alguns regionais. Além das cartas estão disponíveis meteogramas baseados no modelo global do GFS, meteogramas que já conhecem do fórum. Também estão disponíveis fax-charts do Met Office britânico e do 21st Operational Weather Squadron dos EUA. 
 
 
Os modelos são:

GFS
GFS é um modelo numérico global da NOAA dos EUA, cobre toda a Terra, sendo portanto de baixa resolução.  É um dos principais modelos globais de previsão, sendo o mais popular pois disponibiliza gratuitamente todo o seu output. O modelo faz previsões até aos 8 dias (192 horas) com uma malha/resolução de 0,5° latitude X 0,5° longitude, e a partir das 192 horas e até às 384 horas tem 2.5°. No site estão disponíveis várias cartas, Europa/Atlântico/Península Ibérica e América do Sul, embora todas elas sejam geradas pelo  mesmo output do GFS, não se tratando de domínios específicos com diferentes resoluções.
O modelo quatro vezes por dia, 00z,06z,12z e 18z.
 
ECMWF
O modelo conhecido por todos como ECMWF  na verdade chama-se IFS, a sigla ECMWF  refere-se ao Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo, uma organização intergovernamental ao qual pertence Portugal através do nosso Instituto de Meteorologia.  É o melhor modelo global, facto comprovado por verificações. Sendo o melhor tem no entanto como desvantagens o facto de poucos dados do output serem disponibilizados fora das instituições do organismo, pelo que no nosso site os dados que podem consultar são apenas os que são disponibilizados publicamente, como por exemplo o geopotencial aos 500hpa, a temperatura e vento aos 850hpa. O modelo corre duas vezes por dias, às 00z e 12z.
 
 
HIRLAM
O HIRLAM é um modelo regional de área limitada, o output que usamos no site é da AEMET, a agência de Meteorologia de Espanha. A AEMET corre o modelo com vários domínios de diferentes resoluções. Os produtos disponíveis no site para a Europa/Atlântico e Península Ibérica tem a resolução de 0,16° latitude X 0,16° longitude. Está também disponível no site o domínio com maior resolução de 0,05° (~5km) organizado em PI Noroeste/PI Centro-Oeste, PI Sul, PI Nordeste e PI Sudeste.  O HIRLAM corre quatro vezes por dia, 00z,06z,12z e 18z.
 
NOGAPS
NOGAPS (Navy Operational Global Atmospheric Prediction System) é um modelo global que pertence ao Fleet Numerical Meteorology and Oceanography Center da marinha dos EUA. Tem resolução de 0,5° e 4 saídas diárias mas no site disponibilizamos apenas duas, 00z e 12 com previsões até às 180 horas. 
 
GME
O GME é um modelo global que pertence ao serviço meteorológico da Alemanha DWD, tem aproximadamente 20km de resolução com 2 saídas diárias com previsões até às 72 horas. 
 
GEM
O GEM (Canadian Meteorological Centre) é um modelo global pertence ao serviço meteorológico do Canadá, Canadian Meteorological Centre, sendo por isso também conhecido por CMC.  Tem 0,5° de resolução e duas saídas diárias, no site apresentamos previsões até às 144 horas (6 dias). 
 
ACCESS-G
O ACCESS Global (Australian Community Climate and Earth-System Simulator) é um modelo global desenvolvido pelo Centre for Australian Weather and Climate Research (CAWCR) da Austrália com uma resolução de 1° (~80km). Tem quatro saídas diárias embora só disponibilizemos a das 00z e 12z, faz previsão até às 240 horas (10 dias). 
 
COAMPS
O COAMPS (Coupled Ocean/Atmosphere Mesoscale Prediction System) é um modelo regional que foi desenvolvido pela Marinha dos EUA  para previsões regionais de curto prazo, resolução de 0.2° e previsões até às 72 horas com duas saídas diárias.
 
 
 
 
 
Observação
Estão disponíveis vários produtos como imagens de satélite, resumos diários de algumas estações SYNOP, temperatura da água do mar e imagens de webcams. Ainda uma secção de Meteorologia tropical focada na actividade de furacões no Atlântico e também Meteorologia espacial, para seguimento da actividade solar. Futuramente será disponibilizada uma área para Meteorologia aeronáutica.



A parte dos resumos é actualmente bastante simples e será uma das secções prioritárias que será desenvolvida nos próximos meses com muito mais dados, quer oficiais quer de estações meteorológicas amadoras.
 
 
Climatologia
Na secção de climatologia para já poderão encontrar reanálises. É uma das secções também prioritárias onde desenvolveremos mais coisas e disponibilizaremos mais dados no futuro.
 
Na imagem o ciclone de Fevereiro de 1941:
 
Reanálise é um método de reconstruir o clima do passado usando dados meteorológicos e recorrendo a modelos para simular o comportamento da atmosfera dia a dia ao longo das últimas décadas. Estão agora disponíveis para consulta no site vários produtos.
NCEP/NCAR Reanalysis 1, com cartas do geopotencial aos 500Hpa e Temperatura e vento aos 850hpa, disponíveis desde 1948, com 4 períodos horários em cada dia, 0Z, 6Z, 12Z e 18, 
NOAA-CIRES 20th Century Reanalysis, com cartas desde 1869.
EMSLP, do projecto EMULATE Mean Sea Level Pressure data set, com cartas da pressão ao nível do mar desde 1850 até 1947.


 
Comunidade
Esta secção do site é uma espécie de pequena rede social onde os membros do site/fórum poderão interagir uns com os outros, publicar fotografias e vídeos relacionados com Meteorologia, Clima ou outras áreas científicas habitualmente debatidas no fórum.
 
 
 
 
 
Para esclarecimento de dúvidas por favor usem este tópico no fórum:
http://www.meteopt.com/forum/forum-comunidade/novo-site-meteopt-com-6586.html