Ajudem me a compreender... Pressão atmosférica

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por FilipePC 8 Mai 2014 às 16:18.

  1. FilipePC

    FilipePC
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Mai 2014
    Mensagens:
    3
    Local:
    Seixal
    Boa tarde, antes de mais obrigado a quem me ajudar a pelo menos tentar entender as minhas dúvidas.

    Eu já li pela net e até aqui no forum, mas não fiquei esclarecido sobre o assunto que tenho no título.

    Aquilo que eu gostava de saber e entender, e espero que desculpem a minha fraca sabedoria nesta área, é como podemos saber a pressão atmosférica do dia( se existe sites com previsão???) e se existe alguma forma de saber quando é que vai haver grandes alterações dela mesma?

    Eu já li sobre o que é a pressão atmosférica, em termos gerais entendi, mas não a fundo e estou a fazer um estudo pessoal sobre uma área em que acredito que a pressão atmosférica tem vital influência, senão é mesmo a principal.

    Obrigado mais uma vez por qualquer ajuda que possam dar.
     
    blade gostou disto.
  2. blade

    blade
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Ago 2012
    Mensagens:
    272
    Local:
    grande lisboa (Best city in the world)
    Penso que aqui no forum existam meteogramas e informações sobre as pressões basta procurar ;), o melhor modelo segundo dizem é o emcwf e segundo GFS mas só são fiáveis pelo menos antes das 100horas, tbm podes ir ao site meteociel :D está é em francês.
    Na sibéria de inverno costumam haver pressões elevadas acima de 1040hp :eek:, agora no verão é bom ter altas pressões a norte de nós para termos vento de leste para descongelar mas estão sempre a fugir ;)
     
  3. FilipePC

    FilipePC
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Mai 2014
    Mensagens:
    3
    Local:
    Seixal
    Olá obrigado, eu já li algumas coisa, o que realmente queria tentar perceber é se posso saber que pressão está cada dia, ou seja qual é a pressão hoje??? E por exemplo qual é a pressão que vai estar amanhã? De que forma posso saber isso, e desculpa, mas sou muito básico nisto...
     
  4. CptRena

    CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2011
    Mensagens:
    1,482
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Para ver o que vai estar (previsão), recorre-se a modelos de previsão, como já referiram: ECMWF ou GFS entre outrs (WRF, JMA, UKMO, ...).

    Para ver o que está neste momento, os valores reais de pressão que tem estado até ao momento, recorre-se às estações meteorológicas que reportem esse parâmetro. Praticamente quase todas as estações de aeroportos (civis ou militares) devem lançar uma METAR onde consta a pressão atmosférica. Também no instituto de meteorologia local devem ter esses dados, podem é não estar ao dispor do público.
    Algumas estações amadoras também disponibilizam esse parâmetro, mas cuidado porque nem toda a gente tem aquilo calibrado como deve de ser. Basta procurar, por exemplo, no wunderground. Tem lá muita estação a reportar a pressão.

    Para ver as METARs há várias formas. Eu por exemplo uso o site http://aviationweather.gov/adds/metars/ e ponho o código ICAO do aeroporto/aeródromo do o qual quero saber a informação. Nem todos os aeroportos aparecem nesta base de dados.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    blade gostou disto.
  5. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,506
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    No site do IPMA, nas observações de superfície, tens lá disponível os valores actuais da pressão atmosférica.

    Para a previsão para os próximos dias, podes consultar os vários modelos, ou então os meteogramas do meteopt.com, onde conseguirás visualizar melhor a evolução da pressão prevista.
     
    CptRena gostou disto.
  6. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,036
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    Podes é facil basta comprar um barometro e da-te os valores instantâneos, já vi que que tens dificuldade em desifrar os termos tecnicas, a pressão atmosferica não muda rapidamente mas gradualmente, se poderes diz o estudo e secalhar as nossas respostas podem ir mais de encontro ao que procuras
     
  7. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Tenho um barometro aneroide e 2 relogios Casio com barometro digital que é muito mais preciso.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. FilipePC

    FilipePC
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Mai 2014
    Mensagens:
    3
    Local:
    Seixal
    Olá é simples, lol, mais ou menos o que aqui pretendo entender, para vocês, pois para mim, desculpem mesmo mas estou a milhas dos meus conhecimentos, nunca foi a minha área, pelo que tenho imensas dificuldades.
    Ao longo dos anos, no meu desporto de lazer, a pesca lúdica, fui fazendo estudos, com base em variações de marés, luas, temperatura...
    Curiosamente, dois dias de grande boom de peixe, deu-se em dias em que se afirmou( não sei se bem ou não) nas redes sociais que se tinha dado uma alterassão significativa da pressão atmosférica.
    Também sobre este assunto quase todos não têm dúvidas, mas ninguém sabe explicar, que a variação da pressão atmosférica tem clara incidência na actividade do peixe.

    O que eu pretendo, é alargar o meu campo de estudo e pesquisa, aumentar a minha folha Excel, para este campo e poder daqui a uns tempos tentar chegar a alguma conclusão lógica sobre a influência deste fenómeno no meu desporto.

    Também tenho, o blog com mais visitas do país nesta área e gostava imenso de um dia ( só quando sentir que posso dar algo as pessoas) fazer um post sobre este assunto.

    Mas para isto, tenho que entender como funciona, saber nos dias que vou qual é a pressão e por exemplo quando se vai dar alterações significativas da pressão atmosférica para poder comparar.

    Obrigado e espero ter explicado bem.
     
    CptRena gostou disto.
  9. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,036
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    ok, não conhecia essa possivel relação , mas fazes bem em questionar e investigar. Sei que as temperatura da água afecta muito por exemplo nas sardinhas que seguem as currentes frias, a lua tambem com as marés. A pressão poderá ser pelo estado do tempo, sei que os peixes vão mais para fundo quando há tempestades para evitarem as ondas, pode ser isso, já que altas pressões significam bom tempo. Os peixes teem uma linha dorsal muito sensivel a pressão da água e que os ajudam a evitar predadores e a nadarem em sincrono no cardume. A as varias estações meteorologicas baratas e muito precisas. Espero estar claro e não ter alongado muito
     
    CptRena gostou disto.

Partilhar esta Página