Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Julho 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 27 Jun 2010 às 15:46.

  1. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    8,529
    Local:
    Bragança (675m)
    Regras deste tópico:
    ->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


    Aviso MeteoPT
    As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Boas tardes!:D

    ............Analise GFS/12z; ECMWF/00z..........


    T0 a T+144h:

    Até 5f continuamos sob influencia da crista anticiclonica do AA, que se estende para NE até á europa central, as temperatus adivinham-se elevadas, especialmente no interior centro e sul e nos pontos mais baixos do vale do douro.
    Nas proximas horas, tambem, assistiremos a um aumento da actividade ciclónica no atlantico norte, com a formação de uma poderosa baixa a WSW da irlanda, fruto da interacção de uma baixa ocluida em ar maritimo com uma area de ciclogenese no seio de uma pluma tropical, a baixa atingirá maturidade no final desta semana, com pressões abaixo dos 970hpa.
    A partir de 5f um sistema frontal, com origem no sistema acima referido, deverá progredir para E, no seio de um cavado.

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    A aproximação do cavado e da area divergente em altura, tal como a entrada de ar humido de origem atlantica deverá causar um aumento da instabilidade atmosferica, sendo que os dias de 5f e 6f serão caracterizados por tempo quente, especialmente no interior, ventos fracos de N/W e instabilidade durante a tarde no interior.
    Já na noite de 6f- sabado, a frente fria em dissipação deverá roçar o norte/NW da PI, preveem-se portanto periodos de chuva ou aguaceiros, com possibilidade de ocorrencia de trovoadas dispersas a norte de sintra-estrela.
    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Ainda no dia de sabado o AA deverá voltar a deslocar-se para NE, enquanto o cavado de niveis altos será estrangulado, formando-se uma cut-off em altura a W, movendo-se para SSW.
    Devido ao resurgimento do AA o fluxo nos niveis médios e baixos rodará para E/N, impedindo a progressão do sector frio da frente, portanto, Domingo espera-se uma subida de temperaturas associada á entrada de ar quente saariano, procedente de SE, nos niveis médios.
    Na 2f teremos um dia quente, com ventos do quadrante leste, e com o AA a estender-se até frança e uma baixa no golfo de cadiz; em alura teremos o sistema de cut-off, a SW de sagres.
    Eventualmente serão possiveis algumas trovoadas no interior e na zona do golfo de cadiz/ litoral SW nos dias de domingo, 2f e 3f.

    http://img541.imageshack.us/img541/6416/gfsj.png



    A partir de 3f, há algumas diveregencias....o GFS coloca um novo cavado, bastante mais pequeno e em interacção com a cut-off a SSW, mas de evolução similar ao anterior...embora tambem coloque o AA mais a W, o que levaria a uma descida de temperaturas especialmente a norte.
    Enquanto o ECMWF coloca o AA a estender-se sobre o atlantico, com os sistemas frontais/cavados associados a norte dos 45ºN.

    Na minha opinião, após as 144h, teremos uma situação mais estavel e talvez quente, com a cut-off a SW e o bloqueio a N/NW....parece-me esse cenario aquele que mais sentido faz, até porque a tendencia no curto e médio prazo é a de cortar tudo o que seja entradas maritimas de NW:thumbsup:
    Finalmente, devo dizer que actualmente, o modelo que parece mais credivel no medio e longo termo é o ECMWF...esperemos que as actualizações de resolução e parametros fisicos do GFS ( que tem andado aos altos e baixos) venha a ter efeitos mais notórios...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,513
    Local:
    Oeiras / Portel
    Modelar cut-off's é a maior dificuldade dos modelos meteorológicos, e nos próximos dias ainda vamos ver saídas muito díspares, mas parece que a existência dessa cut-off, algures aqui perto é já quase certa. Agora, onde vai estar, durante quanto tempo, ainda é cedo para se saber.

    Duas notas prévias:

    1 - É raro haver tanta instabilidade nesta altura do ano, início de Julho, o normal é as trovoadas de calor ocorrerem na segunda metade de Agosto, e nós vamos para o segundo episódio convectivo numa semana.

    2 - Aquele bloqueio na Europa central vai-nos trazer um verão animado. Aposto que as temperaturas ficarão na média, mas com grandes extremos, dias muito acima e outros muito abaixo da média. A precipitação deverá ficar acima da média. O bloqueio é semelhante ao que ocorreu o verão passado, mas o ano passado estava mais para leste, o que deu animação na Europa central e nada por estes lados.

    Previsão do tempo nos próximos dias segundo a última saída do ECM (poderia ser qualquer outra, isto ainda está muito incerto, mas parece-me que esta está bastante credível):

    [​IMG]

    A 72 h passagem de um cavado associado a uma depressão atlântica extremamente interessante para a altura do ano (pressão atmosférica a rondar os 970 mb), que isolará uma bolsa de ar frio, que no Sábado, já poderá deixar bastante instabilidade.

    [​IMG]

    Até aqui é mais ou menos unânime, depois o ECM coloca a depressão em altitude no Golfo de Cadiz, o GFS põe-na mais a sul numa posição onde só mete calor e nenhuma instabilidade, eu prefiro a previsão do ECM:

    [​IMG]

    Mantém-se estacionária durante umas 24 horas, e depois é absorvida, não sem antes atravessar de novo o continente português de sul para norte, num dia que poderia ser deveras interessante:

    [​IMG]

    Por fim formava-se novo cavado, com descida das temperaturas:

    [​IMG]

    Claro que isto ainda vai dar muitas voltas, isto pode dar em só muito calor, em instabilidade generalizada, mas em princípio dará para as duas coisas. De qualquer modo, e a cumprir-se a previsão do ECM seria a Europa central e o Mediterrâneo espanhol a levar com uma boa onda de calor, estando a parte ocidental da PI a salvo da canícula.

    [​IMG]

    Esperemos que ela acabe mesmo no Golfo de Cadiz, seria a melhor posição, mas o ano passado tivemos no mês de Agosto umas 4 ou 5 destas oportunidades e elas escaparam-se sempre para o Mediterrâneo ou para as Canárias.
     
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    A saída de hoje das 12z do ECM também é bastante quente e o GFS entretanto também tirou aquele disparate dos quase 48ºC no Alentejo, agora já está mais racional, temperaturas talvez a rondar os 42ºC no interior centro-sul. Em relação à nortada, em princípio haveria alguma nortada suave, devido à fortes baixas térmicas no interior da PI, mas também vai depender da cutoff e desta se conseguir reflectir nos níveis baixos ou não, se conseguir neutralizaria a nortada.


    Temp 850hPa


    [​IMG]


    De qualquer forma ainda falta bastante tempo e a colocação da cutoff a SW é fundamental, e sabemos como os modelos tem dificuldade em lidar com elas. Bastam ligeiras alterações e estas duas correias transmissoras de calor que a imagem documenta não se verificam, pelo menos desta forma tão intensa:


    Temp 850hPa GFS



    [​IMG]
     
  5. AndréFrade

    AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Jun 2009
    Mensagens:
    4,500
    Local:
    Montijo
    Diário Digital / Lusa
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Mais um dia de modelos. As coisas vão ficando definidas para os próximos dias.
    Dos modelos de referência, quanto ao calor o ECMWF continua um pouco mais moderado que o GFS, mas falamos de calor em ambos.

    Por acaso é bastante estranha a divergência num prazo tão curto como 24 horas (ver primeiro quadro em baixo), amanhã já saberemos quem exagerou um pouco ou subestimou. Analisando as sondagens de Gibraltar e Madrid das 12z, em Gibraltar estão ambos bem mas em Madrid o GFS está mais acertado.


    Temperatura aos 850hPa ECMWF vs GFS

    [​IMG]


    Ora bem, e estas cartas traduzem-se em que ? Parece-me que no ECMWF temperaturas na ordem dos 40ºC nalgumas zonas do Alentejo, Ribatejo e Beira Baixa e uns 42ºC no GFS, no ECM o dia mais quente a ser Domingo moderando ligeiramente depois, e no GFS a ser Domingo, 2ªfeira e mesmo 3ªfeira. Atenção ao vale do Tejo/Ribatejo pois aí podermos ver temperaturas a rivalizar com o Alentejo nalguns dos dias, à semelhança do que aconteceu em finais de Agosto do ano passado.

    Isto falando dessas zonas mais quentes, pois a distribuição do calor será obviamente distinta pelo país, com as zonas litoral oeste mesmo junto à costa e norte a serem um pouco poupadas. Na 2ªfeira deveremos ter uma madrugada com mínimas altas interessantes. Na 4ªf/5ªf já entraria alguma frescura por noroeste, mas as regiões do interior sul permanecem razoavelmente quentes mesmo assim.


    Trovoadas


    Quanto a trovoadas, para já o melhor dia parece ser 3ªfeira, a humidade disponível será o maior problema, mas no GFS já tem mais do que tem estado nas saídas dos últimos dias.



    CAPE/LI 3ªfeira

    [​IMG]

    Humidade 700hPa

    [​IMG]
     
  7. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Subida da temperatura máxima a partir de sábado

     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Umas saídas de modelos de mesoescala quanto a temperaturas, comparando o WRF da meteoblue (alimentado com GFS) aos modelos do IM.

    O comparativo não se refere às máximas mas à temperatura às 15z
    Nos primeiros dois dias, começando hoje, é comparado o WRF (mesoescala) contra o Aladin do IM, depois é comparado ao ECMWF do IM (modelo global), pois o Aladin (modelo mesoescala) apenas corre até às 48 horas.

    Chamo a atenção que os últimos 2 quadros do ECMWF à direita (3ªf e 4ªf) já não se referem às 15z mas às 18z, inclui-os apenas para orientação pois nesses dias já não está disponível a carta das 15z, mas optei mesmo assim por incluir a das 18z para mostrar o retrocesso do calor nesses dias no ECMWF.

    É possível que os modelos estejam a sobrestimar um pouco a máxima nalgumas zonas, tal como no Inverno inicialmente há alguma inércia térmica a vencer e o frio à superfície é sobrestimado por vezes nos modelos, nesta primeira semana de Julho penso que também pode ocorrer isso, mas não sei sinceramente.

    [​IMG]
     
  9. AndréFrade

    AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Jun 2009
    Mensagens:
    4,500
    Local:
    Montijo
    Diário Digital / Lusa
     
    Collapse Signature Expand Signature
  10. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Onda de calor invade Europa

     
  11. Geiras

    Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    4,235
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    O IM meteu até ao final da tarde de amanha os distritos de Braga, Setúbal, Santarém e Lisboa em alerta laranja


    [​IMG]
    http://www.meteo.pt/pt/
     
    Collapse Signature Expand Signature
  12. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    3,984
    Local:
    Corroios

    A conclusão que tiro, analisando os avisos laranja que o IM lançou, as temperaturas máximas em Lisboa poderão atingir entre os 38 a 40 graus, em Setúbal entre os 40 e 42 graus, em Braga entre 37 a 38 graus e em Santarém entre 42 e 43 graus.

    Isto, dado que é o que os critérios de emissão do aviso laranja dizem. :)
     
  13. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Calor até ao final da semana

     
  14. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Massa de ar quente do Norte de África aquece Portugal

     
  15. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Guarda e mais oito distritos sob aviso devido ao calor

     

Partilhar esta Página