Atividade Vulcânica 2023

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aumento repentino na emissão de gás do vulcão Kanlaon


O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS) registou um aumento repentino na emissão de gases do vulcão Kanlaon.

Com base no aviso do PHIVOLCS, na manhã do dia 1 de maio, a emissão de dióxido de enxofre (SO2) do vulcão aumentou para uma média de 1.099 toneladas por dia – o valor mais elevado registado este ano e superior em comparação com a sua média de 124 toneladas por dia registada desde março deste ano.
O vulcão Kanlaon entrou em erupção pela última vez em dezembro de 2017 e está em Nível de Alerta 1 desde 2020.

Um aumento súbito na emissão de SO2 significa que o magma está relativamente perto da superfície, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De 1 a 30 de abril deste ano (2023), o PHIVOLCS registou 141 sismos vulcânicos no vulcão Kanlaon, com uma média de cinco por dia.

Os vulcanólogos do PHIVOLCS informaram que os sismos são superficiais, localizando-se até cerca de 10 quilómetros de profundidade e ao longo das áreas a norte e a oeste do edifício vulcânico.

Apesar do incremento súbito da atividade, o PHIVOLCS referiu que o vulcão Kanlaon permanece sob o de Nível de Alerta 1. As unidades públicas e do governo local são recomendadas a estarem vigilantes e a não entrar na zona de perigo permanente de quatro quilómetros em torno do vulcão, devido à possibilidade de ocorrerem erupções freáticas súbitas e perigosas.

O PHIVOLCS também informou a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas para aconselhar os pilotos a evitar voar perto do cume do vulcão, pois qualquer ejeção de uma erupção freática repentina é perigosa para as aeronaves.





Fontes


Panay News

1683133970545.png




Foto in silent-gardens
 


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
250 moradores evacuados quando o vulcão Fuego entra em erupção na Guatemala


Cerca de 250 moradores foram evacuados ontem, 4 de maio, dos flancos do vulcão Fuego na Guatemala devido à formação de fluxos piroclásticos que progrediram ao longo dos flancos do vulcão em direção a uma área já devastada por uma erupção mortal em 2018. Os moradores da aldeia de Panimache foram evacuados para abrigos.

Segundo a Agência de Desastres da Guatemala, a emissão de nuvens de cinzas do vulcão poderia vir a afetar até cerca de 100 mil pessoas que vivem nas comunidades em torno do vulcão.

O Vulcão Fuego na Guatemala, com 3.763 metros de altura, é um dos mais ativos da América Central. O maior perigo do vulcão são os lahars, uma mistura de cinzas, piroclastos, lama e detritos, que podem progredir por zonas de vales e soterrar vilas inteiras. A erupção de 2018 tirou a vida a cerca de 194 pessoas e deixou outras 234 desaparecidas.





Fontes


TH


1683306970322.png




NIKKEI ASIA
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Vulcão Popocatépetl continua a registar explosões


Popocatépetl, um dos vulcões mais ativos do México, continua em erupção desde 2005, com emissões frequentes na sua cratera.

Neste momento, e segundo o Relatório do Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México (CENAPRED) do dia de anteontem, 16 de maio, o vulcão permanece em nível de alerta 2. O CENAPRED avisa para a não aproximação ao vulcão e principalmente à cratera, devido à possibilidade da ocorrência de explosões e consequente perigo de queda de fragmentos de trajetória balística, como já foi observado em diversas ocasiões no passado. Segundo a mesma fonte, nas 24 horas anteriores ao último relatório emitido, foram detetadas 94 explosões acompanhadas por vapor de água, gases vulcânicos e cinzas. Durante este período, foram registadas três explosões moderadas às 10:51, 12:32 e 16:13 (hora local) do dia 15 de maio, bem como cerca de 1066 minutos de tremor de alta frequência. No momento da emissão do relatório, não havia visibilidade para o vulcão devido às condições meteorológicas, no entanto, caso ocorra uma emissão significativa nas próximas horas, o material dispersar-se-á para sudeste. Assim, foi delimitada uma zona de exclusão com um raio de 12 km em torno do vulcão, e o CENAPRED alerta para em caso de precipitação forte, as pessoas se afastarem de vales devido ao perigo de fluxos de lama e detritos.

De acordo com o CENAPRED e o Earth Observatory da NASA, uma imagem de satélite do dia 14 de abril, obtida através do Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8, detetou a emissão de vapor de água, gases vulcânicos e cinzas. Segundo o Volcanic Ash Advicory Center (VAAC) de Washington, no momento daquela imagem, a pluma eruptiva alcançou cerca de 7,3 km de altitude.

Um dos mais ativos do México, o vulcão Popocatépetl com cerca de 5426 metros, localiza-se apenas as 70 km a SE da Cidade do México, e é considerado o segundo mais alto da América do Norte.






Fontes


CENAPRED
Earth Observatory – NASA
Volcano Discovery

1684416599021.png




Foto: CENAPRED
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,705
Local
Açores