Análise Modelos, Previsão e Alertas - Novembro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já está mais ou menos tudo dito.

A partir de 3ª/4ª e até 5ª/6ªfeira as temperaturas vão descer, mas não teremos precipitação e tudo não passará de uns dias mais frios com mínimas que poderão eventualmente descer ligeiramente abaixo dos 5ºC por exemplo em Lisboa enquanto em Bragança as máximas talvez não ultrapassem os mesmos 5ºC. No extremo norte as esperanças do costume devido à precipitação não andar longe do lado de lá da fronteira.

Para a situação do próximo fim de semana prolongado ainda está tudo em aberto, já foi também tudo dito, mais importante que a intensidade do modelo A ou B é mesmo a tendência de acabar o tempo monótono, depois o que se vai passar perceberemos melhor uns dias antes.

Deixo no entanto a animação das temperaturas aos 850hPa do ECMWF que dá esta borla hoje, e como tão breve não a vamos ter, fica aqui pois pode servir de orientação se o modelo continuar a insistir no mesmo.

ecm-21.gif


Como seria de esperar, num noroeste destes com a chuva já não temos frio decente, pena haver um interregno de 2 dias entre uma e outra situação, pelo meio talvez o Gerês tenha sorte. Mas ao menos venha a chuva talvez com o bónus do vento.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um possível cenário para as mínimas de 4ª, 5ª e 6ªfeira a nível nacional. Na madrugada de sexta-feira a juntar-se à adveção fria a estabilidade atmosférica poderia criar umas belas inversões nas zonas mais protegidas.

Modelo NNM/Meteoblue

mb-3.jpg



Quanto à situação do fim de semana prolongado da restauração da Independência, mantém-se a instabilidade com ambos os grandes modelos a prolongarem um cavado durante vários dias com centros depressionários sobre a península, numa situação que poderia ser de bastante instabilidade. Mas há que ter cautelas pois ainda falta uma semana e as oscilações no pormenor tem sido muitas em ambos os modelos.

GFS e ECMWF

inst-1.jpg






A precipitação como mostra a saídas das 6 (que muitas vezes é exagerada, mas a das 00z também tinha embora mais fraco)

Precipitação GFS Domingo e Segunda-feira

prec-15.jpg





E a instabilidade mantém-se por vários dias. Por exemplo o GFS para 4 de Dezembro. Mas isto já é a 260 horas, uma eternidade.

4 de Dezembro

gfs-23.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Quanto à previsão durante a semana, será seca e fria no sul, nesta carta da temperatura a 2 metros segundo o ECMWF será mesmo extremo no litoral sul e Algarve.



Para completar só a informação do Vince para o fim de semana prolongado em relação aos ventos que poderão ser fortes a muito fortes essencialmente no litoral sul e em particular no Algarve e Andaluzia.





Todos sabemos que ainda falta uma semana, pode mudar mas é uma tendência que tem vindo a permanecer nos modelos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Se as tendências se mantiverem, vamos ter vários picos de actividade, um deles por volta das 7 horas da manhã de Sábado, como se pode ver no resumo a seguir:

gfs7168ro2.png


O norte de Portugal vai ser a região mais afectada pela precipitação que pode ser forte, enquanto que o Algarve é quem vai sofrer mais devido ao vento forte previsto. Como disse, este é apenas um entre vários picos que podemos vir a ter.

Esta é uma previsão a longo prazo, pelo que não se deve de confiar muito nos dados (pelo menos ainda). Só mais ou menos lá para quarta, quinta-feira, se esta previsão se mantiver, aí sim, já podemos ter bastante mais fiabilidade no modelo.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Este modelo que ponho, e tenho posto algumas vezes tem uma situação bem interessante para o próximo fim de semana ao nivel da ondulação e precipitação.

Aqui ponho o mapa dos 300 hp

ngp10w30168rr.gif


Mapa à superficie

ngp10prp168eee.gif


Mapa da ondulação

ngp10wav156xxx.gif


É ainda a muitos dias, mas este modelo é ás vezes muito reticente em fazer mudanças, e tendo nas ultimas runs mantido o padrão do anticiclone forte a noroeste, eis que se aproxima dos outros modelos
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
A metade Norte de Portugal continental está sob avisoAmarelo devido à previsão de rajadas de vento da ordem dos 80 Km/h nas terras altas e no litoral.

O litoral Norte está também sob aviso Amarelo relativo à agitação maritima.

PTTodaycolor.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Comparativo modelos 144 horas (meia noite de sábado) das saídas das 00z
Alguma sintonia entre o GFS e e ECM. Diferenças em outros como o UKM e o NGP. Em tantas horas ainda há espaço para mudanças na intensidade e localização.

modelos-7.gif



Precipitação ECMWF

prececm.gif



A situação modelada pelo GFS e pelo ECMWF (e também NGP mas mais a norte) envolve muita precipitação porque não há apenas o cavamento de uma depressão a noroeste, há uma outra depressão e massa de ar mais quente e húmida que vem de sudoeste. O processo percebe-se melhor na saída do GFS do Meteopt de ontem. Embora diferentes, a situação poderia ter algumas semelhanças com a ocorrida a 6/7 de Dezembro de 2000

(nota: run de ontem 18z)
meteopt.gif






Nestes dias peço o especial cuidado para evitar alarmismos com saídas de modelos. Não se esqueçam, isto para já só existe no mundo virtual dos programas informáticos que correm os modelos. É uma depressão que de momento não existe e ainda falta muito para o seu eventual nascimento.
O cavamento de depressões e a sua localização pode mudar muito com pequenas alterações no Jet num modelo. Situação sem duvida a acompanhar, mas nunca esquecendo a incerteza das previsões a muitos dias.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nesta ultima saida do ECMWF (12) retirou de uma forma simples o cavamento da depressão que estaria a NO da Peninsula Ibérica, e que tinha sido colocada de manhã(00), isto não deixa de ser uma situação a ter em conta mas nada é daquilo que estava colocado, e que poderia ser bastante complicado para as entidades publicas.
O unico dia a ter em conta, e vai ser de alguma forma complicado é um pequeno cavado neste complexo depressionário e que se deslocará com uma grande velocidade na madrugada de domingo e se colocará à latitude do Porto, e possivelmente com os ventos mais intensos no centro e sul do pais.

Devo salientar que estamos ainda algo longe desta situação meteorológica, e que quanto mais se aproximar do evento em questão, a situação meteorológica tenderá não ser tão extrema como outro modelo está apresentar(GFS).


Aqui coloco esse dia e onde estará colocado esse cavado no mapa dos 850 hp



Wind3285032and32mslp_Europe_144eeee.gif




Aqui ponho o mapa dos 500 hp da formação do cavado


Geopotential3250032hPa_Europe_120ee.gif



Geopotential3250032hPa_Europe_144ee.gif
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boa Noite:)
Mail enviado pela PCIVIL

2008-11-25
Situação Meteorológica Adversa – ventos fortes

De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia, Portugal Continental está a sofrer os efeitos de ventos fortes, a permanecerem nos próximos dias.



Face a esta situação, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e autoprotecção e especial atenção:

*
Aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento à situação;
*
Ao fecho de portas e janelas assim como à arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos;
*
À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
*
À circulação em áreas arborizadas tendo especial cuidado com a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

in prociv.pt

Com os nossos melhores cumprimentos / 73
ARVM-PCIVIL
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Os dias correm para o evento e este começa a ter contornos mais bem defenidos.
Afinal já não se ganha ,nem se perde.
Isto é:
Parece que já não vai haver cavado tão a sul,
nem a nordeste e assim nem haverá muita chuva , nem muito frio .
Mas virá sim senhor, chuva e frio olhando para todos os modelos:

rtavn901ft5.png
[/URL][/IMG]

saxj0.png
[/URL][/IMG]

sa1oi4.png
[/URL][/IMG]

O Norte/Noroeste Ibérico surge com estas conformidades (mapas),o local mais plausível para que o frio, associado à precipitação aconteça.
No próximo fim de semana alargado , uma gentileza que a República concede a todos os concidadãos,há mais um dia para restaurarmos a nossa Independência em "Europeus igualmente bafejados com a neve ,ao menos ,nas serras".
Já não falta muito e há já muito consenso,
mas ainda assim vou esperar ainda mais pormenores,mais um dia , para conjecturar itenerários de evasão mesmo sabendo que cotas de neve, às vezes, nem na véspera foram razoavelmente previstas.
Por uns dias, e parece que será mesmo só por uns dias,(já assim dizem alguns modelos )
esta pasmaceira anticiclonica vai "restaurar-se" para outros lados, outras paragens.
Embora lá usufruir.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Comparativo Modelos às 72 horas (meia noite Sexta)
Abaixo das 72 horas vamos entrar já no curto prazo e os modelos vão convergindo para alguma confiança na previsão, e todos sem excepção tem feito algumas concessões. Nem temos uma depressão muito cavada como por vezes o GFS e o ECM mostravam, nem temos uma depressão demasiado a norte com menos frio como o NGP ou o UKMO indicavam.


comp-1.jpg


A situação permanece confortável para cotas de neve interessantes no norte do país. Uma primeira situação de precipitação na sexta-feira encontraria cotas elevadas acima dos 800/1000m no que entraria depois bastante frio, seguindo-se mais precipitação no sábado e Domingo que já seria com cotas médias talvez nos 400-600m e quem sabe uma ou outra surpresa mais interessante. Esta posterior precipitação nos modelos parece um pouco dispersa mas penso que poderá estar subestimada pois haverá bastante instabilidade atmosférica sobretudo a noroeste e litoral centro com a precipitação a evoluir para o interior. Tudo depende agora dos pormenores finais que os modelos vão indicar agora nestes poucos dias que faltam.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Já tivemos situações em que o previsto não estava assim tão previsto como se esperava, ou seja, como alguns modelos indicavam! Penso que teremos uma situação delicada para analisar, com cautela, porque quando mete se instabilidade atmosférica devido a uma depressão fria, pouco ou muito cavada há sempre algumas supressas. Penso que só a partir das 24 horas começamos a ter contornos mais ou menos definidos enquanto a precipitação, vento e cotas de neve! aguardemos com cautela! :thumbsup: