A Memória Meteorológica...

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Minho 7 Mai 2007 às 22:58.

1. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    A título de curiosidade coloco este artigo do Correio do Minho de 30 Janeiro deste ano em que um habitante de Castro Laboreiro de 75 anos diz:

Por isso é preciso ter cuidado quando ouvimos afirmações dos mais velhos, quando dizem que nunca tinham visto coisa assim. A memória meteorológica é péssima!!

Notícia Completa:

http://www.correiodominho.com/noticias.php?&IDTema=10&IDNoticia=26867

Collapse Signature Expand Signature
  2. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Sim, não se pode confiar na memória meteorológica na maior parte dos casos. Este caso até é um pouco o inverso do habitual. Normalmente até costumam dizer que antigamente fazia mais frio ou nevava muito mais que agora.

3. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Essa parece ser uma situação parecida em todo o lado. Por aqui também ao perguntar às pessoas mais velhas, referem que antes o tempo era muito diferente.
    Mas até pode-se explicar, teoricamente até certo ponto, estes desfasamentos.. Um homem com 75 anos não trabalha o mesmo que um de 35 e têm precepções diferentes da realidade como o frio...

4. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança
    He he quantas vezes eu não vi na televisão idosos a dizerem que nunca tinham visto nevar tanto quando no ano anterior tinha nevado mais :rolleyes: :lol:

A memória meteorológica é sem dúvida das piores, até a mim me falha e eu interesso-me por isto.

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    A minha teoria é a de que todos nós humanos temos uma curta memória meteorológica. O nosso organismo necessita sempre de algum tempo para se habituar. Quando vem muito frio ou muito calor, achamos sempre que é terrível e do pior já sentido. Mas ao fim de 3 ou 4 dias adaptamo-nos. Se esperassem uns dias para fazer as entrevistas, se calhar as respostas seriam outras :)

Partilhar esta Página