Ausência prolongada de precipitação Novembro/Dezembro 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Podemos sempre dizer que estamos a 89% da média mensal (1981-2000) dos 3 primeiros meses do ano hidrológico - SON -aqui em Faro mas acontece que novembro teve apenas 12% da precipitação esperada.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Podemos sempre dizer que estamos a 89% da média mensal (1981-2000) dos 3 primeiros meses do ano hidrológico - SON -aqui em Faro mas acontece que novembro teve apenas 12% da precipitação esperada.

Boas,

Não confudas o ano hidrológico que vai desde 1 Outubro até 30 Setembro, com o chamado Outono climático que vai desde 1 Setembro a 30 Novembro.
Gostava de te perguntar onde vais buscar esses valores para dizeres que no trimestre Set/Outubro/Novembro choveu 89% do normal.
No relatório climático de Outubro do IPMA Relatorio Outubro 2013 podes verificar que a estação identificada como Faro na verdade é Loulé como podes ver no asterisco colocado.
Relativamente a Faro mesmo sem ter dados concretos dados que os sites onde posso consultar os dados tal como NOAA, IPMA e as Synops não tem dados completos que permite verificar esses dados !
O problema não é como foi o Outono que considero normal na maior parte do território, mas sim como poderá ser o Inverno.
Seja como for creio que nesta altura não existe qualquer razão para alarmismos no que toca á situação presente e no final deste mês no máximo ficaremos em seca moderada penso eu !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Relativamente a Faro mesmo sem ter dados concretos dados que os sites onde posso consultar os dados tal como NOAA, IPMA e as Synops não tem dados completos que permite verificar esses dados !

Estamos todos à espera que o IPMA publique o relatório mensal. Não fiz as contas a todas as estações mas aqui o desvio em novembro é superior a 80% do valor médio mensal e isso é significativo num mês que conta para a precipitação anual.

As secas generalizadas são mais difícieis de regredir.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Aqui no Sítio das Fontes a precipitação acumulada, foi de 6,4mm apenas.

Nos últimos 5 anos, é o Novembro mais seco no Sítio das Fontes. Refira-se que em 2009, onde a precipitação em Novembro também foi muito baixa, depois Dezembro compensou com 256,8mm acumulados (com o grosso da precipitação a ocorrer a partir do dia 15). Para já, não se vislumbra que este Dezembro possa compensar o que quer que seja...aguardemos...!

FL8fsXn.png
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Fazendo uma análise desde o final de Março/início de Abril relativamente às regiões do sul é impressionante constatar os dias em que tivemos precipitação igual ou superior a 1mm. Nas minhas contas não deve de ir muito além de 4. O impressionante é que os dias nublados também não são muito mais. Isto diz bem deste domínio anti-ciclónico que vemos vivendo desde a Primavera.

Em 2009, por exemplo, tivemos uma quebra do AA a meados de Dezembro e a partir daí foi chuva até final de Março. Vamos ver se desta nos calha parecido:p


Eu sei que andamos todos a entrar no desespero pela falta de precipitação e olhem que eu sei do que falo, estou em Elvas e tem sido bem pior que no Algarve. Mas afirmar que desde o final de Março até agora tivemos pouco mais de 4 dias com precipitação superior a 1mm... :eek: Só pode ser piada!? :huh:

Vamos lá ter cuidado no que afirmamos, que eu tenho este fórum como uma comunidade credível salvo dois ou três, conhecidos por todos nós, que gostam de exageros seja por excesso seja por defeito... :rolleyes:

Só para te dar o exemplo da minha cidade e da minha estação em concreto, pois a do IM é o que se sabe e de quando em vez deixa de funcionar...

Aqui fica um gráfico com os valores diários da precipitação e onde tu poderás verificar quantos dias existem com precipitação superior a 1mm.
Não são uma enormidade, mas muito mais que 4 ou 8 ou até 16... Em concreto são 27 dias! Isto em Elvas que é das cidades que mais sofrem com a escassez de precipitação.


8lqn.jpg


Estes são os dias para não haver dúvidas
22MAR - 8,4mm
23MAR - 8,6mm
24MAR - 2,6mm
26MAR - 9,0mm
27MAR - 6,0mm
29MAR - 2,6mm
31MAR - 34,2mm
03ABR - 6,4mm
10ABR - 1,4mm
11ABR - 1,0mm
29ABR - 7,4mm
15MAI - 1,8mm
17MAI - 4,8mm
18MAI - 2,2mm
19MAI - 2,8mm
20MAI - 3,0mm
07JUN - 1,4mm
27SET - 4,6mm
28SET - 3,6mm
29SET - 1,6mm
30SET - 9,0mm
19OUT - 25,4mm
22OUT - 33,2mm
23OUT - 4,8mm
24OUT - 15,6mm
25OUT - 18,6mm
22NOV - 4,0mm

Com tudo isto não estou a ser defensor de que estamos num período de abundância na precipitação, evidentemente que não! E se os valores em vários locais do Sul do país e não só, estão próximos da normal tem a ver essencialmente com boas quantidades de precipitação pontuais.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

estou a usar os dados da agricultura, estação do Patacão que podemos considerar aproximada a Faro.

http://www.drapalg.min-agricultura.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=43

Excelente site desconhecia .... e considero aceitáveis os resultados e achei engraçado ter chovido mais no Sotavento do que no Barlavento dado que tinha a ideia de ter sido ao contrário mas a falta de estações de IPMA, e do Wunderground bem como aquele tal dia da trovoada alterou isto por completo, e foi claramente esse dia que alterou por completo o mês passando de seco para um mês chuvoso.
É pena que o IPMA não use estes dados para fazer a extrapolação (penso eu que não usa !! ) correcta da precipitação.

Já agora alguém sabe que dados o IPMA utiliza para verificar se determina zona não coberta teve precipitação acima ou abaixo da média, para conseguirem fazerem aqueles desenhos por vezes engraçados nos seus mapas de precipitação ????
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Eu sei que andamos todos a entrar no desespero pela falta de precipitação e olhem que eu sei do que falo, estou em Elvas e tem sido bem pior que no Algarve. Mas afirmar que desde o final de Março até agora tivemos pouco mais de 4 dias com precipitação superior a 1mm... :eek: Só pode ser piada!? :huh:

Vamos lá ter cuidado no que afirmamos, que eu tenho este fórum como uma comunidade credível salvo dois ou três, conhecidos por todos nós, que gostam de exageros seja por excesso seja por defeito... :rolleyes:

Só para te dar o exemplo da minha cidade e da minha estação em concreto, pois a do IM é o que se sabe e de quando em vez deixa de funcionar...


Com tudo isto não estou a ser defensor de que estamos num período de abundância na precipitação, evidentemente que não! E se os valores em vários locais do Sul do país e não só, estão próximos da normal tem a ver essencialmente com boas quantidades de precipitação pontuais.

Penso que o Trovoadas queria dizer 10 mm e não 1 mm, ainda por cima sendo ele de Loulé, que chove bem mais do que em Faro. Loulé tem uma média anual na ordem dos 700 mm !
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Penso que o Trovoadas queria dizer 10 mm e não 1 mm, ainda por cima sendo ele de Loulé, que chove bem mais do que em Faro. Loulé tem uma média anual na ordem dos 700 mm !

Então será isso certamente! Eu realmente fiquei pasmado com a afirmação, mas nem me lembrei da possível gafe do zero! :thumbsup:
Sendo assim já ficaria por aqui com apenas 5 dias! :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Então será isso certamente! Eu realmente fiquei pasmado com a afirmação, mas nem me lembrei da possível gafe do zero! :thumbsup:
Sendo assim já ficaria por aqui com apenas 5 dias! :D

Impressionante é também o numero de dias com precipitação muito poucos dias com precipitação superior a 1 mm, desde o inicio de Setembro.
A maior parte da precipitação de Outubro que fez disparar os acumulados foi num dia ( o da trovoada) que fez os acumulados subirem em cerca de 60 mm, parece que o mês de Outubro foi um mês chuvoso o que não verdade não foi nem por sombras, dado que choveu para aí uns 4 dias .....
Este mês Patação segue com cerca de 11 mm, bem mais do que outras estações do Algarve ...

Melhores dias virão ( ou não :D) !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

A precipitação na estação de Faro/Aeroporto foi a seguinte:

Setembro - 29.1 mm (IPMA)

Outubro - 85.2 mm (IPMA)

A estação Faro/Aeroporto leva 334.7 mm até 31 de Outubro (dados do IPMA), ainda não recebi por parte do IPMA, a precipitação referente ao mês de Novembro.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Então será isso certamente! Eu realmente fiquei pasmado com a afirmação, mas nem me lembrei da possível gafe do zero! :thumbsup:
Sendo assim já ficaria por aqui com apenas 5 dias! :D

Bom a afirmação não foi a mais correcta...quis me basear no que normalmente se usa cientificamente, ou seja, o nº de dias com precipitação igual ou superior a 1mm, o que já vi não ser o correcto para manifestar a minha ideia.

Ainda assim pegando nos teus dados a coisa não está assim tão descabida:D Segundo me recordo na Primavera passada praticamente deixou de chover na primeira semana de Abril, assim aproveitando os teus dados e tirando desde logo Março,podemos destacar o 3 de Abril, o 29 de Abril, o 17 de Maio, o 27 e o 30 de Setembro, 19, 22,23,24 e 25 de Outubro e por último o 22 de Novembro.

Deixando-me de ciências na pratica penso que por aqui todos sabem que valores de 4 mm, ou mesmo 6/7mm são irrisórios e ainda mais na época do ano que foram para além que muitos desses valores dizem respeito certamente a dias de actividade convectiva, ou seja em muitos locais do sul se calhar nem occorreu precipitação nesses e em quaisquer outros dias que aí não estão listados.
Assim a tua lista revela-se útil pois destaca-se perfeitamente o único episódio de relevo que tivemos desde Abril, ou seja, de 19 a 25 de Outubro, o resto perdoem-me a expressão foi para "apagar pó".
Agora podes acrescentar à tua lista a continuação disto até pelo menos 15 de Dezembro e vê o que temos em quase 8 meses.

A respeito de Loulé posso apenas acrescentar que tivemos um ligeiro período húmido em Setembro com 2 a 3 dias de precipitação que fixou a contagem do mês em 40 e tal mm, pois de resto pouco ou nada altera.

Já agora confesso que lancei a "lebre" com intuito de agitar um pouco a malta;) Parece que já adivinhava que iria aparecer aqui alguém com uma tabelazita:lol:

Desde já agradeço o contributo do actionman;) quanto ao resto devo confessar que já tenho mesmo saudades de uma chuvazita e ainda mais quando já faz mesmo falta mas pronto a que aguardar, que melhores dias virão certamente!
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

a poucos dias do dia teorico que começa o inverno anda se com temperaturas com 20ºC durante o dia e depois durante a noite geadas para queimar, com novembro seco e o dezembro já vai pelo mesmo caminho, estamos desgraçados tanto tempo para romper o AA :sad:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Impressionante é também o numero de dias com precipitação muito poucos dias com precipitação superior a 1 mm, desde o inicio de Setembro.
A maior parte da precipitação de Outubro que fez disparar os acumulados foi num dia ( o da trovoada) que fez os acumulados subirem em cerca de 60 mm, parece que o mês de Outubro foi um mês chuvoso o que não verdade não foi nem por sombras, dado que choveu para aí uns 4 dias .....
Este mês Patação segue com cerca de 11 mm, bem mais do que outras estações do Algarve ...

Melhores dias virão ( ou não :D) !

Isso traduz a minha ideia claramente! isso aliado ao facto de ter deixado de chover logo no inicio de Abril. Para mim está a ser um ano completamente atípico, mais um, tirando lá está o facto do Verão, esse, não ter mesmo falhado:lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

A precipitação na estação de Faro/Aeroporto foi a seguinte:

Setembro - 29.1 mm (IPMA)

Outubro - 85.2 mm (IPMA)

A estação Faro/Aeroporto leva 334.7 mm até 31 de Outubro (dados do IPMA), ainda não recebi por parte do IPMA, a precipitação referente ao mês de Novembro.

Onde é que vais buscar esses valores ao site do IPMA, não vejo lá nada disso, apenas informação indisponível, e no relatório mensal está apenas a estação de Loulé !