Bom dia malta,
a minha mulher é professora numa escola (zona de benfica, Lisboa - escola 2ºe 3º ciclo) e teve esta ideia de propor à escola a aquisição de uma estação meteorologica para alunos e professores explorarem em várias disciplinas, por exemplo:
Matemática: interpretação de gráficos (gerados pela estação meteo), cálculos e estatísticas (médias, desvios padrão etc)
Fisica/quimica: aprendizagem, estudo/observação de fenómenos atmosféricos (vento, pressao atmosférica,etc)
TIC/informática: disponibilização de dados online, integração da estação na rede wunderweather, comunicações,etc
Comunidade: tentar uma ligação com as juntas de freguesia (por exemplo: incluir os dados da estacao no site da junta), ligação com outros meteorologistas amadores e quem sabe com os organismos governamenteais (ipma).
Para já não passa de uma ideia e estamos a tentar perceber quais os principais desafios e beneficios para a escola e comunidade de um projecto deste tipo, precisamos de perceber se é fazível para elaborarmos uma proposta/projecto a apresenta na escola e recorro ao vosso conhecimento para nos dar umas dicas.
Conhecem alguma escola que já tenha feito um projecto deste género ?
quais os principais desafios e como solucionar (por exemplo: como escolher a estacao mais indicada ? como instalar a manter ? )
Quais os beneficios ? para cada uma das disciplinas, em que aspecto uma estação meteo contribui para adquirir/melhorar/potenciar os conhecimentos e matérias lectivas ? como motivar os alunos ? e para a comunidade (não esquecendo a comunidade cientifica)
Fico á espera das vossas dicas !
abraço
Rui Madaleno
a minha mulher é professora numa escola (zona de benfica, Lisboa - escola 2ºe 3º ciclo) e teve esta ideia de propor à escola a aquisição de uma estação meteorologica para alunos e professores explorarem em várias disciplinas, por exemplo:
Matemática: interpretação de gráficos (gerados pela estação meteo), cálculos e estatísticas (médias, desvios padrão etc)
Fisica/quimica: aprendizagem, estudo/observação de fenómenos atmosféricos (vento, pressao atmosférica,etc)
TIC/informática: disponibilização de dados online, integração da estação na rede wunderweather, comunicações,etc
Comunidade: tentar uma ligação com as juntas de freguesia (por exemplo: incluir os dados da estacao no site da junta), ligação com outros meteorologistas amadores e quem sabe com os organismos governamenteais (ipma).
Para já não passa de uma ideia e estamos a tentar perceber quais os principais desafios e beneficios para a escola e comunidade de um projecto deste tipo, precisamos de perceber se é fazível para elaborarmos uma proposta/projecto a apresenta na escola e recorro ao vosso conhecimento para nos dar umas dicas.
Conhecem alguma escola que já tenha feito um projecto deste género ?
quais os principais desafios e como solucionar (por exemplo: como escolher a estacao mais indicada ? como instalar a manter ? )
Quais os beneficios ? para cada uma das disciplinas, em que aspecto uma estação meteo contribui para adquirir/melhorar/potenciar os conhecimentos e matérias lectivas ? como motivar os alunos ? e para a comunidade (não esquecendo a comunidade cientifica)
Fico á espera das vossas dicas !
abraço
Rui Madaleno