Achado planeta com dois sóis, como Tatooine

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Teles 16 Set 2011 às 20:11.

  1. Teles

    Teles
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Dez 2007
    Mensagens:
    2,207
    Local:
    Rio Maior
    Em 1977, Star Wars revolucionou o cinema e conquistou uma legião de fãs encantados com a história e o universo criados por George Lucas.

    Mais de três décadas depois, astrónomos descobrem que parte da fantasia da série é realidade ao anunciar a descoberta de um planeta com dois pores-do-sol – exactamente como ocorre em Tatooine, o planeta em que cresceu o personagem Luke Skywalker.
    [​IMG]

    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/achado-planeta-com-dois-sois-como-tatooine-16092011-7.shl
     
  2. Albifriorento

    Albifriorento
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    4 Dez 2010
    Mensagens:
    425
    Local:
    Castelo Branco
    Boa noticia :).

    Mas considerando que a maioria dos sistema estelares são duplos ou triplos (a estrela mais próxima do Sol, Alfa Centauri, é na realidade um sistema formado por três estrelas), por isso isto foi apenas a confirmação daquilo que já se presumia...

    O grande problema é a estabilidade das órbitas dos planetas num sistema desta natureza, para Alfa Centauri, já foram matematicamente comprovadas órbitas tanto em Alfa A como em Alfa B.

    Quero deixar também aqui de algo parecido, embora em escala ligeiramente maior...
    http://en.wikipedia.org/wiki/Epsilon_Indi

    Isto é o sistema triplo (bom mais ou menos e eu já explico) de Epsilon Indi, e é formado por uma estrela um pouco mais pequena que o nosso Sol, e duas Anões Castanhas que se orbitam uma á outra (um pouco como Plutão e Charon) mas que orbitam também a estrela principal do sistema.

    Já agora, uma Anã Castanha não é bem uma estrela, visto que não tem massa suficiente para fundir hidrogénio em Hélio, mas também não são planetas.
     

Partilhar esta Página